Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pelo visto, está decidido: o Campeonato Brasileiro voltará ao sistema “mata-mata”, em 2016

BURRICE

Um retrocesso, mas pelo andar das articulações, a cartolagem já se acertou. A única dúvida é quanto ao tipo de “mata-mata”. Veja estas notas na coluna Painel FC, da Folha de S. Paulo de hoje:

* “Um dos principais articuladores para a volta do mata-mata, o presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, enviou uma proposta de mudança no formato do Brasileiro aos clubes da Série A, à Globo e à CBF para alimentar a discussão sobre o tema. O formato prevê a participação de 24 equipes e que cada uma dispute 35 partidas. Seriam 23 jogos disputados por pontos corridos e 12 por mata-mata.

Meia maratona. De acordo com Ednaldo, a redução do número de jogos, de 38 para 35, aliviaria a situação enfrentada por alguns clubes do Nordeste. “O Sport, por exemplo, vai ter que viajar mais de 80 mil quilômetros no Brasileiro deste ano. Isso não está certo”, argumenta o cartola baiano.

Em pauta. O projeto da federação baiana deve ser discutido pela comissão de clubes criada para avaliar a mudança de formato do Brasileiro. O presidente do Grêmio, por exemplo, propõe outro modelo de mata-mata.”


» Comentar

Comentários:
54
  • alexandre pontes disse:

    brasil um pais de trochas que vergonha de ser brasileiro…..

  • takeo gusukuma disse:

    equalizando pts e gls, o sistema de matas matas caira por terra como um castelo de areia

  • gavazza disse:

    Já vão virar a mesa pra salvar o vascaido da segundona?? Podem até mudar o torneio, mas que fique registrado: Vaskim: 3 quedas pra segunda divisão!!!

  • Kallever Mattos disse:

    Com certeza que o sistema atual, por pontos corridos é mais justo e coroa quem foi mais organizado e competente, mas convenhamos que realmente é muito mais desgastante aos atletas pelo tamanho continental do nosso país, fora o desgaste financeiro aos clubes com as despesas de viagem. Fui um defensor dos pontos corridos e ainda acho o mais justo, porém não posso negar que as emoções são muito maior com o mata-mata, mesmo sabendo que um simples ato mal intencionado ou não, pode acabar com um ano inteiro de algum clube, independente de se sua região de origem, por isso também sou a favor de total e sofisticados recursos eletrônicos auxiliando na arbitragem, até mesmo o tira teima em momentos cruciais na partida, como parar o jogo por alguns segundos e verificar se estava impedido ou não, se foi pênalti ou não. Isso funcionaria muito bem, como funcionam nos esportes de mais credibilidades e do contrário que muitos dizem, não atrasaria tanto assim as partidas, como já atrasam muitas vezes por polêmicas de arbitragem. E não se tem muito haver, mas a qualidade do futebol brasileiro caiu muito no decorrer dos pontos corridos, até mesmo na seleção, não se é por esse tal desgaste aos jogadores, já que a maioria das promessas não tem vingados de uma temporada para outra.

  • Anderson Oliveira disse:

    Mata mata é melhor. E com pelo menos 24 times pois o Brasil é muito grande. Os paises da Europa equivalem a estados brasileiros. Espero que volte a emoção do Campeonato Brasileiro.

  • Sílvio Roberto disse:

    Pontos corridos é muito chato e monótono, tem que haver disputas de mata mata em uma segunda fase. Errar é voltar atrás não é retrocesso estes pontos corridos pode servir para europeus não para o Brasil.

  • Carlos Daniel Ribeiro disse:

    Escrever comentário
    Quero o mata mata nesse formato de pontos corridos que é disputado desde 2003 nunca mais vimos um campeão enedito com pontos corridos nunca vao quebrar o vinculo rio são paulo minas..

  • Carlos Daniel Ribeiro disse:

    Quero o mata mata…desde 2003 o brasileirão so ta nesse vínculo rio são paulo minas..assim nunca mais nois veremos um campeão enedito…

  • joao disse:

    RETROCESSO ….ja temos com matamata, copa do brasil, libertadores, sulamericana, e os proprios estaduais….e no mundo todo é pontos corridos os campeonatos nacionais….pqp

  • Erick Silva disse:

    Quero saber se é possível enviar propostas a cbf para a organização dos campeonatos nacionais,tenho uma proposta e quero opiniões para ver se é possível aplica-la.

  • João Antonio disse:

    Obrigado César pela correção. Digitei errado, eu queria dizer pontos corridos, quando disse mata mata.

  • Flávio Azevedo disse:

    Este tal de corretor ortográfico e automático as vezes modifica a palavra digitada e não prestamos atenção e de vez em quando aparecem algo errado ou sem sentido. Mil desculpas, quando ocorrer isto em meus textos.

  • Flávio Azevedo disse:

    Tem uns três, quatro anos que comentei aqui que o falido futebol brasileiro não vai aguentar esta fórmula jogando o ano todo, somos um país continental e as series deveriam ter apenas 16 clubes para serem menos jogos. Das contas sao faceies de fazer, tirem a media de público do flamengo, Corinthians e de uma eque que esta na ponta da tabela e teremos uma competição com media de menos 10 mil por jogo. E a inda Fechei assim: absurdo maior ainda a serie B usar a mesma formula…MG é do tamanho de vários paises europeus juntos..quem trabalha com a logística e custos de uma empresa, sabe muito bem o prejuízo que da as viagens longas para o RS, PE, BA, GO e outros locais…agora com este governo corrupto que quebrou o país, aí ninguém aguenta isto..tem voltar logo a sul minas, rj -sp e o brasileiro ser em um semestre somente…com esta fórmula 75% das vezes o campeão foi de rj-sp.

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Muito blá, blá, blá. Muito blé, blé, blé… parece que os colegas se esquecem que vivemos no país das maracutaias e do jeitinho brasileiro.
    Serei sincero, como sempre. Não importa a fórmula. Somente aqueles clubes favorecidos e os que barganham com competência com a bandida e corrupta CBF poderão ser campeões. O Meu Galo, faça o que fizer dentro de campo, com a fórmula de disputa que for, será garfado. É uma certeza absoluta que impera Há 4 décadas…

  • BRG disse:

    A volta do sistema de partidas eliminatórias é um grande retrocesso e só privilegiará times desorganizados e que não ganham nada há anos.

    Vale lembrar, que das inúmeras competições disputadas anualmente pelos grandes clubes brasileiros (Libertadores, Sulamericana, Copa BR, Recopa, Regionais e estaduais), todas elas com exceção do campeonato brasileiro (e por isso este nome) têm mata-mata na sua fórmula de disputa.

    Ademais, os pontos corridos, privilegiam os organizados, e respeitam o consumidor, que paga seu programa de sócio torcedor e o seu payperview. Não é barato arcar com o sócio e não ter jogos para ir antes de o campeonato acabar. Lamentável até mesmo esta discussão vir à tona. Infelizmente, as coisas aqui no Brasil não são sérias e geralmente se criam e se recriam regras e leis para atender à interesses de determinados grupos ou pessoas e não de forma justa e honesta.

    Finalizando, admira-me muito o fato de o presidente do Mineiro, time mais prejudicado pelo sistema de mata-mata, ser a favor de seu retorno. Fiquem atentos atleticanos, que por estas e outras, creio que têm um presidente fraco e afeito à negociatas obscuras e assim sendo, correm o risco de perderem tudo que foi conquistado nos últimos anos e voltarem ao limbo que já estiveram anos atrás.

    Que esta pilantragem e retrocesso sejam apenas boatos e assim como todos os países sérios que têm campeonatos de futebol continuemos com os pontos corridos, respeitando o torcedor, premiando os mais organizados e comprometidos e dificultando as chances de conchavos e roubalheiras no apito para beneficiar-se Flamengos, Vascos e afins, que só ganham Brasileiros na pressão e no apito.

  • Paulo Cesar disse:

    Se querem lucro e audiência, pessima ideia. Prejuízo à vista. Se a audiência ja está ridícula e arrecadação idem no formato atual, onde cada um dos 38 jogos vale os mesmos três pontos (a primeira rodada contabiliza o mesmo peso que a ultima), imagine as 23 rodadas iniciais onde se decidirá exclusivamente posição e chaveamento. Um Galo x Flamengo ou Vasco x Ge numGrêmio em um domingo hipotético na primeira fase, com ambos entre os 8 ou fora dos 8 daria mais audiência que a atual? Duvido. Acham que o torcedor é trouxa. E a audiencia do playoff tem que ser “matadora” para compensar a fase anterior. Em 3 ou 4 anos, volta ao formato com a Globo pagando igual ou menos. A conferir. E convenhamos: mesmo com absurdos 24 times, em 2017, os baianos caem novamente. Vao propor 28 ou 32 times em 2018?

  • ita disse:

    O que esperar de uma sociedade que tem parlamentares que querem voltar ao tempo do obscuratismo? Querem trocar a palavra POVO da constituição por DEUS. Com uma elite, tacanha medrosa e inconsequente pede intervenção militar e a volta a uma republiqueta de banana da metade do sec. XX onde tudo é ruim menos o preço de um empregado doméstico. Povo que tem como principalmente fonte de informação um conglomeradp midiático que sempre prejudicou e ainda prejudica (sonegação do HSBC e agora caso ZELOTES) o país pelos seus interesses sejam no campo econômico, político artístico ou esportivo. Parabéns a todos que dão IBOPE à dona da seleção (1×7) e do campeonato brasileiro. Voltaremos ao tempo onde Robertos Wrights da vida tem muito mais poder.

  • Gilson Cruz- SeteLagoas disse:

    É um absurdo isso! Pontos corridos é mais justo! Cabe as torcidas protestarem e sumir dos estádios! Estão dando um jeitinho de dificultar para os clubes mineiros! Kkkkkk

  • LEANDRO disse:

    Apesar do time da enseada das garças estar se dando bem nesse sistema de disputa, sou totalmente contra a volta do mata-mata, o galo foi o clube mais prejudicado nesse sistema de disputa e me admira muito o daniel nepomuceno ser a favor dessa volta do mata-mata, já temos a copa do brasil com o mata-mata e tá de bom tamanho…

    CLUBE ATLÉTICO MINEIRO 107 ANOS COM O MESMO NOME

  • carlos henrique disse:

    Se você for pensar em emoçao, o mata_ mata é muito melhor .quem nao lembra a final ATLETICO E FLAMENGO, ATLETICO E “curintia”, cruzeiro e Vasco, E TANTOS OUTROS, nos pontos corridos se um time engrena e sai bem na frente pode ser campeao, com muitas rodadas antes do campeonato acabar,
    O brasileiro gosta de final,.dá emoçao,o pontos corridos vai premiar, o melhor trabalho a estrutura montada,e se um clube sai na frente e é campeao, faltando muitas rodadAs,para o campeonato acabar, acaba a graça. o bom é a final, e como atleticano, gosto mais do mata – mata,pois o GALO já chegou a 14 semi finais do brasileiro e disputou outras finais, nao foi campeao, por detalhe, ou apito amigo, principalmente contra o FLA.

  • Raul Otávio da Silva pereira disse:

    Não é meu formato preferido. Já vimos times medíocres serem campeões brasileiros e times excelentes ficarem pelo meio do caminho. Entretanto, avalio que na atual situação do futebol brasileiro, é uma saída financeira, mesmo que seja para alguns apenas- se tivermos 16 times no mata-mata (oitavas, quartas, semi e final). Dá prá tirar muita gente do sufoco. Fazer o que…

  • Philippe Muls disse:

    Caro Chico Maia, isto não pode ser sério. Após esta grande conquista que foi o campeonato por ponto corridos. Imaginei que isto jamais seria possível. Agora este retrocesso. Me faz perder a última esperança em ver um futebol mais organizado e planejado, privilegiando os mais eficientes.
    Por estas e outras que a juventude já torce mais para times espanhóis, alemães e ingleses. Vou seguir o mesmo caminho. Fui. ..

    Um abraço,
    Philippe Muls

  • Djair disse:

    Se realmente aprovado pela CFB será um retrocesso no futebol Brasileiro.

  • ELY disse:

    Eu sou a favor do mata mata, campeonato de pontos corridos não tem nenhuma emoção e futebol é emoção.

    • eduardo disse:

      mata- mata e mais emocionante. pontos corridos e uma merda. e so ver a nba e nfl nos estados unidos. a nfl os estadios tem ocupacao de 95% por centos nos estadios e la é mata mata.

  • João Antonio disse:

    Caro Rodrigo Couto, o Galo, desde os anos 70 é persona non grata na cbf. Com pontos corridos ou mata mata, sempre seremos tratados assim. No mata mata fomos para a segundona e nos tiraram um título fácil para ceder ao Flu. Lembra?

    • Cesar disse:

      João Antonio,

      O Galo foi para Segunda no Sistema Pontos Corridos, 2005. O galo foi prejudicado no Mata a Mata, até contra o Coritiba mas quando teve a chance nos pontos corridos em 2012 também foi garfado. Portanto esse não seria o motivo para que Presidente tivesse que ficar a favor do Pontos Corridos, apesar de que o Mata a Mata é um retrocesso.

  • Carlos da Mata disse:

    Não para qualquer fórmula de disputa que não seje pontos corridos. Os clubes deveriam sim se unir para criar a Liga e ficar definitivamente livre dessas federações que só sabem sugar os clubes. O futebol não suporta mais essa tipo de amadorismo que alguns dirigentes teimam em perpetuar.

  • Márcio borges disse:

    Burrice total mas é forma que eles encontraram para minar o futebol mais organizado do Brasil. Ou seja, o mineiro…

  • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

    Prevejo um novo domínio do eixo Rio-Sampa…
    Ainda mais com o Del Nero como Presidente da CBF.

  • Fabio Fernandes disse:

    Olá, Chico! Lamentável se isso acontecer. Aos atleticanos, nada é mais contraditório do que defender esse formato que tanto nos vitimou. http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • Frederico Dantas disse:

    E assim nosso futebol continua regredindo. Danem-se palavras como mérito e planejamento.

  • Thales Rosa disse:

    E ainda tem a questão do time que não classifica para as finais entra de ferias no meio de outubro, e o sócio torcedor como fica?? Sera que vão continuar pagando para ficar sem ver jogos de outubro a fevereiro??? Ressuscitar o mata mata é jogar fora tudo que foi conquistado pelos clubes do Brasil nos ultimos anos… absurdo total; A globo não pode estar macomunada com isto, hoje o cara paga o PFC de maio a dezembro para ver o Brasileirao e agora? vai pagar de maio a outubro se o time dele sair, isto não é perde de receita???

    Como economista não sei como pode passar este tipo de proposta absurda… E dou uma dica eu assino PFC no dia dos jogos apenas, quando tem jogo ligo na net e assino, assim que acaba o jogo cancelo, ao inves de pagar 69 por mes eu pago +- 20 reais… eles cobram por dia quando é assim.. Não estou roubando nem burlando apenas pagando por dia que vejo a tv…

  • Thales Rosa disse:

    no mata mata é mais facil dar o serviço para os sempre beneficiados corinthians, flamengo, São Paulo… La o juiz da um penalti errado numa semi final e pronto acabou o ano para o time com dirigente competente que faz tudo certo.. incrivel virem com esse papo agora que o Cruzeiro manda no Brasil a dois anos.. E ainda usam o otario testa de ferro do Bahia…

  • Emílio Figueiredo disse:

    Pelo visto o time campeão da segundona, nunca será Campeão Brasileiro (série A) na era dos pontos corridos.

    Parabéns pelo novo formato do blog. Ficou “baum dimais”.

  • Luís Renato disse:

    Eu acho essa ideia válida, talvez com algumas modificações em relação a quantidade de jogos e times classificados pro mata-mata.
    Esse tipo de campeonato nos mostra alguns jogadores com potencial de decisão, o que não acontece muito nos pontos corridos. Ora, se as principais competições de seleções são no formato de mata-mata (com pequena parcela de pontos corridos, as vezes), porque então o sistema de partidas tem que ser diferente para os clubes? É até uma forma boa dos jogadores se acostumarem com o clima de decisão caso vistam a camisa da seleção.
    Sobre a questão da diminuição das viagens, também acho válida. Na Europa os países são menores que o Brasil e as viagens são menos desgastantes. O calendário do futebol Europeu é propenso ao formato de mais partidas porque as distâncias são menores entre os locais dos jogos. O desgaste no Brasil seria menor com menos viagens e consequentemente o rendimento dos jogadores seria melhor, talvez até apresentando também uma melhora em relação a quantidade de lesões sofridas por jogadores (só uma análise bem superficial).
    A cultura brasileira futebolística sempre foi formada por jogos de mata-mata, isso é uma característica intrínseca nossa, talvez seja um pouco mais disso que esteja faltando ao futebol brasileiro para ter mais destaque e revelações no futebol mundial.
    Sei que existe a Copa do Brasil aqui que é assim, mas acho um pouco diferente porque você não está selecionando os melhores pro mata-mata, você corre o risco de eliminar um bom candidato a titulo logo no inicio porque não estava preparado. Eu vejo o esquema de pontos corridos como uma preparação pra fase final de confrontos diretos. Equipes mais preparadas representa menos injustiça e mais emoção pro final, por isso acho totalmente válido esse novo formato.

  • Luiz Claudio de Assis disse:

    So para lembrar aos defensores do mata-mata, o Galo foi vice-campeao invicto e com muito mais pontos que o Sao Paulo em 1.977, isso e justo?

  • J.B.CRUZ disse:

    Com mata-mata ou sem, O CRUZEIRO está preparado para o que der e vier….O importante é ter em seus quadros, pessoas competentes e comprometidas com o clube…Tudo está em seu lugar no clube azul…..Vamos aos jogos a caminho do PENTA no BRASILEIRO, TRI na LIBERTADORES,penta na COPA BRASIL…A fila anda……

  • João Cavalieri disse:

    Bom dia!

    Presidente da FBF, modelo de organização, profissionalismo, grandes clubes como Vitória, Bahia, Galícia, como um dos principais articuladores do movimento, dominam o Futebol a anos no Brasil, realmente estamos evoluindo.
    Para nossa surpresa, um grande defensor deste maldito mata-mata, é Daniel Nepomuceno.
    Parece não ter aprendido muita coisa com Kalil, estamos f……………………………….

  • João Antonio disse:

    Pontos corridos é mais vantajoso na Europa onde o poder aquisitivo é maior e os jogos são vendidos antecipadamente. Faltando 5, 6 ou 7 rodadas do brasileirão 2014, já tinha perdido a graça, pois já era do Cru Cru. Sem essa de que mata mata facilita para os “queridinhos”, pois foi na era ponto corridos que ocorreu o escândalo Edilson Pereira de Carvalho e foi o período em que os “queridinhos” mais venceram. Com decisões o campeonato fica mais atrativo.

    • Rodrigo Couto disse:

      Permita-me discordar, meu caro, o clube mais prejudicado no sistema Mata-Mata foi seu Atletico Mineru, chegou a sete semi finais e ainda teve a maior aberração da historia do futebol que foi ser Vice sem perder nenhum jogo, para o São Paulo, agora pontos corridos que é Campeão é quem ganha mais, o que vence mais desde o primeiro jogo, e se perde a graça é porque os outros que não tem competencia para se estabelecerem.

  • Paulo Afonso disse:

    Se o motivo é a redução do número de jogos e melhor planejamento do calendário, por que não rever então os campeonatos regionais e as copas interestaduais?

  • Paulo Afonso disse:

    Claro que é retrocesso… Futebol muito desorganizado como o do Rio usa destes recursos para se manter “grande”… O sistema de pontos corridos encarece demais a competição para certos times, pois as compras de resultados precisam acontecer em 90% das 38 rodadas… Temos duas competições no Brasil, cada uma disputada em um sistema… Vejo isto como justo porque há premiação tanto para o melhor momento quanto para a regularidade…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Não é o sistema de disputa que avacalha, o mata-mata sempre foi interessante, o que avacalha são as armações. Eu gosto de finais, basta adentrar no esporte norte americano, lá tudo tem final e são extremamente lucrativas. Se houver seriedade é muito bom, além do mais os time melhores colocados continuarão tendo vagas garantidas em competições internacionais.

    • Frederico Dantas disse:

      Caro Stefano.

      Mas o sistema de disputa americano e suas decisões tem pelo menos três pontos que fazem-no ser melhor do que o que normalmente se adota aqui. Um é a falta de rebaixamento. Isso te permite fazer planejamentos mais longos mesmo às custas de alguns fracassos. O segundo, e o mais importante, é que a divisão da grana é praticamente igualitária. Numa liga como a de futebol americano, os times só têm para si a receita das bilheterias. O resto de tudo que se arrecada é tudo repartido entre os times da liga. Se você comprar uma camisa do seu time, todos os outros 31 times da liga receberão o mesmo tanto pela venda da camisa. O terceiro é que as “categorias de base” são quase sempre as universidades. Os times profissionais buscam seus jogadores ali seguindo regras que permitem, por exemplo, ao pior time da temporada escolher o melhor jogador.

      Sem descenso, com dinheiro parelho e distribuição equilibrada de jogadores a coisa fica diferente e tende a ser mais equilibrada.

      Há, e juízes também erram lá. Mas com revisão eletrônica a chance de mal intencionado$ estragarem a temporada de trabalho de alguém num único lance, é bem menor.

      Há quem diga que a única hora que americanos são socialistas é no esporte. Dividem tudo da maneira mais equilibrada possível para garantir que todo mundo vai ficar rico. Rs.

      • Paulo Afonso disse:

        Outra diferença lá é que normalmente existe um limite de orçamento por equipe… Em qualquer tipo de competição, as equipes têm um teto… Aí, os salários são controlados e acabam ficando dentro das realidades dos clubes… Isto impede que loucuras sejam realizadas e que o mercado se inflacione, praticamente obrigando os clubes a se manterem em dia com suas obrigações…

      • ita disse:

        A falta de rebaixamento fazem que boa parte dos times sejam totalmente despreocupados com a competição a partir de determinado momento e simplesmente perdem, muitos jogos nao valem absolutamente nada. Time entregando jogos pra conseguir melhor jogador é algo absolutamente abominável.