Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Voltas que a bola dá. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro que era acusado de ajudar o Cruzeiro em 2010, agora é xingado pelos cruzeirenses, acusado de ajudar o América

Charge do Dum

Este mundo dá muitas voltas. Depois dos 2 a 0 do América sobre o Cruzeiro, li uma twittada de colega jornalista desancando o árbitro Ricardo Marques Ribeiro. Só não o chamou de “santo”. Um outro fala de mil “conspirações” para “acabar com o Cruzeiro”, envolvendo a Globo, a FMF, CBF e a “imprensa atleticana”.

Já passei por isso, mais precisamente nos anos 1990. Teorias conspiratórias, que fazem lembrar os argumentos que eu inventava para enfrentar o Flávio Carvalho e o Valdir Barbosa no programa Minas Esporte, da Band, quando o Galo lambia uma imbira danada. Nem tanto quanto o Cruzeiro atual, mas, devia a todo mundo, montava times horrorosos e punha culpa nos árbitros e bandeiras a cada empate ou derrota.

Me lembrei também que o mesmo Ricardo Marques Ribeiro era acusado de beneficiar o Cruzeiro e em 2010 teve uma atuação desastrosa num jogo contra o Ipatinga. Foi alvo de uma charge o Duke, no jornal Super, moveu ação judicial contra o chargista, que virou assunto nacional. Óbvio que a solidariedade de jornalistas do país inteiro ao Duke foi total, pelo absurdo da situação. Em fins de 2013 saiu a sentença. No dia 24 de janeiro de 2014 escrevi este artigo aqui no blog, em apoio ao chargista, que vale a pena ser lido novamente:

Minha total solidariedade ao Duke, um dos melhores e mais corretos profissionais da imprensa que conheço no Brasil

O jornalista Henrique André manifestou o seu repúdio e transcreveu texto desabafo do Duke, mais uma vítima das mazelas brasileiras.

Uma vergonha.

Confira:

* @Henrique André

Vivemos num Curral?

Leiam, abaixo, o depoimento de um dos melhores chargistas do Brasil, o Duke , que acaba de ser condenado por uma charge que fez após um dos jogos mais vergonhosos do futebol mineiro, em 2010: Cruzeiro x Ipatinga, válido pelas semifinais do Estadual. Eu estava trabalhando no dia, como repórter de campo, e acompanhei bem de perto tudo aquilo que aconteceu. O presidente do Atlético, inclusive, se manifestou e se mostrou revoltado com aquilo que via pela TV.

A cada dia que passa tenho mais a certeza de que vivemos numa falsa democracia…”

Relato do Duke:

* “Chego ao meu último dia de férias com uma péssima notícia. Fomos condenados, eu e o Jornal Super, na ação movida pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro por conta da charge que acompanha esta postagem.

Concordem ou não com a condenação e deixando a paixão futebolística de lado, é preciso relatar alguns fatos:

A charge se refere ao jogo Cruzeiro x Ipatinga pelo Campeonato Mineiro de 2010, em que foram cometidos pelo juiz quatro erros bisonhos contra o Ipatinga. A arbitragem neste jogo foi tratada por toda a imprensa como vergonhosa e desastrosa.

O caso foi julgado pela 11ª Câmara Cível, exatamente onde Ricardo Marques trabalha como assessor jurídico do presidente, o desembargador Wanderley Salgado de Paiva, que é conselheiro do Cruzeiro.

A 11ª Câmara Cível não só manteve a condenação em 1ª instância como mais que dobrou o valor da indenização.

O desembargador Wanderley Paiva, presente na sessão, se declarou impedido de julgar o caso por ser cruzeirense, não mencionou o fato de Ricardo Marques trabalhar na 11ª Câmara como seu assessor jurídico.

Vale ressaltar que o desembargador possui vários processos contra veículos de comunicação em Minas Gerais, incluindo rádios e TVs.

São fatos. Acho que ninguém poderá me processar agora apenas por relatar fatos, espero eu.

Da minha parte, fico temeroso pelos rumos que nosso país tem dado à liberdade de expressão e criação. Acho que este caso abre um precedente perigosíssimo para os chargistas, humoristas e jornalistas. Ainda nos resta tentar recurso no STJ, tenho esperança de que isso se reverta.

Caso se mantenha a condenação, serei obrigado a fazer uma vaquinha como o Genoíno e o Delúbio, pois tenho mulher e 3 filhos para sustentar, e o salário de chargista não é lá essas coisas.

A parte da “vaquinha” foi uma piada, ok? Pois não posso perder o humor mesmo estando abalado psicologicamente e emocionalmente.

O resto é tudo verdade.”

https://blog.chicomaia.com.br/?s=Ricardo+Marques+Ribeiro+processa+Duke+chargista


» Comentar

Comentários:
35
  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa noite,

    O Thiago Reis, Seu Nome e Seu Bairro, tem um áudio dele falando que a diretoria do Alt Mineiro tem que para de MENTIR sobre o público pagante e renda de suas partidas. Anunciaram um público de 19.058 no Independência sendo que as arquibancadas superiores estavam vazias.

    Vejam o link:

    https://fb.watch/b080xldaf9/

    Cada dia uma nova piada, agora estão mentindo sobre público e renda?

  • Marcos disse:

    As frequentes vitórias do America sobre o Cruzeiro dá mostras de que o outrora gigante Cruzeiro se apequenou a ponto de se nivelar ao Villa Nova. Além do Atlético, o America também se consolida como exímio carrasco do Cruzeiro, com direito a arbitragem a seu favor. Em três semifinais de campeonato mineiro, o coelho patrolou a raposa. E pensar que esse mesmo América era prejudicado pela arbitragem nos jogos contra o Cruzeiro.
    O time azul de Minas de 2019 pra cá perdeu o respeito. Foi roubado até não lhe sobrar um tostão. Perdeu cotas de TV. Perdeu status de time grande, Perdeu também o status de time de série A. Se brincar até perdeu torcedores para times como Flamengo e Palmeiras.
    Deverá se consolidar como bônus para Atlético e America no campeonato mineiro. O Cruzeiro de hoje é time de série D e de módulo 2. Se ainda está na série B nacional e na primeira divisão mineira é por condolência dos deuses da bola e incompetência de alguns dos seus adversários.
    O gigante e vitorioso Cruzeiro com dez títulos nacionais e duas Libertadores foi sepultado pelo seu Wagner, pelo seu Itair e por um tal de Serginho…

  • João Brás disse:

    Quanta idiotice. O Galo ganhou o Mineiro, a Copa do Brasil, o Brasileiro, uniforme mais bonito do mundo, segundo melhor time do mundo, o Brasileiro melhor campeonato do mundo e faturou milhões em prêmios. O cara ainda quer discutir… É muita deprê, insônia, AVC, manguaça, etc. E o cara saltitante por uma vitória em um treino. O Cru cru ganha as peladas e o Galo os títulos… É muita demência!

    • Eduardo Silva disse:

      Pronto! A arrogância tá instalada! kkk Quanta piada pronta!

      1a. Piada: Uniforme mais bonito do mundo? Quem votou nessa pesquisa?

      2a. Piada: Segundo melhor time do mundo? Disputou o Mundial de Clubes contra quem? Contra o Bayern de Munique? Ou foi aquele jogo contra o RajaCasaShopping que tomaram uma taca?

      3a. Piada: O brasileiro foi o melhor campeonato do mundo? kkk Qual o parâmetro dessa avaliação? Quem fez essa análise? Deve ter sido aquele tal de Fred depois de tomar seu chá de Sto Daime? kkk

      Sobre faturar milhões em prêmios tem que descontar o valor bloqueado pela justiça para pagar o André Cury… desconta ai…SE for abater nos 800 milhões que a MRV enterrou no clube, sobra quanto?

      Vc e o Julio César estão comendo cocô? kkkk Os caras acreditam até em papai noel…kkkk

  • Julio Cesar disse:

    Peraí! Quer dizer que precisa esquema, complô, tem até teoria da conspiração pra vencer esse “timaço” de Pirangi!?
    Alguém aí só falta comer cocô .

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa tarde,

    Vamos a alguns comentários da série MAIS DO MESMO:

    1) A FMF suspendeu o árbitro e o bandeirinha do jogo do Cruzeiro x América. Eles vão fazer uma “reciclagem”.. Pois é, fizeram o “serviço”, devem sair da escala um ou dois jogos e depois voltam reciclados…kkk RESOLVIDO! Nesse jogo até a expulsão o Cruzeiro estava melhor em campo, ia ser um jogo equilibrado, com a 1a0 o América ia se abrir e poderia, quero dizer, seria um resultado diferente… Mas ficou de bom tamanho para… a federação!

    2) Imaginem SE o Cruzeiro chega a final do Rural esse ano e como melhor campanha ele é mandante em jogo único? A Rede Grobo NÃO poderia transmitir o jogo, já que os direitos foram vendidos para o Jornal O Tempo… Entenderam porque colocaram os jogos do clube as 5 da tarde? Porque já começaram os “erros de arbitragem”?? Perai que vou desenhar…

    3) O torcedor de um modo geral é alienado em relação aos bastidores do futebol e os dirigentes fazem o que querem. Essa questão mesmo de pedir um exame mesmo a pessoa apresentando o comprovante com as tres doses de vacinas tomadas, é o absurdo da vez! Quer dizer então que o cara toma 3 doses e NÃO vale nada? Chama os cientistas…kkk Só jênio!

    4) E estava lendo um blogueiro atleticano falando que a torcida do galo canta o hino errado no estádio? É isso mesmo produção? Eu não entendi qual parte do hino, se é aquela que fala que é Campeão do Gelo… kkk Olhaaa… essa é nova! quando vier me falar algo eu vou perguntar se sabe cantar o hino…kkk

    5) E o Ministério Público suspendeu a Galoucura dos estádios por 6 meses, assim como fez com a Máfia Azul e pede também sua extinção. O presidente da Galoucura tá preso, vai responder por tentativa de homicídio e vamos ver o que vai dar mais essa encenação das otoridades tomando suas providências…

    Continuamos amassando barro!

  • Félix Batista disse:

    O AE rodou reportagem com pouco público e prejuízo para os clubes mineiros neste início de temporada. Gente, o Galo tem perspectivas de grandes jogos em torneios nacionais e internacionais durante o ano. Lógico que vão guardar o dindim pra depois.

  • Geraldo Lopes disse:

    A Rádio Itatiaia deu um resultado ontem da confusão no jogo do Brasil. 21 presos, todos da Galoucura, os que iniciaram a confusão estão soltos, justamente quem nem poderia estar no Mineirão não foram presos. A justiça deveria existir para todos… A impunidade gera a reincidência!

  • Márcio Luiz disse:

    PIADA PRONTA:
    A raposinha que já tá devendo até a calcinha na praça contrata um tal de “Carnesin”.
    Pô, com tanta conta pra pagar ela arruma mais um “carnezin”?

  • Pedro Vitor disse:

    Cruzeirense nao tem moral pra reclamar de arbitragem.!

  • Horacio disse:

    Nem lembrava desse causo do Duke, ele não era da turma, mas se ele recorrer hoje contra o árbitro ele ganha, lei é lei.

    Nesses clubes onde a política partidária impera, os conselhos são o local onde políticos, otoridadas diversas, judiciais, civis e militares, se reúnem e muitos aproveitam pra se reunir e fazer conchavos que resultam nessa politicazinha de merda aí.

  • Raws disse:

    Os cruzeirenses se não bastasse tudo que passaram, estão passando e passarão, existe esse fato novo, que é a falta de “influência”. O Cruzeiro além de fraco Financeiramente, perdeu seus coronéis da política.
    Há décadas, os Perrelas e ou seus apadrinhados, tendo Aécio por traz, botavam banca na federação e faziam “acordos” na confederação. Vamos lembrar da taça Brasil, que virou campeonato brasileiro. Hoje a realidade é fria. O árbitro mesmo sendo torcedor do clube, sabe que não sentirá a pressão de antigamente se errar.
    Percebo muitos torcedores realistas, com a devida humildade que o momento exige, para subir degrau por degrau. Percebo claramente também, os que não perdem a pose e sofrerão bem mais. Se só esse sofrimento não bastasse, ainda pagam mico tentando diminuir o momento do rival. É aquele caso cada um com seus problemas.

    • Alexandre (de Curitiba) disse:

      Pagam mico mesmo com a tentativa de menosprezar o monento do Galo. Ainda mais agora, com o dono do time deles rasgando elogios às recentes conquistas atleticanas dentro e fora dos gramados.

  • Marcio Amorim disse:

    Em tempo:
    coisas de um Brasil sangrando: depois de três doses de vacina, cobram a testagem que vai “atestar” que nenhuma valeu nada. Muito menos as três. Que venham a quarta, a quinta, a sexta ou de 12 em dose horas, como se remédio fossem. Quanta bandidagem!
    Anunciaram ingressos a 200 reais para a torcida do América, mais um teste de 120 reais e, para todos, estacionamento passou de 30 para 50 pratas. É mole ou é para não ir? Não fui.

  • Marcio Amorim disse:

    Boa noite, caros Chico e amigos!
    Bom mesmo é falar 24 horas depois. Infelizmente, o jogo foi transmitido por um canal esquisito. Um tal Pequetito (?) e outro muito conhecido pela sua constante cobertura às atividades diárias do Cruzeiro.
    O lance do impedimento que “eles” repetiram insistentemente não tem a régua do VAR. Gostaria de ver, por curiosidade. Curiosidade. Não vai mudar nada. Punição ao assistente? O juiz atendeu à marcação dele? Se o juiz estava longe da linha, agiu correto. Assistente é para isto.
    Acho estranho este negócio de punição ridícula. Não vai acrescentar nada ao resultado. Nunca acrescentou.
    Em tempos idos de Série B e deletados por nós americanos, o América perdeu um (único) jogo em todo o segundo turno, exatamente para o Cruzeiro. A arbitragem foi motivo de chacota nacional. Puniram alguém? Por que punir agora? Melhor: para quê?
    Em outra vez, ele teria prejudicado o Atlético contra o Cruzeiro e os atleticanos conseguiram associar a imagem dele a um certo conselheiro do Cruzeiro. Não seria motivo, se verdade fosse, para ele não apitar jogos do Cruzeiro? Eis que, em tempos difíceis dos azuis, lá estava o indivíduo suspeitíssimo escalado para um América x Cruzeiro. Culpa do DA e da FMF.
    Sobre o lance do WP9: o jogador do Cruzeiro foi expulso, tendo agredido conscientemente, em pé. Fez porque quis. O WP9 sofreu uma falta violenta e estava no ar, pés e braços, com certeza ligado ao tombo que viria em seguida. Há termo de comparação? Ainda que expulsasse, o O América nada tem a ver com isto e ganharia porque tem mais time. Nem os dois gols tiveram relação com o fato de jogarem com menos um.
    Finalizando e falando de coisas boas: Como joga este Alê! Desfilou, passeou, distribuiu, chutou a gol, cabeceou, fez gol. Gol, gol, gol!

    De uma coisa eu tenho certeza: este árbitro é péssimo. Muito ruim. Faz lambança por onde passa.

  • Rodrigo Assis disse:

    E a torcida do América cantando, “…ão ão ão, segunda divisão…” hehehe, quem diria

  • Ed Diogo disse:

    Eu só não entendo e que o Campeonato Mineiro para eles se chama Rural e que não estão se importando porque o Galo já e campeão (esqueceram do meu grande América) e que o mesmo não tem valor . Então me expliquem o porque desta choradeira infernal. Se não vale nada tanto faz ganhar ou perder, ou será que é porque a não conseguem ganhar do Coelhão e aí casa caiu ????

  • Alisson Sol disse:

    Melhor prova de que quando o time é ruim não adianta o árbitro ajudar foi este jogo contra o Ipatinga!

    O problema do Cruzeiro é o mesmo de vários anos atrás: a falta de planejamento. Como não vai ganhar o Rural, tinha de entrar com um time a ser avaliado para o longo trajeto da Série B. Todo mundo sabe que os times do interior não existem: é um “junta quem vem” que dura três meses. Vence dois destes amontoados e já tem gente achando que “Waguininho é craque!“. Sinceramente!

    O Cruzeiro tem de entrar em jogos contra o América-MG e Atlético-MG com o velho esquema de contenção e contra-ataque. É não deixar chutar de perto e pegar uma bola durante as viradas de lado e aproveitar. Mas entram achando que a camisa vai jogar! É Futebol, não Pebolim!

  • Marcão de Varginha disse:

    Não entendi essa reclamação injusta do clube celeste para com esse árbitro: dizem que lá na toca há uma sala dedicada aos “heróis” celestes, e numa parede há uma foto enorme desse árbitro, ao lado de Wagner, Serginho bolacha, Flávio Carvalho, Altair Machado,Thiago Neves, Riascos e tantos outros!
    – Que são arrogantes e vaidosos todos sabemos, mas ingratos?
    – #jacompraramarbitragens

  • flavio braga de azevedo disse:

    Quem criticava o COELHÃO chamando-o de chorão agora esta babando por que? Pau que da em Chico..

    http://blog.chicomaia.com.br/2022/01/26/america-nao-da-a-devida-importancia-a-estreia-no-mineiro-perde-o-jogo-e-depois-reclama-da-arbitragem/#respond

  • Victor Maia disse:

    Pazzuelo subiu no telhado. Ronaldo disse: quem sou eu pra julgar o árbitro, já comi Zé Maria pensando ser Maria José.

  • Luís Cláudio disse:

    O que aconteceu ontem é um tapa na cara de comentaristas azulinos, que tramelam sempre contra o Galo, com gol ilegal aos 45 do segundo tempo. O que falta de futebol, sobra mimimi.

  • Pedro Ernesto disse:

    Essa choradeira azulina só vem demonstrar o quanto mentem ao dizer que não estão nem ai para o Mineiro. É a torcida do “migué”, doido pra ganhar o Ruralzim.

  • Fernando Chaves disse:

    Eu sabia que um dia Pedro Lourenço ia cobrar. Foi logo na sede! Wellington Paulista deu uma pesada na cara da Chipre Azul. Sai Mão de Alface entra Mão de Bebê, digo, Maneta. Pazzuelo falou muito e não disse nada. Agora Dr. Textão, como pode uma pessoinha só, escrever tanta asneira?

  • Gilberto Costa disse:

    Pelo que estou vendo, o América deixará de ser o único Deca-campeão em Minas.

  • Renan Rodrigues disse:

    Ele é um Crucru doente, enjoou de ajudar seu time, que nem assim ganha nada nem sobe; agora resolveu ajudar os adversáriosp. Benecy tá vendo tudo lá de cima. Uma coisa é certa, todo jogo que o Ricardo M. Ribeiro apita tem confusão.