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De volta à primeira divisão, depois de 10 anos, Ipatinga contrata Robson Pires, ex-Cruzeiro, para comandar a diretoria comercial

Foto: facebook.com/ipatingaofc/

O Ipatinga foi vice-campeão mineiro do Módulo II (segunda divisão) deste ano e junto com o campeão, Democrata de Sete Lagoas, vai enfrentar os adversários da prateleira de cima de Minas em 2023.

A primeira grande aquisição de peso para o retorno, depois de 10 anos, foi para a parte mais importante, a que garante recursos para bancar a montagem de um time competitivo, que é a comercial. Buscou Robson Pires, advogado brilhante, que se especializou em marketing esportivo e comercial. Trabalhou no Cruzeiro durante o período das últimas grandes conquistas do clube, onde fez grandes relacionamentos e ganhou bagagem para encarar grandes desafios, como agora, no Ipatinga, representante de uma das regiões mais fortes economicamente do nosso estado, que é o Vale do Aço.

Em fevereiro de 2014, na festa do primeiro aniversário do Movimento por um Futebol Melhor, da Ambev, em São Paulo, Robson Pires (esq.) era diretor comercial do cruzeiro, junto com Bernardo Mota, então coordenador do Sócio da Raposa e o diretor de marketing Marcone Barbosa, recentemente contratado pelo América, em foto publicada aqui no blog.

Gente boa toda vida, desejo sucesso ao Robson e ao Tigre. Ele concedeu ótima entrevista ao portal Plox, de Ipatinga. Confira:

* “Entrevista: conheça Robson Pires, o novo diretor comercial do Ipatinga”

Robson falou sobre os desafios do novo cargo e sobre suas expectativas à frente do setor comercial do Tigre

Robson Paulo Pires Figueiredo, mais conhecido como Robson Pires, natural de Conceição do Mato Dentro, se formou como bacharel em direito pela PUC/Minas em 1993.

Apesar de ter vasta experiência na área comercial, o diretor de 54 anos, iniciou sua carreira como advogado de diversas empresas. Em 2001 ingressou no Cruzeiro exercendo as funções de Assessor Jurídico e Ouvidor. Em 2009 Pires assumiu o cargo de diretor comercial, acumulando por algum período a diretoria de marketing, permanecendo no cargo de diretor comercial até 2019. Após passar 18 anos no Cruzeiro, Robson assumiu a diretoria de marketing do Supermercados BH.

Robson Pires é o primeiro reforço anunciado pelo Ipatinga para a temporada 2023.

Por já conhecer o mercado e as empresas no geral, Robson acredita que possa “fazer uma intermediação mais próxima, rápida e com melhores resultados para o Ipatinga”.

No Cruzeiro, o setor comercial sob administração de Robson Pires fechou contratos de patrocínio com as marcas: Fiat, Caixa Econômica Federal, Vilma Alimentos, Tim, Supermercados BH e Cemil. Essas parcerias renderam ao Cruzeiro cerca de R$ 20,6 milhões.

O cenário do Ipatinga é diferente do cenário do time da capital mineira naquela época. O Tigre retorna ao Módulo I do Campeonato Mineiro após 10 anos e tenta se restabelecer como um dos principais times do estado mineiro, além de se fortalecer como marca e atrair novos investidores para manter as contas em dia e  um time equilibrado, capaz de brigar contra os grandes de Minas.

O novo diretor comercial do Ipatinga enxerga isso como o principal desafio de sua gestão. “Visualizo como principais desafios o trabalho para resgate da credibilidade do Ipatinga perante o mercado, trazendo parceiros, investidores e marcas relevantes que ajudem na formação de um time forte e competitivo”.

Repórter: O que te fez aceitar a proposta do Ipatinga?

Robson Pires: Vislumbrei a oportunidade de contribuir de maneira significativa com o clube, dado meu amplo conhecimento na área. Também vi como um desafio pessoal, encarando como uma missão levar o time do Ipatinga ao mesmo patamar de grandes clubes mineiros, como merece a cidade e a região do Vale do Aço. Acredito que contribuirei para a permanência do time na elite do futebol mineiro, buscando a conquista de novos títulos e fortalecendo a própria marca do time não apenas no Vale do Aço, mas em todo o estado e nacionalmente. Também criaremos novas ações e oportunidades comerciais para o esporte na região, visando a inserção social por meio de sua prática. Por último, mas não menos importante, contamos com o apoio dos torcedores do Ipatinga rumo a uma campanha na luta pelas primeiras posições no certame mineiro em 2023, buscando a classificação do time para a fase decisiva da competição.

R: Quais as atribuições de um diretor comercial?

RP: Dentre as diversas atribuições do cargo de diretor comercial do clube, destaco como principais a valorização da marca, sua expansão no mercado, a captação de patrocinadores e investidores para o futebol, fortalecendo a instituição, trabalhando desde a sua busca, acompanhado a efetivação e entrega de todas as contrapartidas comerciais do contrato. Além disso, há trabalho de relacionamento diário com os parceiros, resultando na sedimentação e fortalecimento das propriedades comerciais do Ipatinga no mercado, aumentando a receita com a manutenção dos patrocínios e parcerias, sempre com a observância da ética e das boas práticas comerciais.

R: Quais os desafios que você enxerga para o Ipatinga, quanto a fechar contratos e captar recursos?

RP: Visualizo como principais desafios o trabalho para resgate da credibilidade do Ipatinga perante o mercado, trazendo parceiros, investidores e marcas relevantes que ajudem na formação de um time forte e competitivo, com uma gestão profissional, possibilitando melhores condições para o sucesso do Tigre na sua caminhada em busca de títulos e conquistas.

R: Você trabalhou diversos anos no Cruzeiro e conhece muito bem o futebol mineiro.  Você enxerga alguma diferença na área comercial entre a época que você atuou no time da capital e neste momento que você retorna ao futebol pelo Ipatinga?

RP: O mercado era bem mais aquecido com melhores e maiores oportunidades de captação de patrocínio, com mais opções de empresas interessadas em aportar investimentos e recursos para fomentar o futebol. Os valores dos contratos de patrocínio eram bem maiores do que se verifica hoje no mercado, seja de TV, fornecedores de material esportivo, sócio de futebol, licenciamento, publicidade digital, estática e demais propriedades comerciais.

Acredito que hoje, em virtude da crise que passamos na saúde e da instabilidade econômica resultante do conflito entre a Rússia e Ucrânia que impactou a economia global, a captação de patrocínios e investimentos para o esporte, em geral, estejam mais difíceis e não sejam, hoje, uma ação do planejamento que esteja na pauta e seja prioritária para as empresas.

R: Como sua passagem pelo Cruzeiro e pelo Supermercados BH pode ajudar neste novo desafio? 

RP: Com a experiência acumulada, grande relacionamento com várias empresas e o mercado em geral, tenho como fazer uma intermediação mais próxima, rápida e com melhores resultados para o Ipatinga.

R: Quer deixar alguma mensagem para o torcedor ipatinguense?

RP:  A mensagem é para que a torcida, a cidade e todo o Vale do Aço abracem, torçam, compareçam ao estádio e apoiem de todas as formas possíveis o Ipatinga para que este se mantenha na elite do futebol Mineiro, alcançando grandes conquistas para se sedimentar como equipe no cenário nacional, fortalecendo cada vez mais o futebol na região, a inclusão social, além da economia movimentada e gerada por este segmento na região.

https://plox.com.br/noticia/19/10/2022/entrevista-saiba-quem-e-robson-pires-o-novo-diretor-comercial-do-ipatinga


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