Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Tite errou feio ao não convocar laterais originais e trazer um ex-lateral quase em atividade para o Catar

Times que têm um bom lateral levam grande vantagem sobre os adversários que não têm. Quem tem dois, fica quase imbatível. Mas, Tite, que poderia trazer para o Catar qualquer brasileiro, preferiu improvisar um zagueiro na direita e deslocar um ótimo lateral direito para a esquerda. E Daniel Alves, veio para assistir de forma privilegiada à Copa, com direito a jogar uma partida, inclusive como capitão, em que todos os reservas atuaram como titulares, perdendo para Camarões.

Não me venham dizer que além do Arana, machucado, o Brasil não tem laterais que poderiam estar servindo a seleção nesta Copa. Melhores que Militão, zagueiro improvisado, temos sim. E a Croácia jogou bastante sua força ofensiva pelo lado dele, que além de não conseguir apoiar o ataque, chegou morto de cansaço para a prorrogação.

A maioria da imprensa (eu, inclusive) e torcedores achava que seria fácil, ou menos difícil, passar pela Croácia. Tite com mais craques à disposição, time menos cansado que os croatas, que comeram o pão que o diabo amassou contra o Japão, física e emocionalmente, para conseguir chegar às quartas-de-final nas penalidades.

Pois eles montaram um ótimo esquema defensivo, ocupando bem o campo, partindo para o ataque só na boa, sem dar espaços para os brasileiros mostrarem talento individual e sem permitir contra ataques, além de terem um ótimo goleiro.

Quando atacavam iam com muito perigo e o Brasil tinha que recuar todo para se defender.

Veio a prorrogação e o quadro não se alterava, até que, já no tempo extra, de um minuto, o craque fez diferença. Neymar conseguiu se deslocar para receber, dentro a área, driblou dois e deu a impressão que acabaria com a esperança croata de levar a decisão para os pênaltis.

Novo enorme engano. Uma só jogada genial de um craque às vezes é pouco para batalhas tão complicadas e erros estratégicos na montagem do time, como os cometidos por Tite

Comandados pelo experiente e frio Modric, 37 anos de idade, os croatas não se abalaram, continuaram tocando a bola e chegaram ao empate. Nos pênaltis, voltaram a mostrar mais frieza e absoluta competência, contando com os erros de Rodrygo e Marquinhos em suas cobranças.

Agora, Tite e cia., arrumam as malas e voltam para casa. Que Daniel Alves toque pandeiro para a delegação para animar o amargo retorno ao Brasil.

Croatas mostraram frieza e determinação impressionantes e seguem com todos os méritos na Copa

Nos pênaltis foram mais eficientes ainda

Méritos para os atuais vice-campeões do mundo


» Comentar

Comentários:
20
  • Marcão de Varginha disse:

    Ser “patriota” de 4 X anos é muito fácil. Seleção onde quem dá as cartas para o técnico são os dirigentes e empresários dos jogadores de olho nas cifra$ que seus pupilos podem render, não tem nem que conseguir classificação via eliminatórias. “Torço” pra essa seleção como torço para o urubu, gavião e radicado celeste mutante que já comprou arbitragens manchando sua ex-rica história
    – #jacompraramarbitragem

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    O Brasil ganha Copa América, classifica em primeiro lugar nas eliminatórias e faz boas partidas na primeira fase e a imprensa fica deslumbrada. Como desde 1974, 1978 (fomos bem, mas prejudicados),1982, 1986, 1990 e 2006 vi o Brasil ser eliminado no afunilamento por causa de vacilos tolos, sempre fico com um pé atrás com a imprensa deslumbrada. Agora é guardar a camisa e bandeira para a próxima e voltar o foco para meu Cruzeirão.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    O Brasil até que foi um pouco melhor do que a Croácia, apesar dos nossos atacantes não terem habilidade e frieza para deslocar o goleiro e só chutar em cima dele, sem falar que depois de fazer o gol deveria ter armado uma retranca “rothiniana” (Celso Roth) e furar a bola, como diz Luxemburgo. Outra coisa, havia uns quatro jogadores caminhando numa preguiça doida lá na frente, enquanto a Croácia armava o contraataque. Talvez seja a hora de um técnico estrangeiro consagrado assumir a nossa seleção. Ganhar e perder faz parte do futebol, claro, ainda mais com um time limitado como o nosso. Reformulação completa já.

  • Horacio disse:

    O problema do Brasil foi ter um time sem treino e com um esquema de jogo meio indefinido. Realmente faltou futebol, não temos lideranças em campo, só estrelas abobalhadas e individualistas. O goleior Livakovic foi quem definiu o jogo.

    Os croatas sabiam das limitações, estrelas velhas, desgaste físico, e foram para cima no começo do jogo, foi uma estratégia, tomar gol no começo teriam destino da koreia. Deram sorte, não têm esse futebol todo. Mas a “seleção” não iria muito mais longe do que foi, muito limitada.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Não consigo entender as cenas de choro. Futebol, como já foi dito aqui várias vezes, é a coisa mais importante entre as menos importantes.

    Na prática, o que os brasileiros perderam de verdade foi um meio feriado na terça feira. E só.
    O time da CBF nunca encantou. Nunca mereceu que os brasileiros o chamassem de “seu”. Em plenas quartas de final, um primeiro tempo (e grande parte do segundo) de dar calo nos olhos. Uma verdadeira pelada.

    E não foram poucas as vezes em que alguns das pessoas que estavam assistindo perguntavam “quem é esse jogador ?”, “joga onde ?”, “qual é a posição dele ?”. Sinal de absoluto descompasso entre assistentes e assistidos.

    A CBF fez uma clara opção pela convocação (com raríssimas e honrosas exceções, no caso Éverton Ribeiro e Pedro apenas) de jogadores que atuam na Europa. Sim, em tese eles são mais qualificados do que aqueles que jogam no Brasil – até por isso estão lá, vários em grandes clubes – mas isso não se faz impunemente. Há um preço a ser pago.
    Se por um lado são em tese melhores, por outro não possuem a menor identificação com as cores nacionais. Para eles é mais um torneiozinho onde podem ganhar mais alguns milhões, e o resultado pouco importa.

    Temos sim no Brasil pelo menos uns oito jogadores que poderiam estar atuando nesse time, alguns como reservas e outros até titulares.

    Temos goleiros melhores que esse. Temos laterais direitos e zagueiros com capacidade técnica igual ou até superior aos que foram. Eu diria que até atacantes. Não citarei aqui os nomes em que pensei porquê inevitavelmente surgirão discussões clubisticas, que não vêm ao caso nesse momento. Mas que tinha jogadores aqui no Brasil, ah isso tinha.

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Seleção é çlube de amigos, só leva os parça, ainda queriam este senhor treinando o nosso galo.

  • Antonio disse:

    Rindo ate 2026. Kkkkkkkkkkkl

  • Julio Cesar disse:

    Djalma Correa

  • Julio Cesar disse:

    Modric. O nome do jogo! Se deslocou, se apresentou sempre livre. 37 anos. Cerebral. Só Tite não viu

  • Jerônimo disse:

    Alguém ainda assiste e torce para o time caça níquel da CBF?

    Tem pelo menos uns 20 anos que o time da CBF não é composto pelos melhores jogadores brasileiros em atividade. São convocados para esse junta junta, apenas os jogadores dos patrocinadores, os queridinhos da dona dos direitos de transmissao, os jogadores de determinados grupos empresariais e financeiros.

    Futebol é um esporte coletivo….c-o-l-e-t-i-v-o.
    Montar um time para jogar em torno de um só jogador… dá nisso, derrota.

    Único jogo que eu assisti dessa copa foi esse entre Brasil x Croacia.
    É bizarro como não há aplicação tática do time da CBF.
    O time ganhando de 1×0… faltando 3 minutos e time todo no ataque. Por que?
    Falta gana, falta brio, falta inteligência, falta vontade…falta futebol.

    Que o Galo volte logo aos gramados…essa é a minha seleção.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa tarde,

    Vamos as MINHAS considerações::

    1. Futebol realmente está virando um esporte do IMPROVÁVEL, toda partida disputada o resultado é uma verdadeira incógnita, NINGUÉM consegue ter uma previsibilidade de nada. Copa do Mundo é um torneio mata-mata, nas oitavas de finais em diante é vida ou morte, qualquer tropeço é volta pra casa e NINGUÉM consegue cravar os resultados das partidas.

    2. O jogo que eu assisti foi que o Brasil teve umas duas, tres chances de gols no primeiro tempo e umas 6 ou sete no segundo tempo. Chance de gol considero o cara chutar a bola em direção ao gol, que o goleiro defende ou que passe bem perto de alguma trave. A Croacia não vi nada de produtivo de seu ataque, a ÚNICA oportunidade que tiveram em um contra ataque foi gol.SE o Brasil fosse mais efetivo a essa hora todo mundo aqui estaria comemorando e festejando;

    3. Numa partida acredito que qualquer time seja bom ou ruim tenha lá no mínimo UMA oportunidade de fazer um gol, cabe ter esse aproveitamento quando aparecer a chance. Na cobrança de penaltis também pesa o jogador estar com a perna descansada, estar com a cabeça tranquila, porque a chance de marcar é maior do que do goleiro defender, tem tbém a questão do peso, da responsabilidade, uma seleção que entra SEM obrigação de vencer, sem favoritismo, jogadores se sentem menos pressionados e tem a parte dos treinamentos, da técnica de cobranças bem sucedidas;

    4. Dito isso tudo, sinceramente NÃO acho que a culpa é única do Tite. Considero que os melhores jogadores foram convocados. Não enxergo quem poderia ter ficado de fora dessa copa, a não ser o Arana que vinha jogando bem tanto no CAM como nas eliminatórias e uma fatalidade ter se machucado.

    5. E futebol é fantástico porque ganhando ou perdendo vc pode ser um “profeta do acontecido” apontando erros que causaram a derrota. muita gente não gosta de Neymar, como ele fez gol e jogou muito bem, ninguém fala nada, alguns falam que deveria ter batido os primeiros penaltis, mas ele fica sempre para bater o último, ou seja, dessa vez, não conseguiram colocar a culpa nas suas costas.

    E é isso, se chama esporte, pode ganhar, pode perder, tem o dia de ser vencedor, tem o dia de ser vencido, não acho legal ficar colocando na conta do Tite, porque fez um excelente trabalho nas eliminatórias e tbém não vejo qual técnico brasileiro seria mais capaz que ele no momento.

    O ÚNICO seria o papa Pezollano que pode levar o Brasil ser campeão na próxima Copa do Mundo e ai quem vai comandar essa bagaça é Luvannor, Edu, Rafael Cabral no gol e outros…

    Ai o EQUIÇA vem…..

    zeeerooooooooooooooooooo, opa, brasilll siiillllll

  • Mauro Lopes disse:

    Será que vamos aproveitar esse fracasso pra ficarmos livres de Tite e Neymar? Seleção não é lugar pra parças (odeio essa palavra), tocadores de pandeiro e coreógrafos de dancinhas idiotas. Que uma nova geração assuma seu protagonismo liderada por um técnico competente e inteligente.

  • Julio Cesar disse:

    Modric! Nome do jogo!
    Vendo o jogo com um amigo comentamos!
    Jogou sempre livre porque se desmarcava! Talvez pensaram 37 anos, deixa pra lá!
    Controlou , dominou o meio de campo e comandou a seleção Croata.
    Nome do jogo!
    E goleiro muito bom

  • Fred disse:

    Chico, o Tite errou também em não levar zagueiro canhoto, tá lá na cartilha do futebol desde que foi criado. Nessa situação de improviso, arma-se o time com um terceiro zagueiro fazendo a função de lateral esquerdo (obviamente sem apoiar) e deixa o lateral direito jogar na sua posição original. Mas não…

    Sobre a partida, eu tinha “cantado a pedra” que o Brasil corria o risco de perder pra uma seleção europeia levando outro nó tático. Achei que seria Espanha ou Inglaterra, subestimei a Croácia. Os croatas dominaram o meio de campo e anularam os jogadores brasileiros. Casemiro fez a pior partida dele por isso; Paquetá sumiu. E o Tite no mundo da lua, mantendo trocentos moleques dribladores na frente enquanto Everton Ribeiro assistia no banco. Numa lista de 26 atletas ele decidiu levar 5 meio-campistas de ofício….
    Temo que o Brasil só vai ser campeão mundial novamente quando a CBF calçar as sandálias da humildade e aceitar um treinador estrangeiro pra comandar a seleção.

    • Alisson Sol disse:

      Concordo em relação ao técnico estrangeiro. Vai ser o único meio de evitar o despotismo brasileiro.

      Desta vez, vou ter de concordar também com a análise do Renato Maurício Prado:
      Como é que vocë leva um gol de contra-ataque no segundo tempo da prorrogação, vencendo por 1 a 0, contra uma seleção que tinha enorme dificuldade de botar sequer uma bola na área do Alisson? Isso para mim foi de uma ingenuidade, uma bobagem monstruosa“.

      Ao que parece, as estatísticas apontam que a Croácia deu exatamente um chute dentro do gol durante os 120 minutos… Outra coisa: será que apenas eu vi que se o meu xará fica parado no meio do gol teria pegado as duas primeiras penalidades??

      • Fred disse:

        Concordo. Por isso destaquei que o Tite só levou 5 meio-campistas. Especialmente depois do gol brasileiro, se tivéssemos o Everton Ribeiro ou o Scarpa em campo, era trocar passes até o jogo acabar.

  • SERGIO ROBERTO disse:

    Durante todo o jogo tive a impressão de ver um time de adultos ( Croácia ) enfrentando um time de adolescentes ( Brasil ). E nao deu outra. Time frouxo, inseguro, que se curvou mais uma vez ao estrelismo de Neymar ( que deveria ter batido o primeiro pênalti ) mas não o fez para aparecer como último cobrador ( o da possível classificação ). Fora, bando de bananas. Fora Tite, paneleiro do cacete, que teve a coragem de deixar craques decisivos como Dudu, Gustavo Scarpa e Marcos Rocha fora da Seleção. Lixo.

  • Pedro Vitor disse:

    Eu havia cantado a pedra, sobre a Croácia, iam jogar todas as fichas no empate.

    Mas o Tite fez igual ao Mohamed, faz um gol e recua o time, erro craço.

    Achei que lateral, além de poucos meio de campo, e muitos jogadores de lado de campo, havia alertado também a função tática do Neymar não rende pro time.

  • Alisson Sol disse:

    O fato é que os comentaristas, analistas, futebolistas, e outras em muitas listas continuam alimentando uma ilusão no Brasil de que a Seleção Brasileira é favorita em jogos em que entra sem qualquer plano de jogo contra times contra os quais jamais jogou. Eu havia alertado contra o tal “vamos jogar no segundo tempo” e “vamos resolver quando preciso” ou o “quando está valendo está valendo”. Lindo dizer isto depois de saber o resultado…

    Enquanto o Brasil estava ganhando, precisou explicar nada. Mas agora que perdeu, há várias coisas estranhas a explicar.
    1) Vamos começar pelo treinador. Alguém consegue justificar Tite continuar depois da última Copa? E depois de perder a Copa América dentro do Brasil? Por muito menos, Luxemburgo perdeu seu cargo. Qual o motivo de fracasso após fracasso não ter derrubado Tite?
    2) E o nepotismo na comissão técnica? Agora alguém vai explorar o assunto? O Brasil tem tentado acabar com isto em vários setores. Mas no futebol, é impossível? Que outra seleção tem filho do técnico em cargo remunerado na comissão técnica.
    3) E vamos falar de “seleção”. Todo mundo sabe que são os escolhidos daquele técnico. Mas nos últimos anos temos um vergonhoso exemplo de nepotismo dentro de campo. Levaram jogadores “quebrados” e velhos, deixando para trás jogadores antipáticos mas decisivos como Gabigol. E tem-se esta mística absurda de que Tite forma bons times defensivos. Isto apenas contra times bem piores, em dúzias de partidas que nada valem. Toda vez que enfrentou um time “menos pior” a defesa entregou, desde a Bélgica, passando pela Argentina, Camarões, e agora a Croácia.

    Foram anos perdidos com Tite, que nada ganhou, e a seleção brasileira jogando um futebol medíocre. Preferia perder com Telê!