Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para não esquecer e assimilar: exemplos e imagens que ficam para a história neste Argentina 2 x 2 Holanda

Fotos: twitter.com/FIFAWorldCup

Assim como os croatas e gaúchos, os holandeses são adeptos da máxima “desistir, nunca”.

Mesmo perdendo por 2 x 0, para o um adversário bem superior e muito determinado, eles foram para cima, e o técnico Louis Van Gaal pôs o grandalhão Weghorst, para dar trombada, na base do custe o que custar e deu certo. Dois  minutos depois de entrar, diminuiu o marcador e no tempo extra dos descontos, empatou o jogo.

Para o gol de empate holandês, os “laranjas” montaram uma barreira ao lado da barreira argentina. O batedor da falta, ao invés de chutar em direção ao gol, tocou para Weghorst, que usou braço e corpo contra o zagueiro, para fazer um giro e chutar com precisão para o gol, sem chances para o ótimo goleiro Didu Martinez.

Jogada ensaiada de verdade é isso. E aí é que se vê o trabalho de um técnico de verdade, no dia a dia de treinos de um time.

 

Toda seleção tem um “craque referência”. O da Argentina é Messi, e ele age o tempo todo como liderança, para tudo. Apesar de baixinho, não tem medo de cara feia nem de porrada. Encara. Quando a situação está mais difícil, chama o jogo para si e dá arrancadas que deixam o adversário atordoado. Ninguém sabe se ele vai partir para o gol, se vai dar o passe para um companheiro ou se fará as duas coisas ao mesmo tempo.

Aquilo que o Neymar fez no gol contra a Croácia, o Messi faz umas dez vezes durante os jogos em que está em campo, para uma, duas ou três resultarem em gol.

A entrega e vibração de todos os argentinos é diferente de qualquer seleção. Se “matam” em campo igualmente, puxam e empurram a torcida, numa sintonia impressionante. Do goleiro ao principal jogador do time, incluindo os ex-jogadores que estão aqui e principalmente o torcedor.

Para a cobrança de pênaltis, a estrela e principal batedor foi o primeiro. Para passar confiança e ter mais probabilidades de acerto. Poupá-lo para ser o último batedor, é burrice, e risco de ele nem chegar a bater.

Igual a seleção brasileira fez com o Neymar.

Depois de quebrar a cabeça com muitos treinadores de nome e rodados, a federação da Argentina apostou o terceiro auxiliar de Jorge Sampaoli, logo após a demissão dele, depois da Copa da Rússia. Scalioni fa o “feijão com arroz”, com um ou dois ovos fritos sobre o bife, quando necessário. E convoca os melhores, que devem estar em 100% de suas condições físicas. Por exemplo, buscou para ser o goleiro da seleção, Dibu Martinez, que começou no Independiente, foi contratado aos 17 anos pelo Arsenal, sem nunca ter disputado pra valer um campeonato argentino. Às voltas com contusões, foi emprestado e rodou por vários times menores da Inglaterra, até chegar ao Aston Vila, quando foi notado. Estilo “doidão”, espalhafatoso, do tipo que os torcedores argentinos gostam, está com 30 anos de idade.


» Comentar

Comentários:
6
  • Horacio disse:

    Achei a Argentina muito superior no primeiro tempo, fez o segundo gol e começou a dar espaço.

    No segundo tempo o excesso de faltas dos laranjas deixou o jogo muito truncado. Exploraram a dificuldade da argentina no jogo aéreo, passou do meio campo, bola parada, chutáo pra área. Deram sorte de marcar, foram pra cima e numa jogada ensaiada empataram.

    Na prorrogação o ímpeto da laranja mecânica acabou, a correria do segundo tempo cobrou o preço, los hermanos voltaram a jogar, mas o jogo foi mesmo pros penaltis.

    Os batedores argentinos não afinaram, todos cobraram muito bem, e o goleiro fez a diferença. Acho que a Argentina é um das poucas seleções, que eu vi, que joga como um time organizado, os ingleses também, mas não sei se vai ser o bastante.

  • Alisson Sol disse:

    Desculpe-me Chico, mas esta análise tem um pouco daquilo que sempre critico nos comentaristas esportivos brasileiros: o “resultismo”. Sabendo o resultado do jogo ou competição, são escritas frases irreais como “A entrega e vibração de todos os argentinos é diferente de qualquer seleção.“. Se é assim, por que não são hepta-campeões mundiais? Por que tem a Argentina consegue a proeza de ser um país mais quebrado do que o Brasil, de onde há atualmente uma enorme evasão intelectual, e nem vou falar futebolística? E, apesar dos méritos da Holanda, alguém imagina uma seleção argentina vencendo um jogo eliminatório de Copa do Mundo por 2×0 e levando um empate?

    A Argentina sofre do mesmo problema do Brasil: uma federação de futebol corrupta, sem comissão diretiva profissional, empregando técnicos na base do gosto do diretor da vez. Só isto para explicar, no Brasil, que tenhamos tido técnicos como Sebastião Lazaroni, Dunga, e agora Tite. E antes de ganhar a Copa América ano passado, o que deveria ter derrubado Tite, advinha quais títulos Lionel Scaloni tinha como técnico? NENHUM! Era um Dunga piorado, que só não foi demitido porque ninguém estava querendo assumir o cargo! Era auxiliar do Sampaoli, mas hoje os dois nem se falam. Há apenas dois dias atrás, Scaloni mostrava falta de controle do elenco, se irritando com as informações vazadas para a imprensa. Agora, parece que já começou a reedição da História e fica parecendo que foi uma escolha bem feita!

    Continuo achando Louis van Gaal, apesar do resultado. Tivesse melhores jogadores, o resultado seria diferente. Mas ninguẽm escolhe onde nasceu, e só países árabes para fazer seleções de naturalizados. O problema brasileiro é outro: excesso de talento, e falta de profissionalismo.

  • J.B. CRUZ disse:

    A HORA E A VEZ DO GÊNIO: MESSI;
    o Único Jogador do Primeiro Século no
    terceiro Milênio,,, Pode aparecer mais
    algum,,,, Talvez (!!!…???)….
    **************************
    * Quando a Caminhada é Dura:
    Somente os Bons e os Melhores;
    Continuam Caminhando ,,,,*
    ********************************
    ********************************

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    A jogada do segundo gol da Holanda foi tão surpreendente quanto simples e pode ser caracterizada sim como brilhante.
    Eu estava tentando imaginar o que aquele monte de holandeses fazia na barreira e pensei – estão tentando atrapalhar a visão do goleiro e vão chutar ali, para tentar pegá-lo de surpresa. Ledo engano; a surpresa foi toda minha.
    Pena que é uma jogada que não poderá ser copiada com frequência – todo mundo agora sabe o que acontecerá quando ao lado da barreira do time defensor se postarem 3, 4 ou 5 jogadores do time que vai bater a falta. Jogada inédita, muito bem executada mas que infelizmente não deverá ser repetida com frequência.

    Outra jogada que me chamou a atenção foi praticada principalmente por times africanos. O ponta faz o cruzamento na direção do gol e o centroavante passa batido por ela, confundindo completamente o goleiro. Essa sim pode ser replicada.

    Além disso, alguns times praticaram em determinados momentos – ninguém nunca durante o jogo inteiro – uma marcação pressão no campo do adversário. Lembra (eu disse “lembra”) a Holanda de 1974 e porquê não, o Cruzeiro de 2022. Não foram poucas as vezes em que os times que pressionaram dessa forma tomaram a bola e fizeram gols, ou pelo menos atacaram com perigo.

  • Julio Cesar disse:

    Off topic: Rodrigo Santana foi dispensado antes de ser efetivamente contratado no Corintians. Se juntou a tiozões e tiazonas em porta de quartel implorando pelo desrespeito a constituição.
    Fora tumulto e bagunça generalizada.

  • Julio Cesar disse:

    Jogo que aguardo com mais interesse é Potugal X Marrocos. Um sistema defensivo solido com transição rapida ao ataque. Pra mim surpresa ao saber que varios jogadores atuam na Italia, Inglaterra, Espanha, acho que na Alemanha tambem.