Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pausa para lamentar e chorar: lá se foi o Uara Elias Jorge, o “Turquinho”, da Rádio Itatiaia

Dentre tantas coberturas juntos, tive o prazer de estar com Uara Elias Jorge, o famoso Turquinho da Itatiaia, e Roberto Abras, em Ozoir La Ferrière, onde a seleção brasileira treinava na Copa de 1998

Ele era um “faz tudo” na Itatiaia. De motorista a amigo e ombro amigo de todos; da portaria aos então donos, Januário e Emanuel Carneiro. Operador de som nas viagens, pelo interior de Minas, cidades brasileiras no campeonato nacional e pelo mundo, nas Copas, mundiais e continentais.

Parei o carro para ler a mensagem enviada pelo Michel Ângelo, diretor de esportes da Itatiaia, a quem agradeço, e fiquei alguns minutos lamentando, não só a morte, mas o não cumprimento de um compromisso firmado com ele na última vez em que nos encontramos, na portaria da rádio: tomar uma e colocar a prosa em dia.

Turquinho era desses camaradas do bem, que procurava ajudar e se preocupava com todo mundo. Quando vim para Belo Horizonte, “jacu de grota”, de Sete Lagoas, tive nele um dos primeiros orientadores, que se tornou amigo. Mesmo sendo da principal concorrente da Itatiaia (Rádio Capital), me tratava como se fôssemos da mesma emissora. Graças a ele, um dos amigos de primeira hora que fiz foi o Roberto Abras, que na época (1979) já era o “rei” da cobertura do Atlético. Ele e o Roberto eram “carne e unha”.

Sempre com uma piada pronta na boca, criador de frases e expressões que acabávamos usando em nossas falas: “que xô, hein!?”.

Que saudade Turquinho. Obrigado por tudo. Descanse em paz! E, até um dia!

Alguns momentos com ele, registrados por mim aqui no blog e em minhas colunas no Jornal Sete Dias, Hoje em Dia, O Tempo, Super Notícia:

“A partir da esquerda, José Luiz Gontijo, “granada sem pino”, Roberto Abras, o gerente do restaurante do hotel de Santana do Livramento/RS, onde estávamos, Uara Elias Jorge, o “Turquinho”, da Itatiaia, e o “locutor que vos fala, na época, da Alvorada FM e Band. Foi durante a Copa América de 1995, no Uruguai, cuja campeã foi a seleção anfitriã, que venceu o Brasil na final, nos pênaltis,5 a 3, depois de 1 a 1 no tempo normal.

13 de setembro 2012

Achei essas fotos em meus arquivos recentes e vale mostrar aos senhores, pois trata-se de gente de quem gosto muito.

Orlando José (esquerda) e Uara Elias Jorge, o “Turquinho”, dois ícones da Rádio Itatiaia. Fiz essa foto na portaria da emissora, pouco antes do Rádio Vivo, programa do José Lino Souza Barros, do qual participava, como convidado.

Muitas gerações foram marcadas pela voz do Orlando, apresentando o “Tiro de Meta”, às seis da manhã, durante décadas, com aquela vinheta inconfundível: “Orlaaaaannnndo José, Orlando Joséééé…”.

Acumulava as funções de locutor e tesoureiro da rádio. Hoje cuida somente da grana e continua a mesma simpatia de sempre.

Turquinho é um faz tudo na rádio, peixe do Emanuel Carneiro e de toda a equipe de esportes, que ficou famoso quando o Roberto Abras quebrou o galho dele, depois de anunciar uma renda fraca de um jogo do Galo, à noite, chovendo muito no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro nos anos 1980:

__ Essa grana aí o Turquinho tem no bolso aqui e acabou de me mostrar.

Ele diz que até hoje aparece cobrador querendo receber dívida que nunca existiu!

A Itatiaia registrou, com destaque a morte dele:

* “Turquinho, funcionário histórico da Itatiaia, morre aos 83 anos”

 

Uara Elias Jorge, chamado carinhosamente de Turquinho, trabalhou na Itatiaia entre 1978 e 2016

Turquinho (à esquerda), João Vítor Xavier e Natal (maqueiro do Mineirão) durante cobertura com a equipe de esportes da Itatiaia

Chamado carinhosamente de Turquinho, Uara trabalhou na Rádio de Minas entre 1978 e 2016.

O profissional era figura constante nas viagens da equipe de esportes da Itatiaia, participando da cobertura de grandes eventos como Copa do Mundo e Copa América.

Uara Elias estava internado desde o dia 16 de dezembro no Hospital Metropolitano do Barreiro, após complicações de uma cirurgia no intestino.

Informações sobre o velório e o sepultamento ainda serão divulgados pela família.

O nosso abraço à família do Uara Elias Jorge, o Turquinho, um patrimônio da Itatiaia.

https://www.itatiaia.com.br/editorias/esportes/2023/01/13/turquinho-funcionario-historico-da-itatiaia-morre-aos-83-anos


» Comentar

Comentários:
5
  • José Luiz Machado Gontijo disse:

    Muito triste.

  • Pedro Vítor disse:

    Que categoria de base fraca, essa do Atlético.

    Curuzes!

    Muito ruim!

  • Silvio Torres disse:

    E o grande campeonato mineiro, hein? Podiam aproveitar essa palhaçada jurídico-desportiva (aquele velho esquema de decisões às vésperas dos eventos pra meter a mão nas propinas) e acabar logo com essa droga do jeito que é. Galo, América, massa Falida e três equipes do interior sem ficha criminal podiam fazer agora um torneio tampão pra quebrar o galho enquanto uma Sul-Minas é projetada para 2024. Deixo avisado à competentíssimo FMF que, por enquanto, não cobro pelas minhas ideias.

  • Paulo Celso disse:

    Grande Uara! Amigo e parceiro de grandes momentos de minha carreira no jornalismo esportivo – e de muitos outros velhos companheiros. Que descanse em paz. À família, minhas condolências.

  • Ed Diogo disse:

    Meus sentimentos a família . Mas me chamou atenção a foto dele ao lado do grande Orlando José amigo que fiz no antigo clube do América no bairro Ouro Preto onde jogávamos bola e tomávamos nosso chá com torradas para rir e comemorar após o futebol.