Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cervejeiros que precisam evitar o álcool, animem-se: chegou a Falke Wave, uma “sour”, que nem parece sem álcool

O evento de lançamento vai acontecer nesta sexta-feira, 12 de Maio, no Churras (@churras.oficial), parceiro da Falke Bier localizado na Avenida Miguel Perrela, 130 – Bairro Castelo, das 18h às 22h.

Tomando um “chá com torradas” com o Marco Antônio Falcone, no Falke Pub, na Rua Alvarenga Peixoto, 531 – Lourdes, em Belo Horizonte. Casa ótima!

 

Tenho o privilégio de ser amigo do Marco Antônio Falcone desde os tempos do Colégio Roma, em 1979. Nunca, eu, nem os companheiros de escola imaginaríamos que aquele nosso comandante das vias sacras etílicas pelos bares da região da Rua Gonçalves Dias (Funcionários) se tornaria o maior mestre cervejeiro do Brasil, um dos mais respeitados do continente.

Em 2004, o danado criou a Falke Bier, a artesanal que ganhou as prateleiras das melhores casas do ramo do país. Em 2005 tive a honra de ser nomeado por ele, relações públicas honorífico da Falke, por ser um consumidor fiel.

E o Marco fez escola: seus filhos Thiago e Max também fizeram por merecer o reconhecimento e entraram para a galeria dos grandes cervejeiros. Hoje, estão na prateleira de cima. Thiago, na Europa; Max, lançando novidades inacreditáveis por aqui, como a “Peregrinos”, por exemplo, um sucesso reconhecido por experts  e consumidores comuns, como eu.

Marco e Thiago Falcone, na casa do Thiago, na Bélgica

Thiago foi meu anfitrião em Roma em 2013, numa cobertura que fui fazer lá, durante a Copa das Confederações que era realizada no Brasil.

Enraizou-se profissionalmente e pessoalmente na Bélgica, e em junho pretendo ir ao casamento dele lá.

Para conhecer  a esposa e os filhos, gêmeos, que inclusive já nasceram: Alexander Vandenbulcke Falcone e Artur Vandenbulcke Falcone, nas fotos com o Thiago e com a mãe.

O tempo passa depressa e hoje, tive o prazer de receber do Airton Neves, o comandante do dia a dia da Falke, o convite para o lançamento da Falke Wave, o “novo rótulo que promete surpreender!”. Uma sour sem álcool com goiaba e manga, e vem em edição limitada, em comemoração aos 19 anos da Falke. Pensada para agradar quem, por algum motivo, não queira ou não possa ingerir álcool, mas ainda assim não quer abrir mão do gosto da bebida.

A proposta é mostrar que cerveja sem álcool não precisa ser sem graça, fugindo dos estilos tradicionais explorados por esse mercado e trazendo algo diferente e brasileiro.

A Falke Wave sour é de acidez média e agradável, cítrica, frutada e refrescante. Leva adição de goiaba e manga, trazendo complexidade para a cerveja. Tem apenas 0,5% de graduação alcoólica, sendo considerada sem álcool. Segundo o IWSR, importante instituto de pesquisa sobre as tendências do mercado mundial de bebidas, o setor de bebidas sem ou com baixo teor alcoólico teve um crescimento de 6% em 2021, e a perspectiva é que siga com um crescimento anual de 8% até 2025. Ainda segundo o órgão, o setor deve boa parte desse crescimento ao aumento no consumo de cervejas sem álcool. Atualmente, existem algumas formas de se produzir cerveja sem álcool. Com o crescimento desse mercado e o aprimoramento das técnicas, a evolução do produto final é visível de uns anos para cá.

De acordo com o mestre cervejeiro, Max Falcone, “A vontade de criar esse rótulo começou no ano passado, quando participei da EBC (European Brewery Convention), em Madrid, que reúne as maiores figuras do setor de cerveja artesanal mundial. Um dos assuntos abordados foi o crescente mercado e a produção de cerveja sem álcool, onde tive a oportunidade de aprender algumas técnicas sobre esse tipo de produto. Ainda em 2022, no Congresso Técnico Internacional, realizado pela Cooperativa Agrária, vi o mesmo assunto sendo abordado. Reunindo então essa nova tendência de mercado com os conhecimentos adquiridos, decidimos produzir a primeira sour sem álcool mineira, a Falke Wave.”

O mestre cervejeiro Max Falcone, desenvolvedor de grandes fórmulas,, como a Falke Wave

A festa vai contar com muita música boa pela voz de Joey Ferreira e um prato especial pensado exclusivamente para harmonizar com o novo rótulo.

Na sede da Falke tem esta foto, que o Marco Falcone mandou emoldurar: eu, com boné e camisa da cerveja, entre Fernanda Torres e Maitê Proença, durante a Copa da Alemanha em 2006, no estádio do Borússia Dortmund, antes de Brasil x Gana, pelas oitavas de final.

A Falke Wave também ficará disponível em pontos de venda da Falke Bier espalhados por Belo Horizonte e região, onde os apreciadores de uma boa cerveja artesanal vão poder aproveitar o lançamento e também os outros rótulos produzidos pela cervejaria.

Mônica, Max e Marco Falcone


» Comentar

Comentários:
5
  • Claudio disse:

    Chico, veja com o pessoal da Falke como fazer para comprar esta cerveja aqui em Sete Lagoas, pois é difícil encontrar cerveja sem álcool de qualidade por aqui.
    A melhor que encontramos com pouca dificuldade aqui é a Heineken.
    Alguns meses atrás li uma reportagem sobre um dos integrantes do Sepultura, que teve problemas com etilismo, falando sobre excelents cervejas sem álcool.
    Infelizmente não conseguimos encontrar nos supermercados da cidade.

  • Raul Pereira disse:

    Confesso que não conheço essa cerveja “sour”. Mas considerando que ela deve ter sido inspiradas nas cervejas belgas – essas eu conheço – deve ser coisa boa. Ainda mais se não correr risco no bafômetro.

    Falta apenas uma coisa que certamente os donos sabem, não sou dono da verdade, mas devem ter dificuldade para fazer: divulgação. Em massa.

    Tomara que dê certo. Apenas peço atenção para as possiveis falhas operacionais, como a Belorizontina teve e que infelizmente custou vidas.

  • João Brás disse:

    Falar em cervejas, a cbf multou o Galo por copos arremessados no gramado. Até ai tudo bem, tem que punir mesmo. Estranho é que nos 5 últimos jogos do Cru cru aconteceram os mesmos eventos e com mais frequência, inclusive, contra o Náutico houve até sinalizador arremessado ao gramado. Mas é isso, cobrar de quem tem, quem não tem quebra o Mineirão diversas vezes e fica por isso mesmo.