Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Todo o futebol do Cruzeiro vai para a Toca II. Toca da Raposa I poderá ser vendida por Ronaldo

Em dezembro de 1982, o então presidente Felício Brandi inaugurou um novo campo e várias melhorias na Toca da Raposa I. Naqueles tempos, referência mundial. Afonso Alberto (esq.) era setorista do Cruzeiro pela Rádio Capital e Carlos César Pinguim, setorista da Itatiaia. Nessa foto de minha autoria eles gravam pronunciamento do Dr. Francisco Lemos, que exaltava o trabalho de Felício, à esquerda.

O título deste post também poderia ser: “E lá se vai a Toca da Raposa, erguida pelo Felício Brandi”

Pelo menos foi isso que deu a entender o dono, Ronaldo, em entrevista ao Galvão Bueno, que perguntou a ele, se pretende vender a Toca I para pagar dívidas.

Ele respondeu:

“Não é tão simples. O nosso planejamento é mudar todo mundo para a Toca da Raposa II, onde a gente acabou de fazer um campo sintético. Assim, a gente vai conseguir tirar a base e o futebol feminino da Toca I para a Toca II. A gente tem ainda um planejamento de dois anos para a gente reformular tudo e juntar todas as categorias na Toca da Raposa II”

Com SAF não tem romantismo, nem saudosismo, negócio é negócio.

Obra do visionário Felício Brandi, dirigente que pensava e agia muito à frente do tempo dele, nos anos 1950/1960/1970. Imaginem quanto vale aquele terreno, 60 mil metros quadrados, nas margens da Lagoa da Pampulha atualmente!

Foto: www.cruzeiro.com.br

No Wikipedia, um resumo da história deste, que foi o primeiro centro de treinamentos 100% voltado ao futebol no Brasil.

* “A Toca da Raposa I é um dos centros de treinamento do Cruzeiro Esporte Clube, que esta localizado na cidade de Belo Horizonte. Inaugurado em 3 de fevereiro de 1973, tornou-se o primeiro centro de treinamentos projetado exclusivamente para treinos e concentração de uma equipe de futebol no Brasil.

A sede começou a ser construída no final dos anos 50, em um terreno de 60 mil metros quadrados doado pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Américo Renné Giannetti.[1] O complexo abriga atletas e comissão técnica das categorias de Base do Cruzeiro EC 3 campos de treinamento, sendo um de grama sintética, e campo de fut7, vestiários, sala de musculação e departamento médico.

No complexo ha um pavilhão de 100×25 metros que abriga o alojamento para jogadores. São 18 quartos duplos, refeitório, salão de jogos, sala de cinema e escritórios administrativos. E um outro complexo um pouco menor com cerca de 20 quartos.

A Toca da Raposa I recebeu a Seleção Brasileira por três vezes. Em duas ocasiões nos preparativos para as Copas do Mundo de 1982 e 1986 e ainda a Seleção Brasileira de Novos, que venceu o Pan-americano de Indianápolis em 1983.

A Toca I passou a ser utilizada exclusivamente pelas categorias de Base do Cruzeiro EC.

No terreno existe também a área reservada para o alojamento de jogadores que estão em testes no clube. É a Toquinha. São acomodações para cerca de 40 atletas.

E conta também com um hotel construído para o programa de intercâmbio internacional de atletas e equipes estrangeiras de todos os continentes. É um hotel com o selo FIFA official accomodation 2014. Sao 30 quartos duplos divididos em dois andares.

Além da estrutura esportiva, foi fundando 2001 nas dependências da Toca da Raposa I uma escola para os garotos da Base.”

https://pt.wikipedia.org/wiki/Toca_da_Raposa_I


» Comentar

Comentários:
15
  • Luiz disse:

    Intervalo de Galo x Corinthians. O Atlético tem que melhorar muito para ficar mais ou menos.
    Como esse time erra passes. Estamos fazendo um jogo sem objetividade. Desse jeito serão mais 45 minutos nesse chove e não molha. Apenas no final o galo foi mais agressivo. Roger Guedes é meio time do Corinthians, enquanto o Galo joga com uns oito . Edenilson, Paulinho e Mariano parece que ficaram no vestiário.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa tarde!

    Será que o Fred melo Paiva tá gostando desse processo da SAF do Alt Mineiro:

    https://www.em.com.br/app/colunistas/fred-melo-paiva/2023/07/08/interna_fred_melo_paiva,1517744/nova-saf-do-galo-e-um-case-para-o-futuro.shtml

    Da série, só trago verdades!

  • Mariano Neto disse:

    Não vai vender nada, apenas vai oficializar o verdadeiro dono, o supermercado. Aliás até hoje não entendi nada: Ronaldo compra o crucru, mas quem paga as despesas e contrata atletas é o patrocinador. Este é o time Nebuloso!

  • Bruno Lacerda disse:

    Afonso Alberto ainda não tinha a vasta cabeleira que ostentaria anos depois rs.

  • Marlon Brant disse:

    Chico, boa tarde. Fui criado deste pequeno lá pelas bandas do Santa Terezinha, Dom Orione e Bandeirantes, no começo dos anos 70. Lembro da construção, da imponência, da importância da obra. Quando foi inaugurada a verdadeira seleção brasileira foi treinar ali e ficávamos nos portões para ver os craques. Tenho até hoje uma camisa com assinaturas da seleção de 82. Era o maior e mais bem equipado Centro de Treinamento do País……mas quando vira empresa, não tem paixão, não tem saudades, não tem lacrimas, não tem nada……….Muito triste a historia do nosso futebol, onde os três times tinham seu próprios estádios dentro de BH e hoje dependem dos outros para jogarem!!!!!!

  • Paulo César disse:

    Uai, Chico… Afonso Alberto era careca? Não seria outra pessoa?

  • Márley Btelho disse:

    Ronaldo não é cruzeirense, é empresario, mas salvou o time da terceira divisão! Por isso a entrada de Pedrinho como cruzeirense e interessado na torcida do Cruzeiro foi ótima!

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Tá tudo certo. O time tem dono, e ele faz o que quiser.

    Ingênuo é quem achava que haveria amor, gratidão e reconhecimento ao clube. Isso é, como bem postou o Chico, negócio. E negócio tem que dar lucro.

    Por mim, foda-se a Toca da Raposa I. Quero ver é o time jogando bem e ganhando campeonatos.

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Essas SAF, vão acabar com os times, patrimônios e vontade de quem torce pois quem vai ficar bancando lucro de empresário, só quem leva vantagem e vive no meio do futebol, torcedor consciente e que tem outras prioridades não vai ficar mantendo mordomia, e na hora que bem entender vão passar o time para frente quando compram o discurso é um depois aparece a verdade, e olha que sou galo, quero que as Marias se lasquem, mas duvido muito que Ista não acontecerá com o galo

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, bom dia!

    QUE IDEIA GENIAL!!

    Tem que levar mesmo toda a categoria de base e o futebol feminino para a TOCA 2. Ontem mesmo o sub-17 perdeu para o Grêmio por 3a0 no Sesc Venda Nova, SE esse jogo fosse na Toca 2, com torcida presente, o resultado poderia ser outro com apoio da CHINA AZUL.

    O Ronaldo falou que estavam fazendo arquibancadas em um dos campos do CT para jogos das categorias de base. O futebol feminino poderia ter tido um resultado melhor também no último brasileiro. O volei mesmo é multicampeão com o grande apoio das arquibancadas! Isso é fato! Tem que levar o time de volei também. Vou dar azidéia pra ele…

    Está certissimo! Imagina o Pepa termina o treino do profissional, ele e sua comissão técnica indo para o outro campo assistir um treino ou um jogo do sub-20? Isso também diminui custos com a operação toda em um único CT. Administração empresarial é outra coisa mesmo!

    E SE for vender que todo dinheiro seja aplicado no clube em reformas da Toca 2, fazendo um grande complexo esportivo. Como bem dizem no interior, o olho do dono que engorda o gado.

    Parabéns ao Ronaldão, Fenomenão, ídolo de todos os mineiros, só BOAS NOTÍCIAS!

  • Mauro Lopes disse:

    Se fosse negociado pelos mesmos que venderam o Diamond Mall esse terreno na Pampulha valeria uns 18 ou 19 mil reais.

    • Marcão de Varginha disse:

      Criticam de forma velada algumas negociações do seu eterno algoz. Decerto a “negociação” do Vitor Roque foi muito vantajosa, né?
      – #jacompraramarbitragens

      • Mauro Lopes disse:

        Com dois bilhões de dívidas e com o atual desempenho em campo acho que não devemos ficar falando ou preocupados com os adversários.

        • Marcão de Varginha disse:

          Vc fez comparações de competência em negócios. Minha humilde pessoa só lembrou de fatos acontecidos, reais… Ou não? E todos sabem das dividas do Galo, e como estão sendo quitadas. Ou não?

    • Gilberto Costa - Montes Claros disse:

      É verdade! Mas no caso da Toca I, o cruzeiro não verá sequer a cor do dinheiro. Aliás, todo o cruzeiro foi vendido por 2 transfer Ban.