Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“O mineiro vende queijos e possui bancos”! O Galo em discussão: time e SAF; ser ou não ser! E o que fazer!

Foto: twitter.com/Mineirao

Essa derrota absurda para o combalido Corinthians acendeu o sinal amarelo, pelo menos entre os torcedores, já a que a diretoria parece que ainda não sabe o que fazer para esta situação na qual o Galo se encontra.

Foto:: Agência i7/twitter.com/Mineirao

Opiniões de atleticanos, entre famosos e não famosos.

Cris Galo:

SAF sem entendimento de futebol NÃO resolve nada.

 

Silvio Torres

“Qualquer pessoa que tenha visto o que o Atlético fez em campo contra o América não tem a menor ilusão no confronto contra o Palmeiras. Pra quem não acredita no que estou dizendo, só assista o que vai acontecer contra o Corinthians.” Só repetindo meu comentário de dois dias atrás. Povo preocupado com a extinção dos jegues no Nordeste. Sem estresse, a diretoria do Atlético perpetua a existência da raça dos jumentos.

 

Horácio Duarte

Sempre bom lembrar, estávamos no G4, e tinhamos chances na libertas. Aí a diretoria do Galo cria, mais uma, crise para mandar o técnico embora. A falta de dinheiro é o resultado da merda que fizeram ano passado.

Contratam o Felipão, na realidade, foi o único que se dispos. Pode escrever aí, se no contrato não tiver multas por rescisão absurdas o Galo só consegue retranqueiro de série b.

Uma semana de treino não muda nada, acabou o brasileirão, vamos treinar para a libertas, Filipão é técnico de resultados. O retranqueiro do parmera que nos aguarde.

Vou anotar a lista que os spikes fazem com os jogadores que, na opinião deles, não estão jogando nada. No começo do ano era um dos melhores elencos e a culpa era do Coudet, da falta de esquema, blabla blablablá.

Agora são os jogadores que sobraram. Ano passado foi assim também. Esses caras entendem tanto de futebol quando a diretoria de várzea que dirige o clube e que dao as ordens pra eles.

 

 

Antônio Silva

Bando de incompetentes, venderam os melhores e deixaram os chupa-sangues, que não suam a camisa e ganham uma fábula no Galo. Quando vejo Hyoran, que não serviu para o Coritiba nem para o Bragantino ser titular do Galo. Edenilson nem Patrick deram retorno, Mariano já era, a zaga muito lenta, falta armador e pontas habilidosos. Deviam fazer quem contrata arcar com esses prejuízos no Galo.

 

Márcio Luiz

Outra coisa: onde estão aqueles DESOCUPADOS que encantuaram o Coudet em seu local de trabalho em pleno horário comercial?
Por que não fazem isso com um dos “donos” do Atlético. Por quê???

 

Fernando Rabelo

O Fred de Melo resumiu numa coluna as entrelinhas. Pra comprar barato a SAF é melhor estar em queda do que no topo. Os mesmos que estão “desfinanciando” serão os futuros compradores.

 

William Dorneles

Surreal a folha de pagto do Atlético, sem contar o cabide de emprego de ex jogadores… Nunca vi tanto gringo ruim de bola, o tal de Maurício Lemos é o pior, nao tem posicionamento , fraco em bola aérea, não dá combate…. Bataglia, lento e sem posicionamento; Pavon, jogadorzinho meia boca ( salario de 1,2 mi). Edenilson, misericórdia! Patrick, Mariano, Rever…….Sofremos de pseudos diretores de futebol, onde o cara joga pelo ralo milhões e milhões de reais …. E o tal ou a tal de CIGA ou seria SIGA para a segunda divisão!

 

Jean Marcel

Alguém já disse isso, “não estava muito bom, mas agora parece que piorou”. Galo está jogando uma bola pequenina demais para ressuscitar algum time. O que estamos vendo é um time tão morto quanto o próprio Corinthians. Quanto à SAF, como escreveu o Fred Melo Paiva na sua coluna, “um plano perfeito, executado com maestria”.

 

Jesum Luciano da Silva

Vai ser um martírio arrumar 45 pontos, cegaram a todos com promessas mirabolantes, temos um time com uma alta folha salarial, mas com vários boi cansado, não conseguem disputar campeonato de alto nível, tão brincando com fogo, tamo flertando com segunda divisão, se cair não vai ter SAF ou arena que vai acalmar fúria de torcedor, prometeram austeridade e de 21 pra cá só pioraram o time e aumentaram a dívida, só para exemplificar o VASCO, ganhou 2 jogos no campeonato, uma foi de nós, inventaram um tal de CIGA, que só indica bonde para jogar no galo, acorda diretoria.

O Fred Melo Paiva é um atleticano ferrenho, da gema e pôs os dedos na ferida, na coluna dele de ontem no Estado de Minas:

* “Nova SAF do Galo é um ‘case’ para o futuro”

Se bem executado, é golpe de mestre. Você quebra e, de quebra, vira ídolo e ganha musculatura como força política

Pode pesquisar: eu cantei a bola, pelo óbvio ululante que o cenário estava a demonstrar. Primeiro vão sucatear, depois vão comprar na baixa – o clássico modelo de privatização da coisa pública pela força da grana que a tudo abocanha.

A nova SAF do Galo, a se confirmar a composição de sua propriedade, é a mais nova atualização da cartilha de compra e venda dos liberais sem nenhum pudor. Ela se inscreverá como “case” a ser estudado no futuro quando se quiser compreender a voracidade e a sagacidade dos operadores do dinheiro farto. Sucateia, bota pra vender – e você mesmo que fez o preço vai lá e compra.

Antes, ao sucatear uma empresa pública de energia elétrica, por exemplo, o pobre do consumidor ficava sem luz – e passava maus bocados até que se apresentasse o salvador da pátria capaz de arrematá-la no leilão. No caso do Galo, redescobriu-se a pólvora: era possível sucatear fazendo um estádio novo e um time campeão.

Quando o próprio processo de sucateamento leva a se atingir metas pra lá de vitoriosas, não há ônus pessoal ao sucateador, o que na antiga cartilha talvez servisse de freio e contrapeso ao tamanho da destruição. Agora, pelo contrário, o destruidor pode usufruir das benesses pessoais, sociais e políticas advindas do aniquilamento. Se bem executado, é golpe de mestre. Você quebra e, de quebra, vira ídolo e ganha musculatura como força política, um círculo virtuoso que torna ainda mais viável seu objetivo final.

A nova SAF do Galo, se concretizada, não deixa ponto sem nó. Veja o caso do estádio. Seu terreno seria inviável para o simples loteamento e construção de prédios de apartamentos. Liberar uma área verde daquele tamanho, com nascente de água e pássaros em extinção, só seria possível graças ao interesse social da obra. Tal terreno foi “doado” ao estádio do time da cidade. Concluído, será agora entregue ao doador, ao mesmo tempo o vendedor e o comprador do clube do qual se era tão somente “mecenas”. Se os mecenas de Michelangelo fossem os mecenas do Galo, teriam terminado donos do Vaticano e da Igreja Católica.

O estádio foi vendido ao Conselho Deliberativo como obra assegurada contra quaisquer contratempos que pudessem encarecê-la. Quando encareceu não havia seguro – e nem Conselho, aparelhado que foi. Aproveitou-se para mais uma jogada de mestre: jogou-se a conta no colo do desafeto político, cuja política não era a mais vantajosa para os negócios diversos dos futuros donos do time, também donos, agora, de parte da imprensa. Não há fio que se tenha deixado desencapado nessa história. É um plano perfeito, executado com maestria.

O jornalista Rodrigo Capelo, especialista em finanças de clubes, cunhou a melhor imagem sobre a SAF do Galo. O vendedor sentou-se à mesa com números e papéis. Fez sua propaganda, botou o preço, apresentou a proposta. Tendo terminado a exposição, levantou-se, deu a volta na mesa e sentou-se de novo, agora na condição de comprador: “Eu aceito”. Podia estar no XVideos, de tão obsceno.
É um filme pornográfico em que, ao final, a gente levanta e aplaude, como se fosse uma ópera: “Pelo menos são atleticanos, melhor assim”. De fato. Peter Grave, o Peter Túmulo, sempre me pareceu uma opção um tanto funesta, ainda mais que o sujeito só tinha uma única foto, e era impossível saber se aquilo era o avatar de alguém mais ou apenas a estranha figura do homem de uma foto só.

É melhor aplaudir, ou o que faremos? Torcer para a Fórmula 1? Basquete? Pular do viaduto de cabeça lá embaixo? Melhor que sejam atleticanos! Foi um plano tão perfeito, que eu sou capaz de escrever essa coluna e ao final dizer, de coração: muito obrigado, pessoal, vocês salvaram a pátria.

A bem da verdade, tamanha maestria me faz pensar que não será de todo inesperado se daqui 30 ou 50 anos tivermos nos transformado numa incrível holding internacional. Não haverá mais Flamengo nem Corinthians, mas o Clube de Regatas do Galo e o Sport Clube Atlético Paulista, nossas filiais. “O mineiro vende queijos e possui bancos”, como diz o outro.

www.em.com.br/app/colunistas/fred-melo-paiva/2023/07/08/interna_fred_melo_paiva,1517744/nova-saf-do-galo-e-um-case-para-o-futuro.shtml


» Comentar

Comentários:
13
  • Roberto Soares disse:

    Então fale de política com seu ídolo, foi ele que virou prefeito com os votos da Massa. E se estrepou ao se candidatar a governador e perder feio sem os votos atleticanos. E não adianta entrevista paga na imprensa marrom e nem chiliques dos paus mandados nas redes sociais. A Massa não esquece

  • Horacio disse:

    Obrigado pela citação, Chico, muito generoso da sua parte.

    Como um bom número de atleticanos acho tudo muito obscuro. Até agora todas as promessas viraram dívidas. O time em campo não consegue ter uma sequência de boas temporadas.

    Acho que há muita interferência da direção no futebol, e já está claro que, de futebol, não entendem nada.

    Só dinheiro não basta, se continuar a repetir essa administração de cartola, vão dar com os burros n’agua. Não sei se o objetivo dessa SAF é mesmo futebol. Nao parece ser.

  • Carlos Henrique disse:

    Vamos por partes, Mariano bom jogador veterano nao dá mais assim como Rever.
    Dodô ja ta indo para o Santos menos mal.
    por que o Vitor Gabrial nao joga, tem que experimentar o menino da base é latera direito.
    Se for bom mesmovai dar certo.
    Alisson Santana entrou bem no jogo passado pelo menos tem vontade.
    vamos ver, por que a insistencia com Denilson
    precisamos vencer e achar o time ideal.
    Felipao vai ter trabalho

  • Paulo César disse:

    Sobre a SAF:

    – Em tese, o clube vale 2,1 bilhões.
    – 75% de 2,1 bilhões seriam 1,58 bilhão.
    – Logo, se estão dispostos a investir 913 milhões (44% de 2,1 bilhões), por que não vender, no máximo, 51% da SAF por estes 913 milhões (300 milhões de abatimento, e 613 de aporte)?
    – Ou fazer contraproposta de aporte de 1 bilhão e abatimento dos tais 300 milhões (sendo a diferença, como “prêmio” de atratividade aos investidores, levando um ativo que vale 1,58 bilhões, por 1,3 bilhões, pelos tais 75%)?

    Alguns defensores incondicionais dos investidores dirão que 100% da dívida do clube ficará com a SAF. Não. Ficarão a cargo do FLUXO DE CAIXA do clube. Ou seja, o Galo pagará 1,2 dos 1,8 bilhão de dívida com a própria operação. Uai…

    Outros argumentarão: o rival foi vendido na prática por 50 milhões, e o Galo, por 900 milhões. Problema deles, se foram vendidos por 50 ou 400 milhões. Nem acho que o caso seja realmente de mais transparência no formato da SAF. Mais claro, impossível. O caso é saber se concordarão que 75% do ativo seja entregue por 913 milhões. Acho, só acho, que se fizessem esta proposta de compra das empresas dos mecenas (43% do valor, 75% do controle, mesmo com dívidas), eles nem parariam para ouvir.

    Para finalizar: outros também falarão que ou se aceita esta proposta, ou se decreta insolvência. Tudo bem, há lógica. Mas que as coisas sejam mais claras em termos do que é filantropia (sonho) e um mero negócio (realidade) por parte dos envolvidos. Sem idolatria errada, sem inversão de valores, sem ingenuidade.

    • Juca da Floresta disse:

      Em tese, como torcedor mineiro fiquei muito mais aliviado com as informações financeiras tão bem preparadas e bem fundamentadas sobre os valores das duas SAF’s. Isso é informação privilegiada de quem entende muito do assunto. Em tese né.

  • Pedro Vítor disse:

    O Atlético confiou no Eduardo Coudet, que junto com a diretoria, vendeu os pontas, meias, e trouxe, Edenilson, Patrick, e o Paulinho, apostando no seu esquema de jogo, posicional.

    Esse desentendimento, do Coudet, com a diretoria e jogadores, custou a temporada ao Atlético. E tirando a loucura, dele, em administrar, o elenco, tendo em vista, jogos, importantes, o time ate tinha um padrão de jogo, agora não mais viu!

    O Felipão chegou, o Atlético, se perdeu, completamente, é inofensivo.

    Acho que erramos novamente, e dessa vez foi pior, porque o Cuca, ano passado, conhecia o time, sabia uma maneira de jogar, as não encaixaram, mas havia uma forma de jogar, no momento, eu temo pelo pior.

    15% de aproveitamento, é perigoso, cair pra segundona, se não houver uma reação, imediata!

  • Martens disse:

    Triste realidade venderam o Diamond para pagar dividas e a divida triplicou, o preço do estadio triplicou , o time foi desmontado e nao houve reposição a altura, a imprensa esta aparelhada ( culpa do Kalil ) e nao existe oposição no clube. Sao fatos !!!

    • Roberto Soares disse:

      É ridículo os paus mandados do Kalil tentarem limpar a imagem dele aproveitando o momento ruim do time. Ele é sim um dos responsáveis pela atual situação financeira do Galo, a massa sabe disso e não vai perdoar quem fez de tudo pra prejudicar o clube. Vão cantar noutra freguesia.

      • Martens disse:

        Contra fatos não há argumentos, a propaganda da radio os “donos” do Galo e dos youtubers esta dando certo, se voce nao for um deles escondido em apelidos. Dificll e ver que nao temos saída mais. Triste realidade !!!!

        • Roberto Soares disse:

          Se sou um escondido em apelido, você é tanto quanto eu. O tal Nepomuceno com seu plano mirabolante para construir estádio e entregar o shopping é obra de quem? Foi apoiado e eleito por quem? Teve contrapartida para destruir o Mineirão por 650 milhões? Teve contrapartida pra fazer aquela merda de Independência por 250 milhões? A torcida do Atlético nunca vai esquecer os absurdos do ex prefeito. A votação que ele teve na última eleição mostra bem isso.

          • Martens disse:

            Bacana, voce esta falando de politica ? nao posso conversar com voce !! estou fora do Brasil fazem muitos anos. Sou fa do Kalil SIM por tudo que ele fez pelo Galo se nao fosse a coragem dele naquela época hoje estaríamos no fundo do poco. Ele Kalil pegou um time falido e levou a conquista do maior torneio SulAmericano. As notícias do Galo hoje são uma vergonha !! Gritaram e bradaram contra os times do eixo para no final assinarcoma libra por um valor menor ??? estao fazendo o Gala como uma prostituta falida ( com todo respeito a mais antiga profissão ). Kalil hoje estaria dando socos na mesa e nao de quatro ( 4rs KKKKKKKK ) para os times do eixo. E com certeza se for para decidir entre estes aproveitadores que estao la hoje Kalil ? nao tenho duvidas Kalil All the Way !!

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Obrigado, Chico, nós que te acomhamos há muito tempo sabemos do jornalismo imparcial que você pratica, infelizmente a maioria só pensa em clikbaite. Só espero que o galo não vá por um caminho de pedras e espinhos