Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

No oitavo jogo sem vencer, sete com Felipão, melhor atuação do Atlético na derrota para o Grêmio

@Atletico/Pedro Souza – Hulk foi muito bem marcado pelo zagueiro Kanneman

Sete  jogos pelo Brasileiro e um pela Libertadores, 1 x 1 com o Libertad. Felipão disse de novo que o time está no caminho certo, que está evoluindo e culpou a arbitragem pela derrota. Exageros à parte, hoje foi a melhor atuação sob o comando dele.

Principalmente no primeiro tempo o Galo foi melhor que o Grêmio. Porém, tomou o gol de forma infantil, aos 10 minutos, quando o gremista Ronald se antecipou à defesa e teve que se abaixar para cabecear. Otávio, Igor Gomes e os zagueiros vacilaram feio.

A partir daí o goleiro Gabriel fez pelo menos três defesas espetaculares, evitando o empate. O segundo tempo foi mais equilibrado, mas com Gabriel trabalhando muito mais que o Everson. Com Hulk muito bem marcado, Pavón foi o maior destaque entre os atacantes. Paulinho fez outra má partida.

Luiz Felipe Scolari fez várias mexidas, mas ao invés de tirar Paulinho, que não estava bem, tirou Pavón. Alisson, que entrou, melhorou o time. Sairam também: Mariano para a entrada do Saravia, Rubens para a entrada do Pedrinho e Igor Gomes para a entrada do Alan Kardec, que marcou de cabeça mas o gol foi anulado pelo VAR.

Anulação muito contestada, inclusive por gente boa da imprensa sem coração atleticano, como o Arnaldo Ribeiro, da Band e TV Cultura, que escreveu: @ArnaldoJRibeiro “VAR no telão tornou a arbitragem brasileira ainda mais caseira . E os caras falavam que essa porcaria traria Justiça. Inocência. Só pode ser isso …”

O VAR tem disso. Questões milimétricas, mas se a FIFA determinou isso, fazer o quê? Cumpra-se. Felipão disse depois da partida que “acabaram com o futebol”.

@Grêmio

O público pagante foi 35.073, presentes: 37.085 para uma renda de R$ 2.685.567,00
Próximos jogos do Galo pelo Brasileiro: Flamengo em Belo Horizonte, São Paulo lá, e Bahia em Belo Horizonte.


» Comentar

Comentários:
13
  • Raws disse:

    É inquestionável a evolução física nos esportes há décadas, como no futebol não foi diferente, com a melhora do preparo físico, os espaços “encolheram”. A partir dessa constatação, venho defendendo com amigos a tese de se acabar com o impedimento. Se um atacante ficar na banheira, terá um marcador lá ou caso vacile, sairão mais gols. Imaginando-se que em determinados momentos dois atacantes se desloquem para as pontas perto da linha de fundo, terão de sair dois marcadores atrás, abrindo mais espaços. Imaginem também como os contra-ataques serão mortais. Nessa teoria, ainda não percebi prejuízo aos torcedores, que querem ver gols.
    Também acabaria com essa palhaçada de que 3 cm parece dar vantagens a quem fez o gol. Que o marcador ou o goleiro se vire.

    • Fred disse:

      Essa é uma boa discussão. O problema em acabar com o impedimento totalmente é o risco de os times concentrarem os jogadores e as jogadas dentro da área. Semelhante ao que acontece com o basquete. O time A tem a posse de bola, o time B iria concentrar quase todos os jogadores proximo da sua área, esperando o ataque do time A; se o time B tomar a bola em sua área, a tendência seria um deslocamento rápido dos jogadores do time A para sua defesa, esperando o ataque do time B. E assim sucessivamente.

      Eu defendo um meio termo, uma flexibilização da regra de impedimento, com duas alterações.
      Primeiro, criar mais duas linhas no campo, nas duas intermediárias, alguns metros à frente de cada grande área. Essa linha seria o limite do impedimento, quer dizer, lances para trás dessa linha não existe impedimento (a regra que hoje vale pra linha do meio de campo). Isso faria com que o jogador tivesse mais liberdade pra correr por trás dos zagueiros, exceto muito perto da área, pra não estimular que a defesa fique plantada lá.
      A segunda alteração, mais simples, é considerar apenas o corpo todo à frente como impedimento. Não digo usar o tronco como referência, mas toda a extensão possível do corpo. Numa imagem de verificação, só seria impedimento se o árbitro conseguisse ver um “verde” de grama separando o atacante do defensor.

      O certo é que a FIFA precisa estudar e testar opções possíveis, pra mudar de alguma maneira a regra de impedimento e as orientações sobre sua marcação. Do jeito que está, tirou a graça de assistir futebol.

      • Raws disse:

        Entendi sua tese, porém o time que marcar o gol primeiro, a tendência é deitar e rolar com os espaços dos contra-ataques e maiores chances de gols. Fato é que, do jeito que está não dá.

  • Horacio disse:

    Bom, estávamos no G4. No meio do campeonato, trocamos o técnico que jogava pra frente, com resultados razoáveis, por um que joga na retranca. Só um idiota pode esperar resultados imediatos nessa troca.

    Há uma evolução do Felipão em tentar arrumar a casinha, só que a bola só chega na frente no chutão. A pressão na recuperação e saída de bola foram esquecidos e agora estamos tomando contrataques.

    A principal fonte de crise e problemas no Galo é a direção. Nos últimos 10 anos passaram pelo Galo uns 25 técnicos, das mais variadas linhas, e uns 300 jogadores, 90% com mais de 30 anos.

    E essas gestões de várzea deram frutos. Não há como negar, temos a melhor medicina esportiva da 3a idade, somos tetra no rural e campeões em endividamento, que com ajuda dos juros brasileiros, levou a saf. Show.

    E um representante da gestão do futebol de várzea vai ser o CEO do futebol na saf. Não há descontinuidade nesse história vitoriosa com resultados tão expressivos. Acho que agora vai…

  • Mauro Lopes disse:

    A preocupação de muitos atleticanos com a zona de rebaixamento começa a entrar na realidade. Senão vejamos. O número considerado ideal para escapar de segunda divisão é o de 45 pontos. Dividido por dois dá a média de 22,5 por turno. Estamos a três rodadas do fim do primeiro turno e o Atlético está perigosamente abaixo dessa marca. E nas três próximas rodadas, vai pegar Flamengo e São Paulo. Com o desempenho que vem mostrando, nada impossível perder para esses dois adversários. Ficaria numa situação desesperadora pra fechar o primeiro turno conta o Bahia.

  • Paulo F disse:

    O Galo parece uma repartição pública, um jogador que está jogando mal continua titular absoluto, tem cláusula que Paulinho não pode ficar no banco?

  • Pedro Vitor disse:

    Preocupante, essa é a situação e momento do nosso Galo.

    Espero apenas que a resposta seja dada, semana que vem, contra o Palmeiras pela copa libertadores.

    Vamos aguardar

    Sobre a saf, pensei e repensei, mas por tudo aquilo que os quatro erres, falaram, prometeram, não assinaram de acordo com o que vinha dizendo há bastante tempo.

    Dizendo que é 1,8 bilhões, ora pois, descontando há parte em que eles, emprestaram, o número é 613 milhões, como se diz: vamos aguardar, mas agora a gente cobrar, é como um consumidor.

  • Silvio Torres disse:

    É fato, finalmente o Atlético parecia um time de futebol e fez sua melhor partida sob Felipão. Mas não dá pra esquecer o que eu disse logo no início do rural: o Atlético tem o mais pavoroso quarteto de zagueiros do país. Mudanças foram feitas para acrescentar mais sucatas ao setor. Só com um esforço monumental e boa dose de sorte Felipão vai dar jeito nessa defesa.

  • Antonio da Silva disse:

    Nossa diretoria só preocupa em arrecadar, com estádio e SAF; enquanto o time desce ladeira abaixo. Times que estão na frente tudo se reforçando, o Galo caindo pelas tabelas e a diretoria preguiçosa e capitalista, estática. ACORDA DIRETORIA!

  • William Dorneles disse:

    Chico, esse Mauricio Lemos é péssimo! O cara não tem posicionamento, vide o gol do Grêmio, quem esse camarada tava marcando? Todos os gols q o time toma de bola aérea ele não aparece na foto! Com ele em campo nem empate conseguimos! Alguém, por gentileza, poderia trazer a estatística de pontos conquistados com ele titular?.

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Vão conseguir jogar o galo na segunda divisão, tá todo mundo reformando e o galo achando que tem o melhor time do Brasil, infelizmente tão tirando uma alegria de nós, que é simplesmente torcer.

    • Luiz disse:

      Pois é, o Galo agora é um brinquedinho de gente rica. Não torceremos mais para um clube e sim para um negócio dar certo. Se aparecer um jogador que der meia dúzia de dribles, ele estará vendido.
      O galo virou outra coisa, mas nunca um time de futebol. Com muita tristeza digo que “pra mim já deu”!

  • Márcio Luiz disse:

    Embora eu tenta sido veementemente contra a contratação do Felipão, dou razão a ele.
    ACABARAM com o futebol depois dessa patacoada do VAR.
    Lembrando que aquele golaço do Roni do Palmeiras contra nós foi anulado tbm por essa RIDÍCULA linha do VAR q inventaram.

    Noves(a dois) fora, o Galo hoje mesmo perdendo agradou pela VONTADE de COMPETIR.

    Acho q não deixa de ser um alento…