Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“Pompas e circunstâncias”! A chegada de Matheus Pereira ao Cruzeiro e o que esperar do suposto reforço

Foto: twitter.com/Alhilal_EN

Dizem os dicionários que a expressão “pompas e circunstâncias” significa “de modo requintado e de acordo com a etiqueta”. Também é o título de uma marcha composta para orquestra pelo britânico Edward Elgar (1857-1934), cujo título é inspirado num trecho do terceiro ato de Otelo de Shakespeare. Aliás, bem famosa e vale a pena ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=buISDilVfM0&list=RDbuISDilVfM0&index=1

Este lero-lero todo para dizer que é assim que as competentes drietorias de marketing dos clubes brasileiros tratam qualquer contratação, de jogador, executivo de futebol ou membros de comissão técnica. Vendem a figura como se fosse o “maior do mundo”, e que o sujeito optou pelo clube porque sempre foi “um sonho antigo” de vestir essa camisa e bla,bla,bla…

E a imprensa, em grande parte, cordeira ou amansada (na maioria das vezes as duas coisas), aceita tudo de bom grado e repassa ao torcedor. Este, “apaixonado”, acredita piamente e vai pro estádio ou se senta diante da TV, esperando um grande retorno daquele jogador ou “professor”, que custou os olhos da cara e que “dizem” sem bom demais da conta.

De cara, a “estrela” em questão até costuma mostrar algum serviço, mas daí a pouco cai no lugar comum e o resultado, na sequência é nulo ou quase isso, não justificando o investimento e nem as “pompas e circunstâncias” da promoção do marketing e da “mídia especializada”. E como tem especialista, agora, principalmente nas redes sociais.

Em Minas, o caso atual é do Matheus Pereira, novo contratado do Cruzeiro, cuja aquisição vem sendo tratada pelo marketing cinco estrelas e pela imprensa, como o feito do ano. A chegada do salvador da pátria.

Quando ouvi a manchete sobre ele a primeira vez, pensei se tratar de algum ex-Manchester, Real Madri, Barcelona ou Bayern de Munique. Liguei para alguns companheiros mais atualizados com o futebol europeu e nenhum deles tinha “certeza” de quem se tratava.

Recorri ao “São Google” e veio uma chuva de informações e a satisfação de saber que é mineiro, da Capital, descoberto jogando lá no Filadelfia e depois Democrata da nossa querida Governador Valadares, por um olheiro bom de serviço do Sporting de Portugal, que o levou para Lisboa em 2010. Promovido pelo Jorge de Jesus ao profissional (interessante, hein!?), depois emprestado ao Chaves, também de Portugual, e de lá para o Nurenberg (Alemanha) e depois para o West Bromwich Albion, da segunda divisão inglesa. Lá, se destacou como um dos mais importantes do time no acesso à primeira divisão, fazendo 43 jogos, oito gols, 20 assistências. Com isso, despertou o interesse do Al-Hilal (Arábia Saudita), que contratou em 2021. Ficou lá até janeiro deste ano, quando foi contratado pelo Al-Wahda (Emirados Árabes Unidos), onde fez 18 partidas e marcou um gol.

Está com 27 anos de idade e chega como a grande esperança de resolver o maior problema do Cruzeiro no momento que é a marcação gols. Vai ganhar um pouco mais de R$ 1 milhão por mês. Isso, 1 milhão de reais, de acordo com o site da Itatiaia: “o salário de Pereira no país árabe supera os R$ 2 milhões por mês. O Cruzeiro, em um esforço enorme, mas sem fazer loucuras saindo do seu orçamento, aceitaria pagar pouco mais da metade disso, segundo informações da reportagem…”

Nota-se que a SAF Cruzeiro está com mais dinheiro do que se imagina.

Muito a favor do Matheus Pereira, uma twittada de alguém que o viu jogar de perto na difícil liga da Inglaterra. Marcelo Courrege, correspondente da Globo na Europa, que mora lá, e disse escreveu o seguinte: @MarceloCourrege:

* “Obviamente, não vi as temporadas do Matheus no Al Hilal… Mas acompanhei de perto os anos dele no West Bromwich. Jogava muito! Meia passador clássico, grande batedor de faltas, perna esquerda enjoada. @Cruzeiro acertou muito nessa contratação.”

Foto: @Cruzeiro/@marcoferraz85

***

Como dizia o Adilson Batista, “vamos aguaaardaaarrr”!

Se os gols saírem aos borbotões e o Cruzeiro passar a aproveitar as tantas oportunidades perdidas, um reforço de verdade, “negoção”. Caso contrário, mais uma contratação equivocada.

O resto é perfumaria!


» Comentar

Comentários:
4
  • Jeremias disse:

    Este ano o crucru gastou muito mais que o Galo trazendo jogadores caros como Wesley, Gilberto, os Mateus e outras 20 contratações. Mas a imprensa parcial de Minas só se refere ao Galo como time de maior investimento e portanto, deveria estar a frente da tabela do que o crucru. O Galo foi o time que mais vendeu atletas e o que menos comprou. Mais um que será pago (?) com as moedinhas do supermercado.

    • Robinho Ferreira disse:

      Contratamos e e pagamos em dia. o galin vendeu pra pagar salarios.

      • Marcão de Varginha disse:

        Incluindo a arbitragem, como bem disse um saudoso dirigente azulino. Se tranquilize: de repente a surdez e conivência chegaram à CBF e na sua famigerada “omissão” de arbitragem, na FMF, no STJD e na FIFA, e até na toca. A impunidade reina!
        – Aí é muito cômodo arrotar títulos, né?
        – #jacompraramarbitragens

  • Raul Pereira disse:

    Três observações:

    1 – me agrada muito um jogador que é torcedor declarado do time. Embora isso não esteja dando muito certo ultimamente (vide Nikão), é sim um handcap muito favorável.

    2 – até parece que quem chegou foi Messi. Sugiro cautela com as expectativas. Menos.

    3 – se eu fosse ele, depois de ver a pelada de domingo passado voltava correndo prá Arábia. Muito complicado um jogador só consertar esse time