Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Retrancão do América funcionou até o tempo regulamentar. Maringá classificado

América optou pela retranca e tomou dois gols nos acréscimos em Maringá (Foto: twitter.com/CopaDoBrasilCBF

Minha coluna no BHAZ:

O América não jogou como América e pagou por mais um erro estratégico

As primeiras impressões sobre o trabalho do técnico Cauan de Almeida têm sido as melhores possíveis no comando do Coelho. Crença nos jovens jogadores da casa, futebol ofensivo, vibrante e placares expressivos como nas duas primeiras rodadas do Mineiro: 6 x 0 no Pouso Alegre, no Horto, 6 x 1 no Ipatinga, no Ipatingão. Ficou no 0 x 0 com O Itabirito, também no Horto, emendou duas de 2 a 0, no Uberlândia (Horto) e Cruzeiro, no Mineirão.

Veio o clássico contra o Villa, também no Horto, a grande chance de se consolidar como primeiro colocado geral da primeira fase e ficar mais próximo do título. Aí, foi detectado o primeiro grave erro do jovem treinador, de 34 anos de idade: já não poderia contar com dois titulares importantes, suspensos, e deixou outros três de fora na escalação inicial, para poupá-los. Calculou mal o risco, achou que o Villa Nova não seria páreo duro e se deu mal. Empate de zero a zero, em casa.

Na rodada seguinte, voltou a jogar muito, acuou o Atlético, fez 1 a 0, desperdiçou muitas oportunidades e, numa falha infantil do goleiro Dalberson, cedeu o empate, Mas, o empate com o Villa Nova é que pode ter lhe tirado o primeiro lugar geral.

Na Copa do Brasil, precisava do empate contra o Maringá, lá, e exagerou ao jogar com o regulamento “debaixo do braço”. Optou por uma gigantesca retranca, do princípio ao fim e pagou caro nos acréscimos, tomando 2 a 0, aos 55 e 56 minutos do segundo tempo. Eliminado!


O jornalista Otávio di Toledo, americano insuspeito, também não gostou do viu e se manifestou no twitter:
“Triste desclassificação do América ainda na primeira fase da Copa do Brasil. Jogou mal, não criou nada, foi pressionado o tempo todo e mereceu a derrota. Seria injusto o Maringá, que atacou e tentou o gol o tempo todo, sair da competição. O time foi medroso e pagou por isso.”


» Comentar

Comentários:
14
  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    Do Alpendre da minha casa aqui na roça eu vi o time do varanda sucumbir ao Maringa.

  • Roberto Soares disse:

    Chico, á parte os erros cometidos pelos dirigentes do Atlético vamos combinar que parece existir todo um esquema para atrapalhar a vida do clube e não é de hoje. A concessionário do metrô de Belo Horizonte anuncia que vai fazer um esquema de “melhorias” neste fim de semana. Como estamos cansados de saber, o atraso e as paralisações serão muitas vezes piores na prática do que o previsto. E boa parte da torcida do Atlético que vai ao jogo amanhã contando com esse meio de transporte que se lasque. O Galo enfrenta essas sacanagens há décadas de órgãos públicos, polícias, justiça e da imprensa.

  • Ed Diogo disse:

    O que falei no outra coluna não retiro uma palavra, mas a culpa desta vez está na repetição do erro do ano passado, iludimos com o Rural que não tem times para realmente mostrar força e estamos no mesmo caminho este ano. Quando perdemos no brasileiro do ano passado para o timinho azul de 4 e em seguida tomamos uma virada do Cuiabá de 2 x 1 em 6 minutos acho que naquele momento teríamos que ter mudado alguma coisa, ontem o erro se repetiu perdemos de 2 para um time que acho está na Série D ou menos que isto e é hora de consertar o rumo , mas isto não acontecerá. Então o que nos resta é torcer para não cairmos para a Série C . Espero estar completamente errado no final do ano.
    Acredita Coelhão

  • Victor Maia disse:

    São os Robin Hood de Minas. Mequinha e Crucru se contentam somente em ganhar do Galo.

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Nem vou, pois o galo, com Felipão, Jemerson, Edenilson, Pedrinho, Kardec, Vargas, Mariano, e futebol que tão jogando vai longe não, ou alguém arrisca, torcer vamos mas a chance de dar errado é grande, diretoria contrata jogadores com salário altíssimo depois não sobra nada para mais investimento, eles que fiquem ligados sócio torcedor tá só caindo torcedor é apaixonado mas tem hora que cansa

  • Marcio Borges disse:

    Chico, o que me pareceu e que o América parecia desconhecer o adversário. O Maringá vem fazendo um excelente campeonato paranaense. O pouco que acompanho vejo que ele não perdeu para os grandes de Curitiba e só tinha perdido uma partida para o Londrina em todo campeonato. Ou seja, é um bom time. Que tem 4 anos de projeto. Que vem crescendo muito no estado.
    O América veio jogar achando que podia ficar só se defendendo. Se deu mal.

  • Eduardo Silva disse:

    Cadê o Ed Diogo para TENTAR explicar essa Maringada que o Kuei tomou? Será de quem a culpa dessa vez? Da arbitragem, do Salum, do técnico ou do blogueiro Chico Maia?

    • Ed Diogo disse:

      Falei não retiro o que disse e contínuo achando o Chico o único imparcial desta área jornalística corrompida sem opinião própria e sem poder falar mal da duplinha mineira senao perdem o trabalho .

  • Pedro Vitor disse:

    Pois é, futebol no início de temporada é cheio de surpresas, é sempre bom esperar dois meses para tecer uma crítica ou fazer um elogio, as coisas tendem a melhorar por melhorar fisicamente, principalmente um trabalho começa a dar frutos é com três meses, se caso não evoluir com seis meses aí sim, é muito difícil encaixar, agora com um mês e pouco de pós férias e isso aí que a gente vê, um tanto de gente quebrando a cara por “achar ” ou se iludir, com vitória ou placar elástico em Campeonato Estadual.

    A pior coisa que poderia acontecer aos cruzeirenses, seria ganhar do Atlético, e iludir, acharam que o time era melhor do que o do ano passado, a diretoria relaxou, e o tombo veio, e assim como aconteceu com o Cruzeiro, o América caiu no mesmo “conto “, melhor time do Campeonato mineiro, pareceu nas manchetes, que o time tinha goleado o Atlético, mas apenas empatou.

    E o Atlético, sei lá, está com as barbas de molho, não caiu no “oba oba “, melhor assim viu!

    Senão ficava aí gente achando que o Galo ia ser campeão do mundo porque bateu no Cruzeiro e América, insucesso deles, seria o nosso. Mas não tem ninguém iludido, as cobranças são enormes, até com um “certo “, exagero, e nem chegamos aonde interessa de fato que são as grandes competições, no caso do Galo ainda não né, porque para o Cruzeiro e América é fim de linha, metade do fracasso, já foi alcançado,e como rebobinar tudo de uma hora para outra?

    Enfim, tô insistindo, que os jogadores ainda não estão na ponta dos cascos, que o Felipão cometeu sim seus erros de escalação, posicionamento, testou muito, e na hora das finais, creio que o futebol do Galo vai acontecer, esse início, somado as férias dos jogadores, aquelas especulações esdrúxulas, são o pior momento do futebol brasileiro, domingo termina essa chatice.

  • Julio Cesar disse:

    Os apontados favoritos a campeão do campeonato mineiro rodaram de cara na copa do Brasil.
    Uai sô….
    Galo tá mal mesmo

  • Raul Pereira disse:

    O América só gosta mesmo é de ganhar do Cruzeiro. Vira um leão.

    Contra o Atlético Mineiro, não é nada mais que um gatinho gordo e velho.

  • Roberto Fonseca disse:

    Chico, América sendo América. Mesmos pernas de pau do rebaixamento. Técnico inexperiente, contratações péssimas. O tal de Jacaré nem no pantanal tem lugar São 112 anos de eterna promessa. Salum & Cia precisam sumir do clube. A dupla que abra o olho um perdeu o outro empatou no apagar da luzes. Campeonato mineiro não serve de parâmetro. Vamos passar aperto na série B

  • Marcelo disse:

    Chico, bom dia.
    Com todo respeito, mas Campeonato Mineiro é só a “baba do boi cansado”, vide ano passado em que o América foi finalista e o que aconteceu no Brasileiro na sequência. O América tem um problema sério na gestão do elenco. O meio de campo esse ano é Alê (33 anos), Juninho (35 anos) e Moisés (36 anos). O Maringá engoliu o América ontem na correria. E se o treinador, que é inexperiente, insistir nessa trinca na série B, vai passar muito aperto, porque a Série B é muito física também, igual ao jogo de ontem. O Salum é o responsável pela manutenção de tantas peças cansadas no elenco e colocou um treinador inexperiente para comandar o barco. Campeonato Mineiro não me ilude. A derrota ontem tem que ser colocada na conta do Salum. Escolheu um Técnico que quer marcar pressionando com um meio de campo em que o mais novo tem 33 anos. Vai dar errado. Pegou um time aplicado, com fôlego e deu no que deu. Tomara que vejam o erro agora no início da temporada. Mas o Salum parecer ser bem teimoso. Insistiu o ano passado inteiro com o Mancini quando todo mundo via que não ia dar mais certo. E bancou o Cauã agora, sem experiência e coragem para botar no banco os veteranos que precisam ir para a reserva.

  • Silvio Torres disse:

    Todos os comentaristas que li, vi e ouvi antes do jogo fizeram previsões pessimistas para o Coelho. E o “Times” caipira – órgão oficial do Massa Falida – teve a coragem de botar na manchete que o América deu vexame. Escancara que o ódio, a baba raivosa da mariada com a entrolhada do Sousa continua vivinha no cangote. Vai com calma rapaziada, tenham modos e tentem fingir que são imparciais, pelo menos na manchete…rsrs