Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ziraldo, “um mineiro que mudou o Rio”

Postagem da Juliana, filha caçula do saudoso comentarista Flávio Anselmo, homenageando o Ziraldo e lembrando da amizade entre ele e o pai

Minha coluna no BHAZ:

A frase é do prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao falar que o grande dos desenhos e das letras é merecedor de todas as honrarias que a cidade do Rio de Janeiro está fazendo e ainda fará por ele: “Ziraldo é um mineiro que marcou a história do Rio de Janeiro e construiu um legado, de educador, de homem da cultura e de pessoa interessante que era. Uma vida bem vivida”, afirmou Paes.


Ziraldo Alves Pinto se foi ontem, aos 91 anos de idade. Nascido em Caratinga, escolheu o Rio para viver, porém nunca deixou participar de tudo da cidade natal, além de visitá-la e exaltá-la sempre. Ele tinha orgulho de ser mineiro e fazia questão de mencionar Minas e a mineiridade.


Não tive o prazer de conviver com ele, mas era como tivesse, de tanto que o saudoso caratinguense Flávio Anselmo, o “comentarista de peito aberto”, falava dele e contava histórias deles em Carantiga. As famílias eram muito amigas.


Recebi do Fábio Anselmo, irmão do Flávio, que reside há muitos anos em Brasília, fotos e boas lembranças do convívio deles por lá, começando por essa frase: “Estão morrendo todos aqueles que conheci ao longo da vida. Muito triste”.

“Atrás de mim Zélio, irmão do Ziraldo, artista como ele e meu colega de ginásio e basquete. Ziraldo me disse uma vez que o Zélio era mais premiado do que ele. Foi diretor da Pinacoteca de SP.”

“Dedicatória do Ziraldo no livro Vito Grandam. Emocionou todos nós por nos considerar sua “raça”.”

Postagem da Juliana, filha caçula do saudoso comentarista Flávio Anselmo, homenageando o Ziraldo e lembrando da amizade entre ele e o pai.

Ziraldo era flamenguista, mas em Minas, era Galo


» Comentar

Comentários:
11
  • Cláudio Brito disse:

    Venceu o melhor, o Maior de Minas!

  • Fernando Chaves disse:

    Os 3 melhores times do Brasil, Fla, Palmeiras e Galo, ratificaram essa condição levando o caneco de seus Estados.

  • Júlio Soares disse:

    Ai Machadinha, o milho germinou: TAÇA!

  • Alisson Sol disse:

    O Cruzeiro fez o que podia com os jogadores que tem. Vejo alguns torcedores e “analistas” criticando o técnico. Parece que viram algum outro jogo, ou sabem de algo que ninguém mais sabe.

    O diferencial do jogo é simples. Tanto Atlético-MG quanto Cruzeiro tiveram umas 9 bolas que podiam “gerar gol”. O Atlético-MG fez 3 gols. O Cruzeiro fez 1 gol. Tem sido o problema do clube há algum tempo. Estou começando a achar que o Ronaldo para ajudar o clube vai ter de entrar em campo. Bola para a frente. O Rural terminou, o Cruzeiro não ficou achando que “encontrou soluções” e a chance de queda no Brasileiro caiu bastante! Mas aviso: o técnico pode até não ser um Guardiola, mas com os jogadores atuais… nem Guardiola!

  • Victor Maia disse:

    Com todo respeito ao passamento do Ziraldo, mas o Galo passeou em campo. Os simpatizantes como sempre, arremessaram objetos no camarote da diretoria do Galo e nos atletas quando comemoravam os gols. O Galo tem 3 casas!

  • Mariano Celeste disse:

    Com Rafranguel, Dimenos e Largamão, vai ser sempre decepção.

  • Jeremias disse:

    Este time do Crucru é muito fraco.

  • Germano Brás disse:

    Rafael treme quando vê Hulk! VITÓRIA DO GALO NO NOSSO SALÃO DE FESTAS!

  • João Brás disse:

    O arrogante de Minas, gritou o nome do Jemerson, fez faixa de campeão, cantou vitória antes da hora; mais uma vez a arrogância é derrotada. VOU FESTEJAR O TEU SOFRER. QUANDO TÁ VALENDO, TÁ VALENDO!

  • Juliano Salvador disse:

    Ai Credo o Galo Ganhôôôôôôô!

  • Jeremias disse:

    Vá com Deus Ziraldo! E O GALO GANHÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔOÔÔÔÔÔÔ!!!!