Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Maior problema do Cruzeiro não é treinador: é a diretoria do futebol

Sucesso ao Fernando Seabra, que pelo passado na base, pode se dar bem como técnico profissional. (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro/divulgação

Porém, sem o suporte de uma diretoria de futebol competente, nenhum treinador dá conta de montar um time vencedor. A entrevista coletiva do diretor Pedro Martins tentando explicar a demissão do Larcamón foi ridícula. Não falou coisa com coisa.

Até Procópio Cardozo, profundo conhecedor do futebol e do Cruzeiro, que sempre apoiou o Ronaldo, ficou espantado e comentou:

@procopiocardozo “Bom dia estou impressionado com o amadorismo do pessoal que o @Ronaldo trouxe para cuidar do futebol profissional do @Cruzeiro. Não salva um.”

Josias Pereira, um dos melhores jornalistas da nova safra mineira:

@josiaspereira “Não existe proposta técnica na SAF do Cruzeiro. Lembremos que o Seabra estava aqui e foi embora. Dentre todas as avaliações que foram feitas, por que o nome dele foi descartado? E por que ele volta agora como solução para uma sequência de temporada?”

O Adroaldo Leal, da 98 FM mandou um trecho do que falou o diretor de futebol:
@AdroaldoLeal “
O diretor de futebol do Cruzeiro Pedro Martins disse que existia uma distância importante entre o método da comissão técnica de Nico Larcamón, e o método e prática do clube, por isso foi tomada a decisão do desligamento do treinador.”

Ronaldo Nazário foi um fenômeno como jogador e agora se diverte como dono de clubes de futebol. Foi mal na primeira experiência nos Estados Unidos, saiu fora. Continua patinando na segunda experiência, mal no Valladolid/Espanha, batendo cabeça.

Na sua aventura mais ousada, que é o Cruzeiro, troca de técnico de quatro em quatro meses: Paulo Pezzolano, Pepa, Zé Ricardo e Nicolás Larcamón.

Fez um “negócio da China”, e virou dono do clube. Despachou para Belo Horizonte amigos boleiros e burocratas para trabalhar para ele. No futebol, até agora, só frustração para a torcida que sonhou que, com ele, a Raposa voltaria a ser o que já foi imediatamente. Comandar futebol, escolher comissão técnica e montar time competitivo não é simples. Não basta ter sido um grande jogador.

Baseado nessa reportagem do portal Terra, de 14 de janeiro de 2022, veja o critério (ou a falta) do “Fenômeno” para montar o comando do futebol  do Cruzeiro: “… O novo dono do CruzeiroRonaldo Fenômeno, está tentando montar uma equipe de colaboradores com ex-parceiros de Corinthians. Depois de Paulo André, Elias, ex-volante do Timão, foi convidado pela direção da Raposa para compor o departamento de futebol. Elias está fora dos campos desde 2020 quando defendeu o Bahia. As conversas entre Elias e a Raposa já aconteceram. Ele e Ronaldo se encontraram em um hotel de Belo Horizonte, além de uma visita na Toca da Raposa II. Elias vem realizando cursos desde que deixou o Bahia. Ronaldo e o ex-volante jogaram juntos no Corinthians de 2009 a 2010.

Elias também foi companheiro de Paulo André, ex-zagueiro e principal responsável do futebol no Cruzeiro, desde que foi comprado por Ronaldo, no fim de 2021…”

Que coisa! Mais parece uma “ação entre amigos”. Ano passado apareceu o ex-meio campista argentino D’Alessandro, ex-Internacional. Durou pouco.

Interessante é que o Paulo Autuori está lá, mas suas opiniões não devem ser acatadas, no sistema “moderno” de decisões colegiadas implantadas pelo manda chuva maior do clube, Gabriel Lima, formado em Administração pela Universidade Federal Fluminense.

No comando da diretoria de futebol, aparece Pedro Martins, também de curriculum muito legal, segundo o www.linkedin.com/in/pgsmartins/overlay/contact-info/

Pedro Martins

Diretor de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube

Administrador com MBA na Universidade de Liverpool-ING e atualmente é Diretor Executivo de Futebol do Cruzeiro Esporte Clube. Durante os últimos anos foi Vice Presidente de Competições da Federação Paulista de Futebol e contribuiu ativamente com o desenvolvimento dos projetos de futebol da Ferroviária de Araraquara e Club Athletico Paranaense. Além disso, acumula experiência profissional em clubes como Olé Brasil e Queen Park Rangers-ING.”

Mas, quem sabe ainda dá certo?

Como diria o Adilson Batista, “vamos aguardarrr”!

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro/divulgação


» Comentar

Comentários:
20
  • Alisson Sol disse:

    Descobrimos: o Cruzeiro se sair na frente, precisa abrir 4×0! Assim, tem chances, pois sabemos que vai levar 3 gols no segundo tempo! Que goleiro! Quando eu pensava que era impossível levar mais frangos comprometedores ou (não) sair na bola na pequena área pior que Fábio, eis que Rafael Cabral prova que eu estava errado!

    Agora que viu a ruindade ao vivo, e deu chance aos mesmos que haviam demonstrado incompetência contra o Atlético-MG de demonstrarem sua incompetência contra o Alianza, será que terá a coragem de mudar os jogadores? Rafael Cabral, Lucas Silva e Dinnero não jogam no meu time de amadores senior!

  • Alisson Sol disse:

    É compreensível a crítica a Ronaldo por escolher amigos para posições no clube, mas é questionável qual seria a alternativa: inimigos ou desconhecidos? Ainda que haja erros na gestão, prefiro a intenção de acertar à antiga prática de endividamento do clube por ex-dirigentes que, apesar de conquistarem títulos importantes, agravaram a situação econômica do clube mesmo com receitas extras. Será como?

    Lembrem-se de que não existem rebaixamentos em torneios como a Copa do Brasil, Libertadores e Copa Sul-Americana, que não garantem renda estável. Em contrapartida, o Campeonato Brasileiro representa uma fonte de receita mais segura, mas um rebaixamento de Série A para Série B pode devastar financeiramente o clube, especialmente se já estiver em condições financeiras frágeis. Ronaldo assumiu um time que já enfrentava dificuldades na segunda divisão, com a torcida muitas vezes esquecendo desafios passados, como iniciar uma temporada com pontos negativos, o que complicou significativamente a posição do time na competição. Se era um negócio assim tão bom, será por que ninguém apareceu à época?! Agora que, apesar da falta de títulos, o clube está resolvendo aos poucos a situação administrativa, o que tem de gênio financeiro e esportivo aparecendo, faltou nos 3 anos da Série B! Onde estavam?

  • Cláudio Brito disse:

    A luz foi embora aqui na nossa região. Será quanto foi o jogo do Galo contra o Rosário?

  • Victor Maia disse:

    Essa SAF é um samba do crioulo doido, só vexame. Ai credo o Galão Ganhou!

  • Eduardo Silva disse:

    Até hoje eu não entendo essa magoa com o Ronaldão.

    O cara é um dos melhores jogadores do mundo, celebridade mundial e aqui é Gorducho, é incompetente, é aproveitador, é bandido.

    É muita magoa!

  • Raul Pereira disse:

    Adendo: sou um daqueles que ficou irritadíssimo com a saída do Fábio, ainda mais do jeito que foi. Um dia saberemos os bastidores dessa história.
    Se tivesse um grupo “viúvas do Fábio”, eu estaria lá.

    Por conta disso, “vigiei” Rafael Cabral por alguns meses. Confesso que estava doido para detoná-lo.
    Mas o tempo passou, e ele me convenceu. É sim um goleiro à altura do Cruzeiro.

    Falhou feio no primeiro gol do primeiro jogo da final, mas isso acontece. Os outros 4 gols (o segundo no primeiro jogo e os três no segundo jogo) não foram culpa e nem falha dele.

    Temos coisas mais urgentes para nos preocupar do que o goleiro.

  • Marcio Borges disse:

    Esta é uma daquelas coisas que acontecem no futebol e, nós torcedores, só ficamos observando sem entender nada. Aliás, eu acredito que, no mundo do futebol, a gente não fique sabendo de 5% do que acontece. O cara estava no clube ganhando um salario X e não foi aproveitado mesmo fazendo uma boa campanha no sub-20 e ajudando no brasileirão. Foi pro Bragantino e, com certeza, voltou ganhando mais do que ganhava antes. E, pelo que li, estava fazendo um trabalho mediano no Bragantino. Ou seja, se era para apostar, que fosse pelo menos em alguém mais rodado e testado.
    Outra coisa que as SAF’s estão demonstrando que o amadorismo continua nos clubes independente de qual seja. É tecnico sendo demitido como antigamente, é dirigente fazendo acusações sem apresentar provas, é falta de condiçoes para os times de base e feminino……pelo visto, o negocio mudou de dono mas continua amador.

  • Gilberto Costa - Montes Claros disse:

    Uma SAF/diretoria de Futebol que dispensa o goleiro Fábio e contrata Rafael Cabral e o mantém depois de inúmeras “entregadas”, não tem o menor compromisso com vitórias. É apenas e tão somente Lucro.

  • João Brás disse:

    Simples, o Crucru procura sempre estar ao lado de seus credores. Ronaldo querendo fazer acerto, o boleiro querendo receber. É por isto que muitos ex voltam somente até resolver o “probrema”

  • Giovani José Pinto disse:

    Deixa os HOMI trabaiá Xico, kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. Está quase tudo errado no clube, a começar pelos seus dirigentes, que são amigos do Ronaldo Gordo e nenhum deles a começar pelo cara que comprou entende nada de futebol. Fernando Seabra estava aqui, porque deixou ir embora? Porque trazer um cara lá de fora, até chegar aqui e entender as entranhas do nosso estado leva no mínimo 02 meses. Porque não dar uma nova chance ao Marcelo Oliveira? Sinceridade, não vejo com bons olhos o ano de 2.024, vamos repetir 2.023 com muito sofrimento !!!!

    • Alisson Sol disse:

      Se repetir 2023 está até bom. Agora, compare jogador por jogador com o time de 2019. Acho que o de 2019 ganha em todas as posições. E olha o resultado…

      Vou torcer para este técnico queimar minha língua, pois a entrevista dele foi uma das piores que já assisti na vida. E eu assisto entrevista de políticos frequentemente! Vamos aguardar…

  • Julio Cesar disse:

    “Poisé” Chico!
    “Não se faz copa do mundo com hospitais”. Não sei se Ronaldo criou ou alguem soprou pra ele. Pra ele botar a cara e passar recibo.
    Mas “aprendeu” a fazer negocios com José Maria Marin. No comitê da copa 2014.
    Reportagem do ge de março de 2022 “Ronaldo não precisa aportar R$400 milhões e pode obrigar cruzeiro a recomprar SAF, leia contrato”, dá detalhes.
    Ronaldo exigiu 90%; exigiu regularização e venda da sede campestre, sede social barro preto, sede administrativa para pagar dividas.
    Direito a explorar economicamente marcas e simbolos sem nenhum pagamento adicional a titulo de royalties.
    Tudo com orientação tecnica da XP através do diretor Pedro Mesquita.
    E negociada por Sergio Rodrigues.
    Reportagem está lá. Só pesquisar.
    Todos estranharam na época. E teve gente da imprensa dizendo “ou é Ronaldo ou a falencia”.
    Como dizia um ex colega de trabalho, “já que lá tá, que lateja”.

  • Silvio Torres disse:

    Chico Maia está falando da “jestão” do Massa Falida. Vários sites estão falando de um “anúncio” de prefeitura com o demitido do Massa Falida. Entenderam o que eu quis dizer sobre o gordão ser um caçador de clic baits? Ele vive do “falem mal, mas falem de mim”.

  • Raul Pereira disse:

    É, não está bom mesmo não.
    Os caras erram muito mais que acertam.
    E não venham com essa história de currículo – isso todo mundo tem, além do que papel aceita qualquer coisa.
    (Eu mesmo tenho em meu currículo a administração, por longos 20 anos, do condomínio do prédio – posso me candidatar também ?)

    Mas tem uma coisa que me chama a atenção: o que esses “jênios” entendem de futebol propriamente dito ? Será que eles sabem pelo menos que a bola é redonda ?

    Por outro lado, a tentativa de inserir novos nomes na gestão do futebol, em vez daqueles já manjados – tipo Antônio Lopes e similares – é válida.

    Válida mas não está dando certo, pelo menos por enquanto. (Quando é que Gabriel Verón vai estrear mesmo ?).

    Fico apreensivo com o início do Brasileirão. Afinal, é isso que importa de verdade.

    • João Carlos disse:

      “Fico apreensivo com o início do Brasileirão. Afinal, é isso que importa de verdade”.

      O que importava, “DE VERDADE”, era a Copa do Brasil. Depois, o que importava “DE VERDADE” era o Campeonato Rural. Agora o que importa, “DE VERDADE”, é o Brasileiro. Na sequência, o que vai importar, “DE VERDADE” será a Sulamericana, um torneio internacional a ser disputado depois de 150 anos. Então tá!

  • José Cláudio disse:

    Seria muito bom se pudéssemos voltar à época da doação do falecido cruzeiro ao Ronaldo. Lá não faltavam expressões como “um grande gestor”, “um cara muito competente e influente”; “um profissional do futebol cercado por uma equipe muito preparada que dará suporte à reconstrução do time”; “um cara que se preparou para exercer a gestão de um time profissional” e outros blá-blá-blás.