Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Três suspensos, mas não existe mais a necessidade de se comprar árbitros

(Foto: Reprodução/Divulgação)

Minha coluna no BHAZ:

Um mineiro, um paulista e um carioca. A CBF afastou os três árbitros lambões (pra não dizer coisa pior) que cometeram absurdos nos jogos da primeira rodada do Brasileirão 2024: André Luiz Skettino (Atlético-GO 1 x 2 Flamengo), Flávio Rodrigues de Souza (Vasco 3 x 2 Grêmio), e Yuri Elino da Cruz (Corinthians 0 x 0 Atlético).


Vivo estivesse, meu conterrâneo João Guimarães Rosa diria sobre este assunto: “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa”.

Mas, como ele se foi em 1967, aos 59 anos, fico com a hipótese levantada pelo Carlos Junqueira, que vez por outra nos honra com os seus comentários aqui no blog:
“… Chico e leitores do blog.
Há anos escrevi aqui o que vou escrever novamente. Não existe mais a necessidade de se comprar árbitros. Na minha modesta opinião o raciocínio é muito simples. Todos os juízes de série A (apesar de terem outra profissão) ganham provavelmente pelo menos 20 mil reais líquidos no somatório das partidas apitadas no mês.
Portanto, os mesmos sabem que se, na dúvida, prejudicarem os times do ”eixo” serão colocados na geladeira. A única coisa que estão fazendo é defender o ”leite” das suas crianças.
Os três juízes da rodada passada foram afastados desta vez, pois os erros foram absurdos (e em lances capitais) e a imprensa resolveu chiar, coisa pouco comum de acontecer. Vide o exemplo do juiz do jogo do Galo. O primeiro cartão aos 15 segundos de jogo para mim foi o mais emblemático. Até agora estou procurando a falta desclassificante do Bataglia que justificasse o mesmo. Apesar de o juiz poder dar cartão com um segundo, todos nós sabemos que nos primeiros minutos os juízes (pelo menos todos que eu tinha visto) são extremamente condescendentes com faltas passíveis de cartão. Além da lambança no lance do Fagner. Deu amarelo sem ter dado a falta (a bola sobrou para o jogador do Corinthians) e pelo que li, depois justificou que foi por causa do lance com o Arana (portanto tinha que ter dado o pênalti).
Na verdade os árbitros já vem com o pensamento repetitivo: não posso prejudicar em hipótese alguma os times queridos da CBF e da mídia.
Para ser campeão, não sendo time do Rio e São Paulo, tem que ser extraordinário ou despretensiosamente aparecer na reta final.”


E para quem já está me contestando sobre a cidade onde nasceu o fantástico Guimarães Rosa, direi que também está correta a contestação: foi em Cordisburgo, porém, em 1908, época em que o “Distrito da Vista Alegre” pertencia a Sete Lagoas.
Em 1911 passou a pertencer a Paraopeba e finalmente, em 1938, foi emancipada e continua sendo uma das mais belas e acolhedoras cidades de Minas.
Além de Guimarães Rosa, tem a Gruta do Maquiné e um povo extraordinário. Vale demais uma visita demorada a Cordisburgo.

(Foto: Reprodução/Divulgação)


» Comentar

Comentários:
12
  • Raul Pereira disse:

    É Chico, como seu amigo que me considero, tenha muita pena de vc.

    Fiquei o dia inteiro esperando abas para comentários dos jogos de ontem dos times mineiros, mas não apareceu nada.

    Aí eu acho que entendi o que deve estar se passando na sua cabeça: prá que vou comentar tática, estratégia, destaques positivos ou negativos ? O povo só entra aqui prá ficar xingando um ao outro mesmo, com aqueles argumentos e gozações sem graça de sempre, às vezes até apelando para baixarias e agressões pessoais diretas…e eu vou perder meu tempo filtrando e mediando essa bagaça ?

    Se for isso, vc está coberto de razão.

    (Obs: a calculadora invertida do Cabuloso agora aponta 41 pontos).

  • Pedro Vitor disse:

    Ontem eu fiquei completamente enraivado, como que o Atlético, complica um jogo, praticamente já quase que resolvido, dessa vez não podemos culpar o Jemerson, nem o Paulinho.

    Infelizmente, o Álisson, teve a bola do jogo, e perdeu. Esse menino, foi muito “elogiado”, e já esta se sentindo um craque.

    Precisa entender, colocar na cabeça, que ele é um jogador do elenco do Galo, e precisa “aproveitar as chances”, igual a todos os jogadores.

    E do mesmo jeito que vem os “elogios”, as “críticas, vem no mesmo balaio, costuma ser ate mais forte!

    Galo começa mal o Brasileiro!

  • Leonardo Sousa disse:

    Como negar que não existe algo de podre no ar, se um dirigente do Flamengo, Walter Clark, confirmou em seu livro que se comprava juízes.
    Em 53 anos de campeonato brasileiro, a partir de 1971, apenas 15 vezes clubes fora do eixo foram campeões- Internacional 3x, Cruzeiro 3x, Atlético Mineiro 2x, Gremio 2x, Guarani 1x, Bahia 1x, Coritiba 1x, Atlético do Paraná 1xe Sport 1x, este último há controvérsias. Essas 15 vezes representa apenas 28% desses 53 anos. Como não questionar, só os mineiros perderam títulos com erros claros de árbitros e manobras de bastidores. Cruzeiro em 1974, Galo em 1977, 1980 e 1999.

  • Alisson Sol disse:

    Se há uma coisa que eu admiro na torcida do Cruzeiro é “não apelar” para esta desculpa de que “os árbitros estão favorecendo os [algum time] consistentemente”. Há erros pontuais? Claro! Inclusive a favor do time. Mas o fato é simples: o clube com mais dinheiro vai comprar os melhores jogadores, que vão ter melhor performance e, na média, vencer mais competições.

    Se o clube quer melhorar, aposte em jovens e descubra revelações ou, o que já fez, faça dívidas para contratar jogadores e depois vá arcar com as consequências. Já ficar culpando o juiz é a desculpa pronta do incompetente. Realmente, a bola não entra por acaso!

    • Pedro Vitor disse:

      e aquela choradeira no campeonato mineiro é o que cara pálida!

      • Alisson Sol disse:

        Que “choradeira”? O time do Cruzeiro perdeu para o time to Atlético-MG na bola. Simple assim!

        E digo até mais: ontem o Cruzeiro empatou com o Fortaleza na sorte! Houve um período do jogo em que tudo indicava que o Fortaleza ia aumentar a vantagem e partir para a goleada. Mas, quem não faz, leva…

        Tive ontem o tempo de ver os 30 minutos da prorrogação de Manchester City x Real Madrid, mais as penalidades. E depois, a tristeza de ter o tempo de ver Fortaleza 1 x 1 Cruzeiro. É muito passe errado para o meu gosto. Parece outro esporte!

      • Robinho Ferreira disse:

        Onde vc viu reclamação de juiz meu jovi?
        a gente perdeu unicamente e exclusivamente por causa do treinador que escalou e mexeu errado. e a torcida criticou ele e Rafa cabral esse acho q nem teve culpa. mas ex treinador deu o caneco pra vcs e qualquer criança sabe disso mas deixa vcs acharem que seu time ganhou pq é uma maquina e vai fazer frente com mengo e parmera. confiaaaa.

  • Pedro Vitor disse:

    Galo e Sport na copa do brasil, como sempre, decidi o jogos fora de casa, impressionante, essa sina do Galo!

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. Tenho acompanhado a Champion Legue deste as etapas de classificação e agora nos mata mata. Nos jogos de ontem, nada a reclamar, até na expulsão do cabeça de bagre do zagueiro do Barcelona…sujeito juvenil, era deixar fazer o gol, empataria o jogo, mas ficaria 11 contra 11, ali o Barça dançou. Mas sobre seu post, até o final do ano vamos ver quase todos os árbitros suspensos, afastados ou na geladeira. Não tenho a menor duvida que o Campeonato tem suas cartas marcadas e faço até uma aposta. O Campeão saíra do eixo RJ/SP e nenhum do mesmo eixo será rebaixado. Anota ai e me cobra no final do ano.

  • Antonio da Silva disse:

    Notaram que os suspensos são árbitros sem experiência, que beneficiaram os mesmos times de sempre. No caso do Galo 3 erros(?) que definiram o placar da partida. Cartão no início do jogo, duvido se fariam isto com os queridinhos. E no mesmo lance dois roubos: penal no Arana não marcado e a não expulsão na entrada criminosa no Zaracho. Isso tudo com um agravante, o árbitro estava a dois metros do lance. Pior de tudo, nem o VAR foi acionado. Como sempre, o Galo no prejuízo!

    • Roberto Soares disse:

      Quem apostou num cartão para o Atlético no primeiro minuto levou uma boa grana. Quem apostou num vermelho para o Galo no primeiro tempo também levou um dinheiro gordo. O Brasil é um paraíso.