Se até na Inglaterra estão soltando este tipo de guia/besteirol, imagine quanta picaretagem será lançada aqui para a Copa do Mundo e Olimpíadas!
Está no portal Uol:
* Um japonês sorrindo não está necessariamente feliz; não fique alarmado se os franceses forem rudes; evite piscar para alguém de Hong Kong; nunca confunda um canadense com um americano. Aos brasileiros, não pergunte sobre idade, salário, estado civil e não fale de seus ferozes rivais, os argentinos.
Essas são algumas das regras de etiqueta que a agência nacional de turismo da Grã-Bretanha (VisitBritain) lançou, nesta quarta-feira, em um guia feito para saber lidar com as centenas de milhares de visitantes estrangeiros que visitarão Londres durante a Olimpíada de 2012.
Com o intuito de ajudar os cidadãos britânicos a receberem melhor os turistas, porém, a VisitBritain exagera nos estereótipos para alertar sobre atitudes que, segundo eles, são comuns aos visitantes de diversos países.
As dicas de etiqueta foram escritas por funcionários da agência sobre os seus próprios países de origem. Eis alguns exemplos:
Poloneses bebem excessivamente; franceses são exigentes nos restaurantes; não sirva vinho aos argentinos, eles têm métodos próprios e um humor peculiar; para os belgas, estalar os dedos pode ser uma ofensa; australianos e neo-zelandeses usam linguagem vulgar, mesmo não querendo ofender; japonês não gostam que fiquem lhes observando por muito tempo, e sorriem para expressar diversas emoções, não só alegria.
Além disso, diz o guia, é preciso ter paciência para lidar com turistas da Índia ou dos Emirados Árabes Unidos. “Os indianos são, em geral, impacientes, e gostam de ser rapidamente atendidos”, afirma o guia. Eles também não gostam de ser tocados por estranhos e suspeitam da qualidade dos alimentos britânicos.
Os hóspedes da China e de Hong Kong não gostam que falem em “fracasso, pobreza ou riscos de morte”. Já com os mexicanos, aconselham a não falar sobre imigração, pobreza, guerra e terremotos, mas eles adoram falar de história e arte.
Segundo a VisitBritain, os canadenses não gostam que confundam sua nacionalidade e ficham chateados em serem chamados de americanos, por isso costumam usar símbolos de seu país para serem mais facilmente identificados. Enquanto os americanos podem aparecer “informais ao ponto de ser muito diretos ou até mesmo rudes, e não vão hesitar em reclamar”.
“Dar aos nossos visitantes estrangeiros uma recepção acolhedora é absolutamente vital para a nossa economia”, disse Sandie Dawe, diretora-executiva da agência que criou o guia. “Com centenas de milhares de pessoas pensando em vir para a Inglaterra na corrida até os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2012, os conselhos são apenas uma das maneiras pelas quais o VisitBritain está ajudando a cuidar da indústria do turismo”, completou.
Aproximadamente 30 milhões de pessoas visitam a Grã-Bretanha a cada ano, gastando cerca de R$ 46 bilhões. Os Jogos Olímpicos de 2012 esperam atrair R$ 17 bilhões em receitas de turismo, de acordo com estimativa do governo, e cerca de 320 mil turistas.
* http://www1.folha.uol.com.br/esporte/781342-londres-faz-guia-para-2012-e-diz-que-brasileiro-nao-gosta-de-intimidades-e-de-argentinos.shtml