Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Situação constrangedora

Nunca conversei pessoalmente com o Promotor José Antônio Baeta, mas o conheço de fotos e entrevistas às TVs. A última foi no “Boa Dias Minas”, da Globo, por volta das 7 horas, quando ele disse que Alexandre Kalil poderia ser afastado da presidência do Atlético por ter concordado com pressões de torcedores sobre jogadores na balada. Ele ficou conhecido no meio do futebol pela defesa do estatuto do torcedor e constantemente é contestado por sugerir a limitação da lotação de estádios em Minas. Mas quarta-feira, no Atlético 1 x 1 Palmeiras, fiquei absolutamente surpreso com a cena que vi e custei acreditar que fosse o próprio Dr. Baeta. Tive que confirmar com outras pessoas, antes de escrever. Sim, foi ele mesmo quem tentou colocar uma senhora na área das autoridades, imprensa e cadeiras especiais da Arena do Jacaré. Eu estava descendo a escadaria das cabines em direção a este setor, quando tive que aguardar o diálogo do Promotor com a funcionária responsável pela conferência das credenciais. Junto com outras pessoas, vimos e ouvimos todo o diálogo, enquanto aguardávamos.

Não pode

O Dr. Baeta não foi grosseiro em momento algum no diálogo, mas insistia que a senhora em questão era uma colega de trabalho, porém, que estava sem a devida credencial no momento. Nenhum motivo para duvidar da palavra dele, mas sem credencial ou o devido ingresso, alguém da posição dele, não poderia nem sequer tentar uma operação dessas, constrangedora para todos.

Carteirada

Confesso que apesar de estar em Sete Lagoas, minha cidade, tenho ido menos aos jogos na Arena do Jacaré que no Mineirão, para evitar constrangimentos semelhantes. Meus conterrâneos me pedem coisas que não posso atender, por questões óbvias. Entrar em áreas restritas a jogadores, imprensa, dirigentes e autoridades; uma camisa do Galo, Cruzeiro, América ou adversários.

Suspeição

Pelo conhecimento de longos anos que tenho com dirigentes e funcionários dos clubes e da Ademg, não seria difícil conseguir algo assim, mas a minha independência iria para o espaço. Como as pessoas de modo geral não entendem isso, prefiro ver os jogos pela TV ou chegar em cima da hora ou muito antes, minimizando o contato com o público.

Coragem

Nem todos, de portaria ou segurança, têm coragem ou paciência de conferir as credenciais de autoridades e jornalistas. Na Copa do Mundo era fácil penetrar em qualquer setor dos estádios. Mas, tenho visto rigor nesse trabalho na Arena do Jacaré, nos jogos do Atlético, e é assim que tem que ser. Não pode é gente importante como um Promotor, Dr. Antônio Baeta expor a todos em situações como essa.


» Comentar

Comentários:
15
  • Alisson Sol disse:

    Interessante página de um jornal que estou lendo:
    – Brasil elege a protegida de “Da Silva”
    – Primeiro-ministro italiano sob fogo por ajuda a adolescente: sobre o caso do Berlusconi, que pediu a liberação de uma jovem sob custódia da polícia.
    – Haiti espera pelo furacão Tomas.

    Segue propaganda de página inteira de anti-depressivo…

  • J.B.CRUZ disse:

    O ser humano de modo geral, só vê o erro dos outros..

  • JERRY LEWIS-CAMPOS GERAIS - MG disse:

    A PGJ deve tomar providências

  • João Souza Carvalho disse:

    Esse promotor está cada vez mais desmoralizado. Já pedi aqui que o PGJ o substitua. O Baeta em matéria de futebol é uma tragédia.

  • Luciano Nogueira - SL disse:

    Pois é… É muito fácil exigir do outro o cumprimento da lei. Difícil é a gente mesmo cumpri-la.
    Mais um fato que aumenta minha antipatia por este senhor. Quer cobrar legalidade? Siga a lei!

  • Pavão disse:

    É por essas e outras que cada vez acredito menos neste País…

  • Bertoldo disse:

    Chico, péssimo acordo esse que o Galo fez com o governo de Minas, para mandar seus jogos para a Arena.
    Nada contra a cidade e muito menos contra o estádio, mas o Galo não dá sorte na Arena. Se não me engano foi dito aqui que a Arena tem as mesmas dimensões do Engenhão e jogar contra o Bota, um time que se fecha e defende muito bem, não foi bom pro Galo. Veja a diferença do futebol praticado no Parque do Sabiá. Na Arena vai ser difícil furar as retrancas armadas e todos tiram pontos do Galo na Arena.

  • Roberto Cesar disse:

    Prezado Chico, voce esta chovendo no molhado, ao emitir uma opiniao sobre CUCA X JAECI, voce esta dando ibope para um episodio tao pequeno quanto quem o comecou. Nao se pode defender o que e indefensavel, o JAECI sempre elege seus protegidos e cai de pau em cima dos seus desafetos, lembro me bem do Luxa quando foi contratado pelo Cruzeiro, caiu de pau e depois valorizou e se tornou amiguinho, ele derrubou o AB em 2008 e contratou NEY FRANCO, onde ele ta? O Marcelinho Paraiba e o Conca estao onde, ah ele mesmo havia dito que eles eram jogadores do Cruzeiro. Bom Chico, continue fazendo seu bom papel de comentarista… e deixe o advogado do diabo para Quaresma, enfim o Quaresma e o advogado ou ele e o diabo? Abracao….

    – Belo Horizonte

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Complicado…

    Quem deveria dar é exemplo, fica querendo é dar seu “jeitinho”…

    Mas infelizmente, isso é típico de nós Brasileiros… Aquele que nunca deu um jeitinho ou pelo menos tentou dar um jeitinho pra isso ou aquilo, que atire a primeira pedra…

    Inclusive, aqui mesmo no Blog já teve um tópico sobre isso.

    O que nos incomoda um pouco mais neste episódio do Dr. Baeta, é que na qualidade de Promotor, ele mais do que ninguém deveria procurar dar melhor exemplo.

  • Edisio torres disse:

    Prezado Chico;
    Acredito que já manifestei publicamente sobre o que penso sobre voce, se ainda não o fiz, farei neste momento: “Se tivermos que escolher os três melhores jornalistas de Minas Gerais, com certeza voce é um deles”. Já disse isto para inumeras pessoas, e esta materia vem simplesmente comprovar o que estou afirmando. Parabéns conterrâneo pela sua postura, pela sua ética.

  • lauro disse:

    Chico você esta correto o promotor falhou feio na carteirada como o Kalil falhou feio em seu comentário em que sugeriu que ” jogadores do Atletico poderiam tomar um cacete nas madrudas “

  • bessas disse:

    É Chico aqui no Brasil ainda não acabou o “Você sabe com quem está falando?” Termo abordado abundantemente pelo antropologo Roberto Damatta em seu livro O que faz o Brazil Brasil.

  • Frederico Dantas disse:

    Lamentável, apesar de não se poder dizer surpreendente. Eta, Brasil.

  • Coutinho disse:

    E no final das contas, ela entrou ou não entrou? COMPLETA a reportagem!!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    É Chico foi bom você ter presenciado esse fato lamentável, esse promotor é o rei dos holofotes e flashes, adora aparecer. Deviam ter filmado isso e colocado em horário nobre, porque normalmente esse povo não conhece os limites do seu poder.