Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Tomara que Adilson volte a ser humilde

ABQuem sabe depois dessa, ele dá uma repensada em seu comportamento como ser humano e reconheça que a vida é um eterno aprendizado e que ninguém é perfeito!

Que todos nós aprendemos diariamente com tudo e todos ao nosso redor!

Como jogador tinha uma personalidade totalmente diferente da de treinador. Era simples, humilde e trocava ideia com todo mundo: do roupeiro ao presidente do clube, passando pelo porteiro aos torcedores, imprensa, enfim…

Como treinador, começou uma carreira brilhante, mas abandonou as suas características vitais de cidadão. Acha que é melhor que todos, que é infalível, que não precisa de ninguém, que só ele sabe de futebol e que o resto é o resto!

A imprensa passou a ser o seu inimigo e responsável pelos seus fracassos. Quis imitar José Mourinho, que sabe usar essa estratégia para unir os jogadores em torno de si, contra a mídia. Só que Mourinho tem a medida certa e não é de cometer injustiças, mesmo contra a imprensa. Adilson humilhou colegas, principalmente os mais jovens, que começavam a carreira.

Em Minas, durou muito no Cruzeiro porque era amigo do Zezé Perrella que o protegeu enquanto aguentou.

Em São Paulo, onde amizades não se misturam com profissionalismo, durou pouquíssimo no Corinthians e agora no Santos.

Notícia do Globo.com

 

“Santos demite Adilson Batista”

Adilson Batista não é mais técnico do Santos. O treinador foi demitido na noite deste domingo após colecionar seguidos tropeços e não conseguir encantar a torcida. Depois do empate de 1 a 1 com o São Bernardo, sábado na Vila Belmiro, a diretoria do Peixe se reuniu e decidiu pela substituição do treinador.

Contratado em novembro de 2010, Adilson só assumiu o time depois do último Campeonato Brasileiro. O treinador participou da preparação do elenco para 2011, mas só dirigiu a equipe em 11 partidas. Apesar de ter apenas uma derrota em seu currículo como técnico do Santos (foram mais cinco empates e cinco vitórias), Adilson nunca foi uma unanimidade na Vila. Sob seu comando, a equipe teve aproveitamento de 60,6% dos pontos disputados, marcou 23 gols e sofreu 13.

A relação de Adilson com a torcida, que nunca foi de amores, passou a ficar ainda mais estremecida nas últimas semanas. Na estreia da Taça Libertadores da América, contra o Deportivo Táchira, o Peixe, já reforçado por Neymar, não passou de um 0 a 0 na Venezuela no dia 15 de fevereiro. De volta ao Brasil, a equipe foi derrotada pelo rival Corinthians, por 3 a 1, no domingo passado.

Após perder para o Timão (seu único revés), Adilson começou a ser alvo de protestos. Uma padaria de Santos, tradicional reduto de torcedores alvinegros, estendeu uma faixa com dizeres contra o treinador. Durante a semana, Adilson chegou a brincar ao dizer que iria até o estabelecimento para tomar um cafezinho.

A gota d´água foi sábado, com o empate diante do São Bernardo, pelo Campeonato Paulista. Com uma escalação contestada e o time não conseguindo render, o Peixe só empatou em 1 a 1. Adilson deixou o gramado da Vila Belmiro vaiado e ainda mais pressionado. Cerca de 24 horas depois foi demitido.

A diretoria, agora, corre para procurar outro técnico. Na quarta-feira, frente ao Cerro Porteño-PAR na Vila, pela Libertadores, o time deve ser comandado pelo auxiliar Marcelo Martellote.

* http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2011/02/adilson-batista-e-demitido-do-santos.html?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=globoesportecom


» Comentar

Comentários:
17
  • Márden de Pádua disse:

    Chico, você que já criticou o Adilson por ser “evasivo“, e ele é mesmo… também é evasivo quando não cita com mais descrição quem o Adilson humilhou na imprensa, jogadores, etc… e nunca deu exemplos de que setores e quem da imprensa ele é inimigo…

  • Lucas disse:

    É só no Cruzeiro que esse treinador ficava, tinha que ser demitido depois da Libertadores de 2009, ele não tem jeito, é teimoso, não aceita críticas, faz questão de desafiar nossa inteligencia de torcedor.

  • Luiz.A disse:

    Torço muito pelo Adilson, pois apesar de algumas pardalices e teimosias, ele pensava no bem do Cruzeiro, até socio-torcedor ele é,e na sua relação com a imprensa mineira, ele batia uma e apanhava dez vezes, e como alguem disse, o Luxemburgo não agia nenhum pouquinho diferente enquanto estava no adversário, só fez m. e ainda sim era quase endeusado.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Adilson Batista não é nenhum Mourinho…nem Mourinho é isso tudo. Técnico era Telê, que pegava a bola e mostrava como fazer, para mim nenhum igual a ele.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Escalar Neymar na ponta esquerda, segundo o Pardal, era desperdício. Será que ele esqueceu que Ronaldinho Gaucho foi o melhor do mundo jogando mais ou menos assim, pelo Barça?

    Adilson Batista está mal no mercado da bola. Mas deve tá rico que é uma beleza…

  • audisio disse:

    Caro Anísio, respeito sua opinião mas se em São Paulo não temos profissionalismo já imaginou em Minas? São Paulo tem simplesmente 14 títulos Brasileiros e Minas?

  • audisio disse:

    Não confudir humildade com ruindade. Ele simplesmente não é um bom técnico. É medroso demais para ser um vencedor!

  • Anísio Ciscotto disse:

    Desculpe Chico, mas falar em profissionalismo em São Paulo? Só se for na indústria automobilística e nunca no futebol! Já ouviu falar na turma do amendoim do Palmeiras? Do Corinthians que tem no seu presidente o maior representante da torcida que entra atirando em CT e quebra carros de jogadores e funcionários?
    Que vc não goste do AB, posso até entender, mas exacerbou demais no seu texto.
    E tem outra: AB não ficou aqui só porque é amigo do ZZP. É amigo da grande maioria dos que militam no Clube e inclusive tem a simpatia de uma grande parte da torcida. Ficou aqui pelos resultados que teve. E aqui, ao contrário dos comunicadores de São Paulo, também não saiu por causa de pressão da imprensa.

  • Pavão disse:

    Fico impressionado como a maior parte da imprensa mineira “solta foguetes” a cada insucesso do Adilson. Isso só me faz ter certeza que o treinador estava correto quando critiva a impacialidade de muitos profissionais.

  • Regina disse:

    Adílson ficou tanto tempo no Cruzeiro pq fez um bom trabalho. Dois mineiros, com direito a pentagoleada em cima do seu atlético, uma final de Libertadores, trouxe jogadores importantes como Henrique, Fabrício e Paraná…
    Só quem não quer não ver o que a diferença de tratamento por parte da imprensa, vide como o próprio Adílson foi massacrado enquanto Luxemburgo era protegido a todo custo, mesmo fazendo uma campanha digna de dó.
    O Adílson sempre defendeu o Cruzeiro e, por isso, sempre terá meu respeito.

  • J.B.CRUZ disse:

    Em uma lista de melhor quarto-zagueiro de todos os tempos do CRUZEIRO, fatalmente pode aparecer o nome de ADÍLSON BATISTA,mas, como técnico, infelizmente, acho-o razoável…

  • Arísio disse:

    É, Chico…o ABap carrega essa cisma mesmo de perseguição e já conversamos muito sobre isso. Mas seria justo se você incluísse no seu texto aí de riba alguns casos clássicos e comprovados da campanha que ele sofreu por aqui capitaneada por alguns baloartes da crônica esportiva mineira: Jr. B, LéG, FlC, DiO, ArM. Isto, só pra clarear que o cara é cismado mas não é nenhum Dom Quixote. Existiam sim, inimigos fantasiados com microfones em punho…

  • Marcos disse:

    Adilson achava que o Corinthians e o Santos teriam a mesma paciência que o Cruzeiro teve com ele. Se ele conseguiu impedir o Cruzeiro, que possuía um bom time em 2009, de ser campeão da Libertadores, imaginem o que ele faria em outros times, com seus inventos suicidas nas 4 linhas. Todos já sabiam que o Santos, que possui o melhor time do país no momento, jamais seria campeão da Libertadores com este treinador. Que Adilson repense seus conceitos e oxalá esteja de fato entre os melhores técnicos do Brasil.

  • Allan Siqueira Machado disse:

    Boa noite, Chico!

    Ao ver o Serginho na lateral, vejo como a posição está carente de profissionais. Mas engana-se quem acredita que isso é um problema exclusivo do Atlético. Ver Roberto Carlos, 37 anos, ser eleito como o melhor lateral esquerdo do país (Campeonato Brasileiro 2010) é desanimador. Não criticando a escolha – concordo com o prêmio – e sim a falta de atletas de nível no Brasil. O que será que acontece nas peneiradas dos grandes times? Olha que estamos falando de 20 clubes de série A e mais um monte da B, C, D e amadores. Sabemos que os empresários têm forte influência. Mas devido às safras ruins de profissionais, já não é hora dos clubes darem um basta nesta farra? Acabar com esse apadrinhamento de jogador? Quantos bons profissionais são cortados por falta de um empresário forte? E onde fica a imprensa nisso tudo? Onde estão os jornalistas para denunciar essa máfia dentro dos clubes?

    Sobre o jogo de hoje, foi a minha vitória no meu grupo de amigos atleticanos. Nunca fui fã do futebol do Serginho. Sempre o critiquei, muito antes de sua primeira contusão. Pra mim, superestimaram seu futebol, como a mídia faz com o Henrique, do Cruzeiro. E hoje meus amigos concordaram comigo. A minha pergunta a você é: Até quando o Atlético vai insistir com certos jogadores? Parece que é tradição do clube insistir com quem não dá certo. Não sei se é questão de tradição, esperança ou empresário por trás. Lembra do Cairo? Leandro? E de nomes mais novos como Tchô e Rafael Miranda? E o Renan Oliveira? Está no Galo desde 2008. Craque quando é craque mostra isso com poucos jogos. Veja a base vencedora do Santos com Diego, Robinho, Ganso, Neymar. Não precisaram de 2, 3 anos para mostrar o que são hoje. Vamos pegar um exemplo no nosso quintal? Renan Ribeiro. Todo mundo dizia que era um grande goleiro. Entrou e mostrou serviço. Sim, comeu seu primeiro peru hoje, normal. Todo grande goleiro já engoliu um franguinho. Mas será nosso grande goleiro por muitos anos, até que o futebol europeu nos pague uma fortuna por ele.

    Queria muito que o Atlético parasse de insistir em quem não vai dar em nada. Posso estar errado? Sim! Na década de 80, o Flamengo dispensou, em uma levada só, Paulo Nunes, Djalminha e Marcelinho Carioca. Todos os três arrebentaram depois. Mas no Flamengo não rendeu. É difícil aceitar que tem jogador assim? Guilherme, artilheiro de 99, nunca venceu em time nenhum antes do Galo. Será que o Vasco ou São Paulo se arrependem de ter liberado ele? Claro que não! Nunca foi nada além de reserva nos clubes. E só conseguiu mostra valor aqui no Galo. Onde está o Evandro, que o Luxemburgo vivia dizendo que era um craque incompreendido no Palmeiras? Da base do Atlético mais recente – Kleber, Leandro Almeida, Rafael Miranda e Tchô, eu só escuto falar do Kleber. Mesmo assim por causa da briga entre Marítimo, Porto e Atlético.

    O Atlético tem que desapegar com esse papo de categoria de base. Não é porque veio da base que merece chance eterna no time. Aliás, a base do Atlético está devendo há muito tempo. Sou corajoso em dizer que nos últimos cinco anos tivemos apenas três boas revelações; três goleiros – Bruno, Diego Alves e Renan Ribeiro. Concorda?

    Para finalizar, acho que perdemos na hora certa. Hora de acertar para competições seguintes. Ainda não temos um time forte pra brigar no Brasileirão e nem ganhar a Copa do Brasil. A falta de laterais vai pesar e muito. Não tenho medo da zaga. Acredito que Leo Silva e Rever são os melhores da posição no Brasil. Ou estão dentre os melhores. O ataque também não me preocupa, contudo acho que o Dorival tem que orientar o Neto Berola um pouco mais. É driblador, rápido, mas ele cai demais. Faz muito teatro, às vezes. Mas seu desempenho merece a titularidade.

    Outro ponto que merece nossa atenção é o meio, a ligação com o ataque. Ricardinho não pode sair se não pedir. Mas ele agüenta o ano inteiro? Mancini ainda não mostrou seu futebol no ataque, já não seria hora de testá-lo como substituto natural do Ricardinho?

    Grande abraço!

    – Belo Horizonte

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Mais uma pizza gigante a vista… Será ???

    http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/2011/02/27/a-quem-servia-de-verdade-edilson-pereira-de-carvalho-por-que-nunca-saberemos/

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    É…

    Nunca é tarde…

    Mas eu realmente acho que o Adilson, como técnico, será difícil ser humilde pelo menos uma vez na vida.

    Quem sabe ele amargando uma ou duas temporadas nos Figueirenses ou Avaís da vida, ele possa se reciclar e voltar a um outro grande clube com outra filosofia.

    Mas independente de humildade ou não, ele estava meio doidão lá no Santos mesmo viu… Desmontou a estrutura que o time já tinha, continuou fazendo suas invenções de Professor Pardal, ontém ele substituiu errado e mais uma vez ouviu uma sonora vaia, empurrou guela abaixo o Jonathan pra Diretoria do Santos e o Jonathan vem se revezando entre o Depto. Médico e algumas participações por 30 à 45 minutos de alguns jogos.

    E como agora ele se queimou no eixo Rio-São Paulo, com suas passagens frustradas por Corinthians e Santos, agora ele deve cair um pouco do seu pedestal, voltar pro Japão ou assumir algum Clube mediano por aí… A não ser que o Celso Roth ( Que continua balançando… ) faça mais alguma bobagem lá e o Inter, seja o único Clube grande que ainda vai acreditar no trabalho do Adilson…

    Adilson… Faz o seguinte… Pede pro Perrella te contratar só pros jogos contra o Atlético Mineiro… rsrs Aí sim vc sempre terá o seu ego massageado…

  • André Souza disse:

    Pior que eu torço por ele…

    Vamos aguardarrr agora né ?!