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A vergonha da falta de um metrô à altura de Belo Horizonte

Ótima reportagem do Ricardo Corrêa, companheiro de cobertura aqui na Argentina.

No portal do O Tempo:

 

“Metrô de Buenos Aires custa quatro vezes menos do que o BH e transporta sete vezes mais passageiros”

RICARDO CORRÊA

ENVIADO ESPECIAL

Buenos Aires, Argentina – O metrô da capital federal argentina não é nada moderno e está perdendo passageiros anualmente. Fica devendo muito em relação ao sistema das principais capitais mundiais e perde, inclusive, para o de São Paulo, que foi inaugurado 61 anos depois, como mostrou um levantamento feito pelo jornal argentino “La Nacion” durante esta semana. Mesmo assim, os números ainda são bastante expressivos se comparados ao metrô de Belo Horizonte.

Inaugurado em 1913, o sistema de trens subterrâneos de Buenos Aires foi o primeiro do hemisfério sul. Sua operação se deu apenas nove anos depois do metrô de Nova York e seis anos antes do de Madri, por exemplo, dois dos maiores do planeta.

METROO sistema de trens subterrâneos de Buenos Aires foi o primeiro do hemisfério sul/ Foto: Ricardo Corrêa

De lá para cá, no entanto, com as crises econômicas e a perda de investimento, o metrô de Buenos Aires começou a andar devagar. Hoje, são 52,4 km de linhas (5,91 km estão em construção), em seis trajetos e 77 estações. A título de comparação, Belo Horizonte tem 28,2 km em uma linha apenas e 19 estações.

As diferenças entre os sistemas de Buenos Aires e Belo Horizonte ficam maiores quando comparados os custos e o número de passageiros transportados. Na capital argentina, o custo de uma viagem é de US$ 0,30. Quase quatro vezes menos do que o preço na capital mineira, onde o custo é de US$ 1,15 (R$ 1,80) para o bilhete unitário. Com mais linhas, mais estações e um preço mais baixo, o metrô de Buenos Aires consegue transportar 1,2 milhão de passageiros por dia, enquanto, em Belo Horizonte, a média não chega a 160 mil, segundo a Companhia Brasileita de Trens Urbanos (CBTU). Considerando o tamanho da população na região metropolitana, aproximadamente 10%, dos 12,8 milhões habitantes, usam o metrô de Buenos Aires como meio de transporte. Na região metropolitana de BH o índice é de pouco mais de 3%.

Comparativo dos metrôs pelo mundo:

BELO HORIZONTE
Extensão: 28,2 km
Linhas: 1
Estações: 19
Valor da passagem: US$ 1,15
Passageiros transportados: 160 mil

BUENOS AIRES
Extensão: 52,4 km
Linhas: 6
Estações: 77
Valor da passagem: US$ 0,30
Passageiros transportados: 1,2 milhão
 
SÃO PAULO
Extensão: 66 km
Linhas: 3
Estações: 58
Valor da passagem: US$ 1,7
Passageiros transportados: 3,7 milhões
 
PARIS
Extensão: 214 km
Linhas: 16
Estações: 300
Valor da passagem: US$ 2,4
Passageiros transportados: 4,7 milhões
 
MADRI
Extensão: 293 km
Linhas: 13
Estações: 300
Valor da passagem: US$ 2,9
Passageiros transportados: 1,7 milhão
 
NOVA YORK
Extensão: 337 km
Linhas: 24
Estações: 468
Valor da passagem: US$ 2,25
Passageiros transportados: 4,3 milhões
 
LONDRES
Extensão: 402 km
Linhas: 11
Estações: 260
Valor da passagem: US$ 3
Passageiros transportados: 2,9 milhões

Fontes: CBTU e levantamento do La Nacion

http://www.otempo.com.br/esportes/ultimas/?IdNoticia=44759,ESP&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter


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Comentários:
23
  • João disse:

    Realmente é uma VERGONHA. Como se diz Cidinha Campos esses políticos mineiros canalha só querem mamá. Não tem amor pela sua terra. Minas tá mal servida coitada. É tão absurdo saber que uma aglomerado urbano como O de Belo Horizonte que já conta com quase 7 milhões de pessoas ainda não temos um METRÔ. temos um trem ridículo. É hora de juros cobrarmos

  • Marcos 2011 disse:

    Se é uma coisa que não tem mais salvação em BH, além da BR381, é o metrô. Não reclamo da limpeza e estado de conservação dos trens, mas o metrô de BH é um dos piores do país, pois não atende toda a cidade e é demasiado obsoleto; regiões como Barreiro e Pampulha ainda não possuem esse meio de transporte e possui horários semelhantes às das antigas Marias-Fumaça do interior.
    E o pior é saber que estamos sendo cada vez mais reféns dos ônibus, já que muitos empresários do ramo são políticos e portanto procuram impedir a expansão do metrô pela cidade. Pior ainda é que esses empresários de ônibus da RMBH só investem em ônibus básicos desconfortáveis, muitas vezes caindo aos pedaços e encarroçados em chassis de caminhão, nada de ônibus de piso baixo ou articulados rodando pela cidade. É por essas e outras que ninguém em BH que possui carro quer deixá-lo na garagem, trazendo consequentemente trânsito entupido e sobrecarregado, pois essas pessoas não querem ter dores de cabeça usando um transporte coletivo sucateado e abandonado pelas autoridades.

  • pedro disse:

    Alisson: concordo que continuamos discordando, mas fico feliz que concordamos no fudamental: precisamos de muuuitos quilômetros de metrô em BH. Estamos todos aqui no blog do Chico Maia reclamando das deficiências do transporte público de BH e revindicando melhorias para essa cidade, que apesar de seus problemas, tanto amamos. Grande abraço ao Chico e a todos que participaram da discussão!

  • Alisson Sol disse:

    Pedro: o metrô de Belo Horizonte tem horários regulares, trens confortáveis (como você mesmo citou!), é elétrico e tem (pelo pouco que apurei do próprio site da CBTU) 19 estações em um espaço de 28,1 Km. Ou seja: aproximadamente uma estação a cada 1.5Km. Para efeito de comparação, a famosa “Picadilly line” do metrô de Londres tem 71Km e 53 estações, com média de uma estação a cada 1.3Km.

    Como uma pessoa normalmente anda a 6Km/hora, alguém entre duas estações em BH teria de andar na média uns 750m, resultando em uma caminhada de uns 8 minutos. Vamos colocar 10 minutos, para a pessoa subir/descer escadas, etc. Dizer que isto não é distância típica entre estações de metrô é, no mínimo, estranho. Se as estações são mal-construídas e não tem acessos adequados e sinalizados, aí já é problema exatamente dos “arquitetos e urbanistas” diplomados no Brasil, já que há exigência de diploma reconhecido no país para exercer tais profissões e assinar os projetos!

    Daqui há pouco alguém vai também dizer que o metrô de Londres, inaugurado em 1863 como a “Metropolitan Railway“, que deu origem à palavra metrô, também não é metrô. Quando conseguirem redefinir a palavra, só peço que avisem a museus famosos como o museu do transporte em Londres, para que consertem a sinalização. Por enquanto, vamos concordar em discordar: eu acho que BH tem um excelente metrô, e defendo a sua ampliação.

  • Paulo Henrique disse:

    A reportagem sobre o Protógenes falou, falou e não disse nada. Levanta uma suspeita, mas durante quase todo texto detalha outros assuntos. Fala do histórico da cidade de Lugano, fala dos processos que o Protógenes enfrenta, mas em momento algum demonstra nexo causal entre os fatos.

    Lamentável!!! Interessante um comentário no site (do leitor Roy Sucatta) sobre o jornalista Tognolli é especialista em perseguir quem combate corrupção.

    Não sou advogado do Protogenes, nem posso afirmar que ele nunca errou. Mas a forma como a grande mídia o trata é simplesmente patética.

    Coincidência ou não, ele está tentando conseguir assinaturas para apoiar Projetos de Lei que trariam grandes avanços no combate à corrupção.

    Como já era de se esperar, o apoio recebido é mínimo, tanto no governo quanto na oposição, já que todos têm rabo preso.

    Enquanto isso, a mídia de esgoto e ministros do STF se encarregam de queimar o ex-delegado.

    Como diria o Chico Buarque, “chame o ladrão”.

  • tom vital disse:

    O Transporte coletivo financia campanha eleitoral.Essa é a explicação.Para
    um transporte coletivo na RMBH tão ruim e ninguém faz nada falta fiscaliza-
    ção.Moro em Vespasiano e pego o ônibus 5805 Caieiras todos os dias às
    05:50 da manhã.Raro o dia que um ônibus nesse horário não quebra.Ou o
    horário não é cumprido a gente liga pra garagem e nada.A gente liga para
    o DER e nada.A Empresa é a Atual transporte e faz parte do Consórcio
    Linha Verde.Mas Devia ser Consórcio Linha Velha.Pois quase todo dia pelo
    menos um ônibus dessa empresa quebra.É uma vergonha.Cadê a Fiscalização.

  • pedro disse:

    Meu caro Alisson, sou arquiteto e URBANISTA, por isso sei muito bem o que é um metrô (nunca falei que o que definiria um metrô seria o fato dele ser de superfície ou não) e volto a afirmar que o nosso é um trem metropolitano (por mais que em sua origem suas definições se confundam, hoje existem diferenças em suas conceituações como descrevi anteriormente). Se a crítica de nunca tê-lo usado se refere a mim, vc se engana, pq ao contrário de vc que usou-o uma vez para ir ao Eldorado, eu, durante um período, usei-o com alguma frequência. É bem conservado e limpo e paramos por aí, pq excelente são os metrôs de outras cidades como Berlim, Madri, Munique, Barcelona, algumas linhas de Londres e até mesmo o de São Paulo que apesar de seu atual estado de saturação que ocasiona picos de super lotação está anos-luz à frente do nosso trem. É o que eu afirmei anteriormente: faltam referências externas e de outras cidades para que os cidadãos de nossa cidade se dêem conta que estamos comprando gato por lebre!

  • pedro disse:

    Thales, é evidente que tem máfia dos donos das linhas de ônibus e é bom o povo abrir o olho pq tem muito político daqui que é elogiado pela população e pela imprensa que está metido nesse esquema até o pescoço! Eu morei 3 anos em Gênova, lá vc compra um bilhete para o mês inteiro que vale para qualquer tipo de transporte (ônibus, trem, metrô e funicular) e tem um descontão. Quando eu voltei para BH em 2007 fui todo contente comprar meu cartão BHBus e tive duas surpresas: primeiro descobri que para carrega-lo tenho que ir à Pça da Estação ou a meia dúzia de postos (na Itália vc recarrega em qqr banca de jornal), segundo, eu perguntei que desconto eu teria por comprar antecipadamente as passagens do mês inteiro (carregar o cartão), reposta: não existe desconto nenhum!!! Em qqr lugar do mundo e para praticamente qqr produto ou serviço, se vc paga antecipado, vc ganha um desconto. Aqui isso não acontece, pq será? Simples incompetência? Falta de planejamento? Pressão economica e política de alguns interessados? Enquanto as pessoas não se puserem a questionar esses pontos, ninguém vai revindicar nada e vai continuar achando que estamos desfrutando de um bom sistema de transporte. Temos quilômetros e quilômetros de linhas de trem desativadas na região metropolitana que não tem uso nenhum. Pq não são convertidas em linhas de trem de passageiro? Faço de novo as mesmas perguntas:Simples incompetência? Falta de planejamento? Pressão economica e política de alguns interessados? Enquanto isso o trânsito de BH vai entrando em colapso… Esse nosso sistema de transporte coletivo em BH é uma PIADA.
    Um abraço a todos

  • Francisco Barbosa disse:

    Stefano, vamos devagar com o andor que o Santo é de barro.

  • Alisson Sol disse:

    Calma gente: “metrô” é uma abreviação de “metropolitan train” (o trem metropolitano). Não precisa ser subterrâneo. Não precisa ser elétrico. As pessoas precisam parar no Brasil de tentar “redefinir as palavras” quando não gostam do seu significado. Literalmente: inventa outra!

    O metrô de Londres é em grande parte acima da terra, e não tem ar-condicionado, tendo apenas aquecedores de ar para o inverno. Estão tendo de trocar os vagões das linhas que vão para os eventos olímpicos em 2012, ou os turistas vão suar mais do que os atletas!

    Belo Horizonte tem um metrô que é excelente. Tem gente falando do serviço que nunca deve tê-lo utilizado. Já utilizei para ir do centro visitar alguém no Bairro Eldorado, e foi excelente. É lutar pela ampliação, sem desmerecer e depredar o que já existe.

  • Fabrício Melo disse:

    Chico, em puteiro não existe virgens…

  • Paulo Henrique disse:

    Também quero ver o texto do Protogenes.

    Não sou advogado dele, mas se a fonte for Veja, Folha, Estadão ou Organizações Globo, leiam com os dois pés atrás.

    Eles não atacam ninguém de graça.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Li agora, a ligação do delegado Protógenes com a CBF, que abriu uma conta para ele na Suíça.

  • J.B.CRUZ disse:

    Metrô em B.H ??..Que Metrô !!! Não vou perder tempo, PEDRO ás 9:45 disse tudo!!..

  • Anderson Palestra disse:

    E o lobby das empresas de ônibus????
    Jamais vão deixar construir um metrô decente, JAMAIS.
    Tamanha é a força dessas empresas que vou listar um artigo do Código penal brasileiro, o 176.

    Esse artigo é conhecido pela população em geral, no dia do Advogado fica mais evidente, o dia do pindura.

    Art. 176 – Tomar refeição em restaurante, alojar-se em hotel ou utilizar-se de meio de transporte sem dispor de recursos para efetuar o pagamento.

    Vocês acham que essa parte “utilizar-se de meio de transporte” está ali para figurar? Não, está ali para assegurar pena para quem, no meu tempo de adolescente era descer pela traseira, hoje não tem mais jeito.

    Mostra a força dos donos de ônibus que enlatam a população diariamente.

  • pedro disse:

    Um detalhe: o metrô de BH só é chamado de metrô devido a um papinho furado das autoridades. Nosso “metrô” é na verdade um trem urbano. Metrô, metrô mesmo, a extensão é 0 Km! O metrô se difere do trem por vá rias características, entre elas: tempo entre uma composição e outra (a nossa é típica de trens), distãncia entre uma estação e outra (de novo a nossa é típica de trens) e etc… se houvesse um gênio da lâmpada e me perguntasse qual seria meu desejo para BH, eu responderia sem titubear: 400 Km de metrô. As autoridades afirmam que o metrô é muito caro, mas ignoram o efeito transformador e em cascata que ele gera. Entre outras coisas uma rede extensa de metrô gera uma desconcentração territorial de riquezas, ou seja, serviços e residências de renda mais alta se espalham pela cidade induzindo o desenvolvimento de outras regiões. Pense bem: se você soubesse que poderia estar em qualquer outro ponto da cidade em 20 minutos, sem trânsito, você não cogitaria comprar uma casa, ou apartamento, ou lote em um lugar onde o metro quadrado vale menos e onde seu imóvel poderia ser mais espaçoso? Outra coisa: quanto mais extensa é a rede, maior é sua utilização. Parece óbvio, mas a explicação é que quanto mais lugares são servidos por metrô, mais esse sistema se torna uma opção natural para você, até chegar ao ponto que o carro se torna sua opção para passeios no final de semana. Grande abraço Chico! Vamos pressionar pela construção de um verdadeiro metrô em nossa cidade.

  • Paulo Henrique disse:

    Muito boa reportagem!!

    Independente do que poderemos aplicar ou não em MG, parabéns ao repórter por praticar a essência do jornalismo – buscar, analisar, comparar, sair da redação, publicar questões relevantes e, principalmente, criar.

    Percebo que os jovens jornalistas de hoje estão perdendo esta essência. Preferem ficar sentadinhos na sua redação copiando e colando notícias dos outros, ou divulgando, sem nenhum senso crítico, releases de órgãos públicos.

  • Thales Rosa disse:

    Chico as pessoas teimam em dizer que nao existe mafia dos donos de linhas de ônibus. Mas quando eu vejo Sao Paulo inaugurando duas estacoes novas por ano, cada uma delas com 5 andares, diversas escadas rolantes e todo conforto, eu tenho mais certeza que o metro na sai em BH por interesse de alguém….

  • José Dias disse:

    Na Argentina o governo gosta de subsidiar algumas coisas, como gasolina, passagem aérea, energia, etc.

    Mas eles possuem algo digno neste sentido. O problema no Brasil, pelo que pagamos de impostos, poderíamos ter esse mesmo subsídio para coisas importantes para a população. No entanto, estmos subsidiando as grandes empresas, via BNDES, pois o governo pega empréstimos pagando juros (via selic) de 12,25% e empresta aos grandes empresários à 6% (TJLP). Vide o caso do Pão de Açucar. Da mesma forma a construção dos estádios para a copa do mundo, todo mundo pegando dinheiro do BNDES e tem a cara de pau de falar que não é dinheiro público. Se for para subsidiar algo, que seja em benefício de todos. Se tivessemos subsídios como este para nossos aeroportos, estradas, sistema de transporte coletivos, teríamos alguma estrutura digna.

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    O custo Argentina hoje com a desvalorização do peso,o patamar de um bilhete de trem,tem que ser isso mesmo.
    1 litro de gasolina no Brasil(sempre foi próximo de 1 USD)hoje está próximo de 2 USD,e ai na Argentina atualmente,como esta o preço da gasolina chico????
    Com 1,00 real vc compra quantos pesos???
    Abraço Paulo.

  • Alisson Sol disse:

    A conclusão disto é que o metrô de Buenos Aires está sendo subsidiado por motivos eleitorais. Para manter a passagem barata desta maneira, melhor não fazê-lo.

    E estes preços listados devem ser baseados em bilhetes individuais. Morador que depende do metrô jamais compra bilhete individual. Em Londres, existe o cartão Oyster (link), com um desconto que resulta em um preço bem menor por viagem, e limita o máximo que você pode gastar em pouco mais de uns R$12 reais/dia (independente do número de viagens). O mesmo tipo de cartão existe em New York, Paris, etc.

    O problema do Brasil é só a desigualdade social. Quando a classe política começar a ter interesse em resolver isto, vai investir no transporte público, tornando real o direito de “ir e vir”. Os recursos estão disponíveis. Isto inclusive foi assunto de recente editorial do NY Times que aponta o enorme desenvolvimento do Brasil, visto por correspondente que morou no país há 25 anos atrás, e agora voltou para visitar (link).