Ótima reportagem do Ricardo Corrêa, companheiro de cobertura aqui na Argentina.
No portal do O Tempo:
“Metrô de Buenos Aires custa quatro vezes menos do que o BH e transporta sete vezes mais passageiros”
RICARDO CORRÊA
ENVIADO ESPECIAL
Buenos Aires, Argentina – O metrô da capital federal argentina não é nada moderno e está perdendo passageiros anualmente. Fica devendo muito em relação ao sistema das principais capitais mundiais e perde, inclusive, para o de São Paulo, que foi inaugurado 61 anos depois, como mostrou um levantamento feito pelo jornal argentino “La Nacion” durante esta semana. Mesmo assim, os números ainda são bastante expressivos se comparados ao metrô de Belo Horizonte.
Inaugurado em 1913, o sistema de trens subterrâneos de Buenos Aires foi o primeiro do hemisfério sul. Sua operação se deu apenas nove anos depois do metrô de Nova York e seis anos antes do de Madri, por exemplo, dois dos maiores do planeta.
O sistema de trens subterrâneos de Buenos Aires foi o primeiro do hemisfério sul/ Foto: Ricardo Corrêa
De lá para cá, no entanto, com as crises econômicas e a perda de investimento, o metrô de Buenos Aires começou a andar devagar. Hoje, são 52,4 km de linhas (5,91 km estão em construção), em seis trajetos e 77 estações. A título de comparação, Belo Horizonte tem 28,2 km em uma linha apenas e 19 estações.
As diferenças entre os sistemas de Buenos Aires e Belo Horizonte ficam maiores quando comparados os custos e o número de passageiros transportados. Na capital argentina, o custo de uma viagem é de US$ 0,30. Quase quatro vezes menos do que o preço na capital mineira, onde o custo é de US$ 1,15 (R$ 1,80) para o bilhete unitário. Com mais linhas, mais estações e um preço mais baixo, o metrô de Buenos Aires consegue transportar 1,2 milhão de passageiros por dia, enquanto, em Belo Horizonte, a média não chega a 160 mil, segundo a Companhia Brasileita de Trens Urbanos (CBTU). Considerando o tamanho da população na região metropolitana, aproximadamente 10%, dos 12,8 milhões habitantes, usam o metrô de Buenos Aires como meio de transporte. Na região metropolitana de BH o índice é de pouco mais de 3%.
Comparativo dos metrôs pelo mundo:
BELO HORIZONTE
Extensão: 28,2 km
Linhas: 1
Estações: 19
Valor da passagem: US$ 1,15
Passageiros transportados: 160 mil
BUENOS AIRES
Extensão: 52,4 km
Linhas: 6
Estações: 77
Valor da passagem: US$ 0,30
Passageiros transportados: 1,2 milhão
SÃO PAULO
Extensão: 66 km
Linhas: 3
Estações: 58
Valor da passagem: US$ 1,7
Passageiros transportados: 3,7 milhões
PARIS
Extensão: 214 km
Linhas: 16
Estações: 300
Valor da passagem: US$ 2,4
Passageiros transportados: 4,7 milhões
MADRI
Extensão: 293 km
Linhas: 13
Estações: 300
Valor da passagem: US$ 2,9
Passageiros transportados: 1,7 milhão
NOVA YORK
Extensão: 337 km
Linhas: 24
Estações: 468
Valor da passagem: US$ 2,25
Passageiros transportados: 4,3 milhões
LONDRES
Extensão: 402 km
Linhas: 11
Estações: 260
Valor da passagem: US$ 3
Passageiros transportados: 2,9 milhões
Fontes: CBTU e levantamento do La Nacion
Deixe um comentário para Francisco Barbosa Cancelar resposta