Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Gol e Webjet, tudo a ver; e quem acreditou, dançou!

Nada acontece por acaso. A Gol comprou a Webjet  e quem pensou que os serviços fossem melhorar se enganou profundamente.

Vejam o que nos enviou o Marcos Cardoso, de Uberlândia, a quem agradeço:

* “Chico bom dia,

Que país é este??

A copa ta chegando , olimpiada chegando e as companhias aereas fazem o que querem , vc imagina que comprei uma passagem de aviao na Webjet para o dia 5 abril , de belo horizonte para uberlandia, e no começo de março a Webjet( que foi vendida para gol) cancelou todos os voos para uberlandia partir do dia 30 de março, só que nao deu nenhuma explicação pq do cancelamento, e faltando 3 dias para o dia do voo, nao recebi nenhum retorno, sabe o motivo do cancelamento, a gol comprou webjet para tira-la do mercado, e quem dança nesta?? NÓS CONSUMIDORES..

para que serve a ANAC?? RESPOSTA PARA DAR EMPREGO PARA POLITICOS

ABRAÇOS

– uberlandia

Marcos Cardoso da Silva

—————————————————————————————–

E aqui, a notícia que está na imprensa nacional, neste caso, no Uol:

* “Após prejuízo de R$ 710 milhões, Gol demite 131 funcionários”

GOL

A Gol Linhas Aéreas anunciou nesta segunda-feira (2) que foram efetivadas 131 demissões de funcionários. Comunicado da companhia diz que isso daria “um quadro de tripulantes condizente com as necessidades operacionais”.

Gol e WebJet, que pertencem ao mesmo grupo, tinham no final de dezembro cerca de 20,5 mil funcionários.

No final de março, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, afirmou que haveria diminuição do número de funcionários por meio de licenças não-remuneradas e demissões voluntárias, além de uma redução de 80 a 100 voos diários da Gol e da WebJet, adquirida em julho do ano passado.

“A Gol reforça que não deixará de atender a nenhum dos 63 destinos nacionais e 13 internacionais que compõem sua malha. O que está em curso é uma redução de frequências. Esta diminuição, adequada à nova realidade da companhia, manterá a oferta de assentos prevista para 2012”, disse a empresa.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) as demissões incluem pilotos, copilotos e comissários, todos em fase de admissão ou treinamento.

Segundo informações disponíveis no site do sindicato, a Gol, “levando em consideração os acordos de licença não remunerada e o número de funcionários que manifestaram interesse em deixar a empresa… avaliou como necessário o desligamento de 86 pilotos (copilotos) e 45 comissários, todos em fase de admissão ou treinamento”.

Prejuízos no 4º trimestre

Na semana passada, a empresa divulgou que encerrou 2011 com prejuízo de R$ 710,4 milhões. De acordo com a Gol, o aumento recente do preço de passagens para recuperar alta de custos operacionais teve impacto na demanda, menos aquecida do que no primeiro semestre do ano passado.

* http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/04/02/apos-registrar-prejuizo-gol-reduz-quadro-de-funcionarios.jhtm

webjet


» Comentar

Comentários:
14
  • Aurélio disse:

    E eu comprei ações da gol e só estou tomando prejuízo. Hehehe. Foda!!

  • Raws.BH disse:

    Claudson boa noite, perceba que coloquei aspas na qualidade, porque tenho certeza que qualidade mesmo, nenhum time no Brasil a possui.
    Minha opnião lhe garanto é sem a menor dose de fanatismo pois curei-me desse mal á décadas, apesar de ser apenas conjecturas(o C.B. é que mostrará) basiei-me no que aprendi no futebol mas tendo o direito de me enganar pois não sou vidente. Abraço.

  • Raws.BH disse:

    Ja vai tarde(só para descontrair) pois com aquele espaço entre os bancos, eu com meus 1.83M. quase descia do avião e ia a pé.

  • EDUARDO BH disse:

    Chico,
    vender passagens aéreas mais baixo que de onibus é o grande erro cometido pelas cias aéreas nacionais. Deveriam preoculpar com a satisfação do cliente para tornar o negocio bem atrativo e rentável.
    Vale a pena ler o artigo(link abaixo) que faz um diagnostico bem claro da atual situação.

    http://www.google.com.br/url?q=http://olheinfo.com/component/content/article/4-destaque/898-erro-tatico-da-gol-compromete-o-segmento-da-aviacao-civil-e-registra-queda-bilionaria.html&sa=U&ei=hUN7T5DVIIau9AS_4eCECQ&ved=0CBsQFjAD&usg=AFQjCNFpPTlzLn-OT7IxUL1MzoXPhwrQ-Q

  • Rodrigo Assis disse:

    É o funcionamento normal do mercado, a webjet começou a roubar a fatia da gol, e do ponto de vista empresarial, nada melhor que eliminar a concorrente do mercado.

  • Antonio Duarte disse:

    Aviação é cara sim. E também acho que tende a dar prejuízo, pois os valores movimentados por eles são sempre na casa das dezenas de milhões. As empresas de avição não tem como mudar a operação de uma hora para outra. A fila para comprar um avião é longa, o preço é alto. Você contrata 10 aviões vários meses antes dele entrar em operação. O cenário muda. Você faz o que? Desiste e perde parte dos recursos ou insiste e tenta viabilizá-lo? Esse é um negócio comlicado. Junta-se a ele as loucuras do governo, não pode dar em coisa boa. Acho que pela dimensão do nosso país, o governo deveria desonerar toda a cadeia de negócio, tendo como contra-partida a boa prestação de serviços e segurança.

  • Alisson Sol disse:

    O problema não é que “aviação dá prejuízo”. Como todo outro negócio, há risco no investimento, há um gerenciamento da atividade, e há questões legais.

    O problema na maioria do mundo hoje com as empresas aéreas é que os sindicatos de aeronautas decidiram que um piloto deve ganhar mais do que um médico-cirurgião, apesar do fato de que a Boeing e a Airbus provavelmente controlam o avião mais do que o piloto. Com os custos de aposentadorias absurdas para pilotos e comissários, o que a maioria das empresas antigas estão fazendo é declarar falência para poderem legalmente quebrar os contratos absurdos que se fazia antigamente.

    Já no Brasil, o problema é realmente falta de vergonha das instituições fiscalizadores. Mas os políticos não se importam: o que mais você encontra hoje em dia é político brasileiro na sala VIP do aeroporto de Miami (e isto na sala da American Airlines). Vão se preocupar com Gol e Webjet para que?

  • Paulo Koller disse:

    Tenho uma teoria: aviação é um negócio que tende a dar prejuízo. Varig “quebrou” por má-gestão e excesso de luxo no modelo de negócios; Vasp e Transbrasil “quebraram” por má-gestão e modelo defasado de negócios (frota própria enquanto o mundo faz leasing das aeronaves, e faz todo o sentido).

    Aí vem a Gol com o conceito de aviação a baixo custo (novíssimo modelo) e opera com….prejuízo. A TAM foi engolida (apesar de se dizer o contrário) pela LAN do Chile; United e American em concordata; Alitália e Aerolineas Argentinas sendo salvas pelos respectivos governos…

    Será que o único modelo realmente rentável diz respeito à aviação regional com a TRIP, Azul e outras?

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Hahaha… ô Alex, cruzeirense, GOL e Atlético tem tudo a ver. O que a torcida do Galo mais gosta de ver é gol… do Galo, claro… rs

    Mas se o assunto fosse cruzeiro, iria te incomodar?

    Abraço!

  • Alex Martins disse:

    O assunto é sobre a Gol e os caras vem falar de Atletico.

  • Antonio Duarte disse:

    Chico, aqui no Brasil, o governo faz tudo errado. As grandes cidades brasileiras não deveriam ser HUB, ou seja, aeroportos de conexão, pois elas já tem a demanda natural da sua população. Não faz sentido um voo para Goias, um passageiro ir para SP e depois Goiania. Não era mais fácil se quiser fazer escala, ir para o Triangulo, os voos de BH e SP e lá os passageiros fazerem a conexão? Assim todo mundo ficava feliz, pois teriamos 3 aeroportos conectados, diminuiria o trafego dos aeroportos de SP e viaabilizariam os voos para o triangulo. Mas é claro que para as CIAS aereas é melhor ter estrutura toda concentrada. Se o pessoal da Anac começar a pensar, vamos viabilizar muitos aeroportos do país. É só oferecer contra-partidas às áereas. Nos EUA, há muitos aeroportos que servem de HUB e possibilitam melhores custos para todo mundo. Um dia chegaremos lá.

  • Claudson disse:

    Rawllinson da pra perceber que sua análise sobre os dois times é completamente parcial, falar que o time do Atlético tem muito mais jogadores de qualidade é loucura é sandice, coisa de torcedor apaixonado que não faz uma análise imparcial, mas sim com o coração. Jogadores como Rafael Marques, Richarlysson, Escudero, Leandor Donizete, André, Guilherme que costuma ser titular no seu time teriam que brigar muito para serem reservas no meu. Concordaria se vc falasse que o Atlético hoje possui algumas opções a mais, mas muito melhor é loucura. Não é atoa que o jejum já passa dos 40 anos.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,

    Questione o adiamento do encontro de motociclistas em Sete Lagoas, quando o carnasete, num claro interesse político do Sr.Nadab Abelim e a juventude Pesedebista, vai acontecer sem problemas, porque transtornos por transtornos o carnasete é muito mais pernicioso.

  • Rawllinson Tomaz miranda(Raws) disse:

    Chico bom dia, como é semana de clássico estive analisando os dois times individualmente e cheguei a uma constatação a muito tempo por mim não sentida, o Galo hoje tem muito mais jogadores de “qualidade” do que o rival, inclusive no banco. Penso que perdemos somente em duas posições, goleiro e camisa 10(nos dois casos tomamos um banho) nas outras damos um banho, apesar que isso não importa em classicos. No meu ponto de vista se esses jogadores fossem ou forem mais comprometidos e com dois reforços de peso nas referidas posições, este time poderá ser o melhor dos ultimos tempos. Abraço.

    – B.H.