Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

América perdeu em casa, mas quem não ia ao Independência há muito tempo, gostou da organização e paz para torcer

De bom neste 1 x 2 para o Flamengo foi a experiência de uma amiga flamenguista, que foi com o marido, o filho e a filha, crianças, para a arquibancada do Independência. À exceção do marido, que não foi fantasiado de flamenguista (é atleticano), ela e as crianças foram com camisas do rubro-negro e não têm nada a reclamar, de nada, nem de ninguém. Muito pelo contrário. Tratados com respeito pelos americanos, na caminhada do estacionamento do carro, ida e volta para o estádio, sem empurra-empurra para entrar, sem demora, boa sinalização interna, funcionários do estádio gentis, banheiros limpos, e o time ainda venceu. “Só alegria”. Com o privilégio que só estádios como o Independência ainda proporcionam: ficar bem próximos do gramado, a poucos metros do banco de reservas. E chamou muito a atenção dela, a garra e alegria da torcida do Coelho, com a charanga que não parou um minuto sequer e os gritos dos americanos de apoio ao time, do princípio ao fim.

O que deveria ser absolutamente normal, virou exceção para a ida de uma família a um jogo de futebol profissional no Brasil. Chegar e voltar para casa com tranquilidade, sem violência, sem grosserias, com respeito. Como deveria ser em qualquer jogo, de qualquer time.

Uma observação, porém, é inevitável e muito justa: o futebol está cada vez mais caro e difícil para famílias irem aos jogos. Neste jogo, por exemplo, o ingresso mais barato custava 60 reais (meia-entrada). Não existe mais a “geral”, que se existisse, hoje estaria custando uns 10 reais e ficava quase sempre cheia.

Mas, essa é uma outra história, infelizmente, sem volta: futebol está se tornando cada dia mais um produto para a TV.

Foto: Barra UNA /booatriz /@sejatriz “tô quase virando fotógrafa oficial da Barra, todo dia uma foto que eu tirei por aí”
***
Sobre a partida, o time reserva do Flamengo é melhor ou similar a muitos concorrentes da Série A. Mostrou isso contra o Atlético e voltou a mostrar contra o América, no Independência. Saiu à frente no placar, aos 11 minutos, o Coelho  empatou aos 13 e  a vitória flamenguista foi sacramentada aos 24, tudo no primeiro tempo. O jogo foi bom, os times abertos, e o Flamengo soube aproveitar melhor as oportunidades que teve.

Com 45 pontos, 8º lugar, sem risco de rebaixamento, o Coelho corre risco é de perder posições na classificação até o fim desta rodada. O Fortaleza está na cola, em 9º com 44, recebe o Atlético nesta segunda-feira. Em 10º está o São Paulo, 44, que daqui a pouco, 16 horas, enfrenta o lanterna Juventude, em Caixas. O Botafogo, 11º, 43 pontos, tem clássico às 16 horas com o Fluminense.


» Comentar

Comentários:
7
  • ivan junior disse:

    “América perdeu em casa, mas quem não ia ao Independência há muito tempo, gostou da organização e paz para torcer”
    Manchete deste post feito pelo CM

    Agora vamos analisar este título:

    1.América perdeu em casa: o mequinha perder (em casa ou fora) é a coisa mais normal do mundo. Surpreendeu 0 pessoas.
    2.mas quem não ia ao Independência há muito tempo: toda a torcideca microscópica do melequinha (na casa de 985 sofredores acima de 89 anos) vão ao campo, em média, 1 vez ao ano. E ainda vem a itatizeiro fazer média não sei com quem dizendo que a “torcida” do mequinha (piada pronta) leva em média 2.500 ao campo, mas pode chegar aos 10.000. Onde? Nem no mundo do contra isso acontece. O melequinha nunca teve torcida, não tem e nunca terá.
    3.gostou da organização e paz para torcer: aqui o CM deve estar falando da torcida do flame*da que tomou de assalto o indepa. O publico foi de 9.626 torcedores, sendo que destes apenas 26 torciam para o mequinha-que-queria-ser-grande.

    Agora fica a pergunta: terá este blog a coragem de publicar minha opinião ou irá me censurar como tem feito sistematicamente??

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Incompetência dos dirigentes do galo e América, e visto até por cego, não conseguem revelar ninguém, tudo foguete molhado, basta ver uma rodada da série que vai achar um tanto de perna de pau que é considerada revelação do meu galo, aí contrata um monte de bonde, e fica gastando um monte de dinheiro com divisão de base, pra piorar o Flamengo com um time remendado preocupado com copa Brasil e libertadores, da uma sova nos dois,

  • Luís Cláudio disse:

    Coitado do povo brasileiro, de um lado o Fascismo, do outro o Stalinismo.

  • Clóvis Mineiro disse:

    Ai Toledo, foi fazer chacota com o Galo que perdeu para o Menguinho dentro do Maraca, se lascou.
    Bom mesmo foi ver os atletas do crucru, que sabendo que não vão ficar, rodaram a baiana contra o Guarani. No próximo jogo tem mais expulsos.

  • Luiz disse:

    futebol nesse momento é a coisa menos importante das mais importantes.
    Estamos vivendo um momento crucial de decisão, com um país igualmente dividido entre ricos e pobres, reacionários ou não, liberais ou facistas , racistas ou não, hipócritas, de um lado a liberdade de outro querendo fechar o supremo tribunal, de um lado gente que prega o poder do massacre dou outro a liberdade. Peço ao amigos que façam uma reflexão. Pesquise com acarinho antes de tudo.
    https://www.youtube.com/watch?v=Ia-tAI_COO4

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa tarde,

    Essa “tranquilidade” toda no Independência é porque o América não leva torcida a campo tem cem anos. Esse dirigentes verdinhos ficaram décadas a frente do clube e não aumentaram sua torcida, talvez tenha até diminuído, estavam igual urso hibernando no inverno.

    E como o clube não é muito assíduo na série A, praticamente não tem rivalidade com torcida alguma, mas se disputasse títulos, tivesse torcida numerosa, pode ter certeza que seria como as outras que fazem mais arruaças do que torcem para seu time.

    E o Mengão Cabuloso com o time do Amigos do Cebolinha/Marinho enxertado com os sub-20, tá passando o rodo em todo mundo. O Alt Mineiro não viu a cor da bola e ontem o Mequinha também tava mais perdido que cachorro que cai de mudança.

    E os videntes daqui falam que a série A é mais difícil que a segundona, que o Cabuloso vai cair ano que vem, que os times são mais preparados…. Estamos vendo isso ao vivo na tv! Por esses resultados o Mequinha e o Mineiro não ganham nem Copa São Paulo de Futebol Sub-20.

    E o Incrível Hulk pediu pra cag%$ e saiu de fininho? É sério que está contundido e só volta a jogar ano que vem? kkkk ZERO pessoas acreditaram nisso! O cara de besta não tem nada, mesmo! Já foi lá pra Paraíba curtir férias antecipadas sem ficar passando vergonha até o fim da temporada e ano que vem deve vazar da draga de Vespasiano. Tô avisando…

    Tá ruim? Tá…. Espero que piore…