Em minha coluna de hoje no jornal O Tempo (www.otempo.com.br) elogiei a competência do Zezé Perrella em debelar crises e a coragem para tomar decisões , mesmo correndo riscos.
O João Chiabi Duarte nos escreveu concordando, porém fazendo observações e críticas bem interessantes. Aliás, ele tem uma coluna semanal no site www.cruzeiro.org., das mais concorridas. A atual, que está no ar, com as réplicas e tréplicas já passou dos 160 comentários.
Eis o que ele escreveu sobre a minha coluna de hoje:
“Zezé Perrela tem que dar mais atenção á COMUNICAÇÃO… Este setor tem errado demais no Cruzeiro. Quer ver 7 exemplos de erros, em minha opinião?
a) Conseguiram transformar a contratação do Roger num efeito quase subliminar.
b) Conseguiram jogar nas manchetes negociações não confirmadas. O Gustavo, pode até virar filho de peixe, mas, além do erro crasso de português cometeu a leviandade de anunciar algo que não havia sido sacramentado. Lembrou o tio dele (Alvimar) que anunciou o Edílson capetinha e pagou um dos maiores micos que eu já vi.
c)Todos as entrevistas do Maluf ele volta a falar que o Cruzeiro tem que vender jogadores para cobrir o déficit. Ora, se a geração do déficit é inexorável a notícia só faz reduzir o apetite do comprador em oferecer mais. Isto é papo para uma vez por ano e olhe lá.
d) Anúncio de estádio… todos sabem que não vai ter estádio ou ARENA própria com a reforma do Mineirão, mas, vira e mexe o trem está na imprensa. Coincidência ou não, sempre após um resultado ruim do time.
e) Procurador de jogador não pode JAMAIS revelar o valor de multa rescisória, pois, isto cria um batente no limite máximo de negociação. No caso do Kléber o Zezé lançou a âncora em 15 M Euros, para evitar as propostas indecorosas. O procurador revelou que era de 10 M Euros e a partir daí, ninguém seria trouxa de pagar mais pelo jogador. O máximo que o Cruzeiro vai apurar será uns 80 a 85% do valor máximo, assim mesmo se entrarem com outros jogadores na composição da oferta.
f) O lançamento precipitado do programa Sócio do Futebol, sem que as pessoas soubessem das vantagens e desvantagens, limitando a 20000 torcedores, sem gerar compromisso de demonstração de gastos do valor arrecadado. Ficou parecendo carnê de futebol… nada a ver.
g) A nova camisa do Cruzeiro com o patrocínio do BMG em laranja (aliás ficou feia em todos os uniformes a logomarca). Porque não se fez uma pesquisa, uma vez que a camisa só vai ser lançada em fevereiro. Já ganhou nome de abadá e isto é difícil de reverter… a animosidade será gratuita. Foi mal explorado, até porque em outros times a logomarca é branca.
Taí Chico, o Zezé é mesmo um craque (fiz uma exposição do porque apoio a gestão na minha penúltima coluna), mas, a cada dia que passa sinto que ele precisaria renovar um pouco as cabeças que estão mais perto dele e a quem ele se acostumou a ouvir… Nada na vida é imutável. As pessoas aprendem com os erros, mas, muitos cometem o deslize de se colocarem como absolutos, os mais preponderantes e é aí que tomam a pancada. A queda é vertiginosa. E quem disse isto foi São Paulo na sua carta aos Corintios (quando eu estou fraco, aí eu estou forte… mas, quando estou forte, aí estou verdadeiramente fraco). Quem acha que está perfeito e não precisa de melhorar, cai. Quem reconhece as suas deficiências e trabalhar para melhorar acaba conseguindo chegar lá.”