Blog do Chico Maia

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Na enquete do Caixa, Carini é o preferido

Pelo twitter o Mário Henrique “Caixa” fez enquete esta manhã perguntando quem deve ser o goleiro titular do Atlético. O resultado foi:

“Foram 47 votos. Resultado para goleiro titular do Galo: Carini 36 votos, Renan Ribeiro 5, Nenhum dos 2, 4 votos. Aranha 2.” 

mariocaixa


A cor do patrocínio nas camisas III

Só os americanos ainda não reclamaram da cor alaranjada da marca do banco BMG na camisa do Coelho. Pelo menos em minha caixa de mensagens ou no contato pessoal que tenho com torcedores de todos os times. Atleticanos, e principalmente cruzeirenses, estão incomodados e acham que, até por uma questão de política de boa vizinhança, o banco deveria abrir mão e permitir que a marca BMG aparecesse em azul ou branco nas camisas do Cruzeiro, e preta ou branca nas do Galo.

Ontem, vi que o próprio o BMG está se prejudicando ao insistir na cor alaranjada: o Atlético jogou de camisa branca, e a marca do banco quase não era percebida, pois simplesmente sumiu. E eu estava numa das cabines do Mineirão, bem próxima do gramado. Depois, vendo os lances da partida pela TV, também quase não deu pra ver a marca BMG. Se estivesse na cor preta, teria ficado perfeito, e ainda agradaria aos atleticanos. Na do América sim. Apareceu muito bem.

Nos próximos posts do blog o assunto continua e vale a pena ler tantos argumentos e informações sobre o tema.


A cor do patrocínio nas camisas II

No dia 11 de janeiro publiquei ótimo texto do publicitário Rodrigo Korac (www.guerreirodosgramados.com.br), que torce pelo Cruzeiro, falando do assunto. Dentre todos os justos argumentos dele, a respeito da camisa, um é fatal: “…é no mínimo bom senso deixá-la visualmente bonita e agradar a razão de todo clube existir que é seu “pobre e sofrido” torcedor… O torcedor é fiel a marca do clube que torce a sua vida inteira, chega em muitos casos a passar de geração a geração essa devoção, não se prostitui por outros “preços” ou vantagens de outros clubes melhores ou na moda em determinada época…”

E citou um exemplo da Argentina que deveria ser seguido agora em Minas Gerais nas camisas dos nossos principais times: “O banco BMG e a Ricardo Eletro deveriam rever seus conceitos… a nova camisa do Racing, da Argentina, tem uma grande novidade. O clube vendeu a cota master de patrocínio para o Banco Hipotecário Nacional, oriundo do mesmo país. E a empresa, que não revelou o valor investido para comprar espaço no uniforme da equipe, optou por não expor sua marca. A justificativa da instituição financeira será uma das bases da comunicação do novo patrocínio. “Nós devolvemos a camisa à torcida” é o slogan que o banco vai trabalhar nas ações relacionadas ao Racing…”

Uma jogada brilhante, diferente e que vai cativar o torcedor do clube patrocinado, não espantá-lo! Vai fazer com que o torcedor venere essa empresa que além de investir, vai de certa forma proteger, devolver o Racing a suas origens e preservar as suas tradições não estampando nenhuma marca na camisa…Tudo que um torcedor quer para o seu clube!…”


A cor do patrocínio nas camisas I

Da Inglaterra, o Alisson Sol, enviou mais argumentos muito interessantes que precisam ser avaliados pelos comandantes do marketing dos patrocinadores e dos clubes:

“Patrocínio do Cruzeiro em 2010”

O que é Marketing? Uma das várias definições existentes é “Conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas”. Talvez não seja a melhor, ou a mais correta, mas está próxima do aceitável para iniciar uma discussão em relação à absurda camisa do Cruzeiro para 2010, e a estampa de certos patrocinadores em cores que criam uma combinação ótima… para uma mortalha de carnaval.

O Cruzeiro tem hoje um dos melhores e maiores patrocinadores do mundo na área esportiva, a Reebok. Para que se tenha uma idéia, esta é a empresa que tem exclusividade de fornecimento de material esportivo para a NFL, a liga de futebol americano, que de longe é a mais organizada e lucrativa liga esportiva do planeta. Como pode o Cruzeiro desagradar um patrocinador destes, eternamente ligado a atividades esportivas, para agradar patrocinadores locais a valores irrisórios? Não pode ser necessidade imediata de dinheiro, pois o clube, há anos participando continuamente da Libertadores, está hoje em um patamar financeiro acima de quase todos os outros clubes do país. Dívidas imediatas não pode ser também, pois se clube no Brasil fechasse por dívidas, não haveria mais nenhum. Algo está estranho nesta história, ainda mais quando se considera que o clube está claramente criando um problema para a Reebok.

Se cada camisa custa nas lojas em torno de R$159,00, um patrocínio de R$10milhões corresponde apenas 63mil camisas. Obviamente, há custo na confecção e distribuição das camisas, o qual não ocorre na simples transferência financeira relativa ao patrocínio. Mas a Reebok certamente não está renovando seu patrocínio com o Cruzeiro à toa, e sabe do potencial de vendas, desde que tenha um produto atraente para o consumidor. Mas o que o Cruzeiro está fazendo este ano é simples: está entregando o mercado de camisas do clube ao “mercado pirata”, que certamente será inteligente o bastante para comercializar camisas do Cruzeiro Esporte Clube, e não camisas que tornam o torcedor do clube uma propaganda ambulante de “banco laranja”. O clube simultaneamente ignora a opinião de sua torcida e desagrada um dos maiores e melhores patrocinadores esportivos do mundo. Isto não tem lógica. Apenas algum “fator oculto” pode explicar que profissionais de Marketing tenham levado à cabo uma ação destas. Alguém que saiba o que ocorreu vai poder me explicar: o que há por trás do patrocínio do Cruzeiro em 2010?


Bom começo

Foi muito boa a primeira rodada do Campeonato Mineiro. O Cruzeiro goleou o Uberlândia como se não estivesse voltando das férias, e se tivesse forçado a barra teria feito mais que 6 x 0.

Era previsível que o América começasse melhor fisicamente, porque começou a treinar um mês antes dos concorrentes, porém, a superioridade sobre o Atlético, no primeiro tempo, foi enorme, em todos os aspectos.

Mas surpreendente mesmo foi a vitória do Uberaba sobre o Ituiutaba, por 3 x 0. Na casa do rival, superando todos os problemas pelos quais vem passando. O Zebu não tem nem local definido para treinar, já que perdeu o seu centro de treinamento para quitar dívidas.

Como diz o jargão, o Tupi fez o “dever de casa”, vencendo o Ipatinga por 1 x 0, missão não cumprida pela Caldense (em sua volta à elite depois de dois anos), que não saiu do 0 x 0, em casa com o Democrata-GV. O Vila Nova em crise política e administrativa, empatou com o estreante na primeira divisão América de Teófilo Otoni, 1 x 1.

No apito, o árbitro Cleisson Veloso Pereira que dirigiu o clássico, provocou reclamações do Atlético no primeiro tempo e do América no segundo, pelo exagero nos cartões amarelos. Mas tecnicamente foi bem. É uma das promessas da nova safra mineira.

Destaques

No clássico, destaque principalmente para Moisés, o meia atacante americano que jogou muito. O também meia Luciano e o capitão Wellington Paulo foram outros destaques do Coelho. No Atlético os estreantes foram os melhores: o zagueiro Jairo Campos e o atacante Muriqui. O lateral Leandro teve alguns momentos brilhantes, especialmente nos cruzamentos, no segundo tempo.

Altitude

O Cruzeiro deve anunciar o meia Roger e mais um nome de destaque nos próximos dias. Aguarda apenas a confirmação de sua passagem para a fase de grupos da Libertadores da América, para medir o tamanho do investimento na aquisição desses reforços. Tecnicamente o Real Potosi não incomoda tanto, mas os 4 mil metros de altitude são preocupantes sempre e todo cuidado é pouco.

Preparação

Os especialistas garantem que o ideal é uma aclimatação de no mínimo 15 dias antes do jogo, na cidade, porém essa fórmula adotada para quarta feira pode funcionar bem. O Palmeiras viajou uma semana antes ano passado e venceu lá, com a mesma estratégia adotada agora pelo Cruzeiro. Com escala em Sucre, que fica a 2.800 metros.

Jogão

Também não parecia que América e Atlético faziam o primeiro jogo deles no Campeonato. Se tecnicamente os atleticanos erraram muitos passes e cruzamentos, em termos físicos correram muito, principalmente no segundo tempo. O América esteve mais perto da vitória, errando menos passes, mas desperdiçando oportunidades incríveis, como quando o Danilo passou pelo Aranha e demorou chutar.

Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no jornal O Tempo


Montes Claros se destaca na mídia nacional pelo sucesso no vôlei

A Folha de SP de quinta feira, dia 21, deu destaque ao võlei do Montes Claros, mas sem perder a chance de dar um cutucão. Para mim, melhor investir todo este dinheiro em esporte do que em cadeias, penitenciárias e outras coisas, sem falar na corrupção que leva grande parte do dinheiro público.

“Prefeitura banca sucesso de sensação da Superliga”

 

Com R$ 550 mil de verba pública, Montes Claros surpreende rivais estrelados

Cidade investe cerca de R$ 2 milhões para reformar ginásio que sedia os jogos da equipe e abriga o maior público do competição

MARIANA BASTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um intruso vem dando trabalho aos principais times da Superliga masculina. Trata-se do Montes Claros, que, mesmo sem estrelas da seleção, já desbancou nesta temporada o atual campeão, o Florianópolis, e o supertime do Pinheiros, de Giba, Gustavo e Rodrigão.
Hoje, às 20h, o time do interior mineiro volta à quadra para tentar surpreender o líder Cruzeiro, em Itabira.
Estreante na Superliga, o Montes Claros foi criado em junho pela prefeitura da cidade mineira para “alavancar a autoestima da população local”. A iniciativa parece ter dado certo, uma vez que o time possui a maior média de público do torneio: 5.326 pessoas por jogo.
“Nossa ideia era colocar Montes Claros em evidência em nível local, nacional e internacional”, comentou Jaime Tolentino, secretário-adjunto de Esporte do município situado a 442 km de Belo Horizonte.
Pelo menos no “mapa” do vôlei nacional a equipe está bem situada. Após 12 rodadas da Superliga, o Montes Claros acumula nove vitórias, só uma derrota e 19 pontos, dois a menos do que o líder. Ocupa uma quinta posição “virtual”, uma vez que tem menos jogos disputados do que as quatro equipes que estão acima na tabela.
Para montar um time competitivo, a prefeitura injetou R$ 550 mil, o que corresponde a 18% do orçamento dedicado à secretaria de Esportes. E ainda se dispôs a reformar, por quase R$ 2 milhões, o ginásio Tancredo Neves, o segundo maior de Minas Gerais, com capacidade para 12 mil pessoas.
A principal parceria articulada pela prefeitura foi com a Coteminas, maior companhia têxtil do país, que pertence à família do vice-presidente da República, José Alencar.
Juntando todas as receitas, a equipe conta com cerca de R$ 1,5 milhão para a temporada, orçamento considerado médio para os padrões da Superliga. Estima-se que o supertime do Pinheiros, por exemplo, disponha de R$ 5 milhões para esta edição da competição.
Curiosamente, o nome da equipe é associado a uma instituição ligada à educação, a Funadem (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Educacional de Montes Claros).
“Não ligamos o nome do time à prefeitura porque não queríamos dar uma conotação política ao projeto. Acabou sendo a Funadem a nossa parceira, mas poderia ser qualquer outra fundação que estivesse interessada”, justifica Tolentino.
Mas o projeto do time profissional de vôlei não ficou imune a críticas, principalmente de rivais políticos do atual prefeito.
Em seu blog, o jornalista Luís Carlos Gusmão, ligado à gestão anterior da cidade, escreveu o texto “Montes Claros revôleitada – O vôlei ganha, a cidade perde”, criticando a prioridade dada ao projeto em detrimento dos investimentos em saúde.
No post, ele diz que a cidade é “campeã na infestação de dengue”. Segundo levantamento do Centro de Controle de Zoonoses local, Montes Claros registrou um aumento no índice de infestação do Aedes aegypt de 5,8, em janeiro de 2009, para 7,8 no mesmo mês deste ano.


Formiga goleia seleção de Piumhi

Do twitter do Formiga Esporte Clube:

formigafec   O FEC jogou venceu ontem a noite a Sel de Piumhi, mais detales do jogo em www.formigaesporteclube.com.br

 

“O Formiga Esporte Clube ganhou o segundo amistoso preparatório para disputa do Modulo II.O Placar foi 5×1 contra a Sel.Piumhi”


Quando a vida vale muito pouco ou nada

O Campeonato Mineiro começa domingo. Originalmente o futebol foi criado para promover a integração entre as pessoas, lazer e alegrias. Tornou-se um grande comércio, fonte de discórdia, violência e até batalhas campais.

Mas resiste na maioria que gosta do esporte mais popular do mundo a tolerância e respeito ao adversário. Gente de bom senso, ser humano normal.

Aos que não enxergam o futebol como diversão e congraçamento sugiro que leiam os relatos do jornalista Renato Alves, que desde segunda feira está no Haiti.

É quando a gente reforça pensamentos em torno da bobagem que é a vaidade exacerbada, a arrogância e a prepotência.

A vida vale muito pouco ou nada em determinadas situações.

Renato é mineiro, porém mora há muitos anos em Brasília, onde é repórter do Correio Braziliense, um dos melhores jornais do país. Destaco aqui algumas twittadas que ele postou, porém pode ser acessado no : http://www.twitter.com/renatoalvesdf

ou pelo portal do jornal: http://www.correiobraziliense.com.br

“Atrás das traves em que Ronaldinho Gaúcho fez um dos seus mais belos gols, pernas e braços são amputados sem anestesia. Leia no Correio.

Imagine uma fileira de bebês chorando, sangrando, com membros quebrados. Vi isso em um hospital ao ar livre.   

Avisaram que vamos acordar com crianças haitianas gritando do outro lado do muro: “Jornalista, me dá água”.

Não é brincadeira. Elas estão com sede. E não podemos dar nem jogar uma garrafinha de água. Senão virão milhares.

Abrigo na base militar: uma barraca para dois, saco de dormir e banho gelado. Os demais ficam em uma barraca gigante.

Nosso abrigo é a última coisa que existe na cidade da base. Ficamos colados a um muro altíssimo com cercas.

Há 10 metros da barraca, um soldado com fuzil faz a ronda. O resto é o breu.

Já vi muita gente tomando “banho” ou “lavando”os cabelos no esgoto que corre pelas ruas dos bairros mais miseráveis.

Acompanhem a cobertura da tragédia também no e uai.com.br, além dos jornais dos Diários Associados.”

renatoalvesdf


SADA CRUZEIRO INOVA, BATE MONTES CLAROS, E SEGUE LÍDER

Do excelente site do Sada/Cruzeiro:

* SADA CRUZEIRO INOVA, BATE MONTES CLAROS, E SEGUE LÍDER

Em um jogo bastante disputado o Sada Cruzeiro bateu o Montes Claros Funadem no tie-break, parciais de 20/25, 25/19, 21/25, 25/23 e 15/12, na noite desta quinta-feira, 21, em Itabira. A vitória garantiu a permanência do time celeste na liderança do campeonato, com 23 pontos, e a equipe segue invicta há onze jogos consecutivos. O jogo foi válido pela 13ª rodada do campeonato nacional e o ginásio Maestro Silvério Faustino ficou lotado, com público de 4.217 torcedores.

A partida foi marcada pela superação e inovação. O Sada Cruzeiro não pôde contar com um de seus principais atacantes, o ponteiro Bruno Zanuto, atual dono do melhor ataque da competição, que se contundiu no início da semana.

Com isso o técnico Marcelo Mendez teve que se desdobrar. Samuel Fuchs entrou na ponta, mas estava muito marcado. Já no quarto e quinto sets, que foram decisivos, o Sada Cruzeiro fechou com uma modificação ousada do treinador argentino, que colocou o jovem levantador Murilo Radke atuando como ponteiro.

“Vencemos com dois levantadores em quadra. Tínhamos que mudar alguma coisa. Eu e a comissão técnica decidimos que o Murilo poderia ajudar. Ele ataca muito bem e a postura dele em quadra, chamando o time para o jogo, acho que também ajudou muito. Estamos muito felizes com essa vitória. Lutamos muito e todos estão de parabéns”, afirma Mendez.

Wallace e Lorena foram os maiores pontuadores do confronto. O oposto de Montes Claros marcou 31 pontos e o cruzeirense Wallace fez 25.

Na próxima segunda-feira, 25, o Sada Cruzeiro volta a jogar em Itabira, contra o Brasil Vôlei Clube. A partida começa às 18h30 e terá transmissão ao vivo do Sportv. Os ingressos já estão à venda em Itabira (R$ 4,00 inteira e R$2,00 meia).

Sada Cruzeiro – Sandro, Wallace, Bob e Samuel Fuchs, Douglas Cordeiro e Renato Felizardo e o líbero Polaco. Entraram Murilo Radke, Aurélio e Lucianinho.

Montes Claros Funadem – Rodriguinho, Lorena, Ezinho e Diogo, Acácio e Deivid e o líbero Thiago Brendle. Entraram Salsa, Piá e Leozão.

* http://www.sadacruzeiro.com.br/le_noticia.asp?cod=637


Jogar adiantado compromete Carini no Atlético e Gabriel no Cruzeiro

O experiente e bom goleiro uruguaio Carini está perdendo a posição neste início de temporada para o Aranha por causa da mesma mania que comprometeu a imagem do bom goleiro Gabriel, do júnior do Cruzeiro, eliminado esta semana da Copa São Paulo: jogar adiantado. 

Lembrei-me disso ao ler sobre o mesmo assunto abordado pelo Flávio Anselmo em sua coluna de hoje:

* O GOLEIRO Gabriel, do time júnior do Cruzeiro, mostrou na derrota contra o São Paulo, pela Copinha paulista, que frequenta uma escola errada. Adiantado em todos os lances, levou dois gols decisivos de longe e fora do gol.
 
QUEM SERIA o treinador de goleiro do menino? Tem ensinado errado.”